Lista de nomes registados em Portugal em 2015

em 05/01/16

O jornal Público divulga hoje a lista oficial de nomes registados em Portugal ao longo do ano de 2015 e, sem surpresas, o topo do ranking continua a ser ocupado por João e Maria, tal como o Correio da Manhã já tinha adiantado há uns dias
Ainda estou a analisar os resultados, mas a primeira mini-supresa foi a descida de Francisco, inclusive no número de registos! 
No top 100 feminino, note-se a subida de Alice, Aurora, Carlota, Carminho, Clara, Francisca, Isis, Laura, Lorena, Luísa, Mara, Melissa, Miriam, Noa, Olívia, Petra, Salomé e Yasmin.
Destaque para Luena, que chega ao top 100 depois de ser mediatizado como nome da personagem da Rita Pereira numa novela da TVI.

Já na lista de cem nomes masculinos mais registados, as subidas mais evidentes são as de Afonso, Ângelo, Brian, Davi, Dinis, Enzo, Frederico, Isaac, Kevin, Leonardo, Lourenço e Lucas [ambos com resultado estrondoso, a roçar os mil registos!], Luís, Mateus [a minha previsão do ano passado não estava errada, era apenas precoce; este ano, já está no top 30 e passou de 357 registos para 541!], Noah, Santiago, Valentim, Vicente e Xavier. 

[Em atualização] 

29 comentários:

  1. Por este andar vamos ter sempre os mesmos nomes em #1... já irrita.

    ResponderEliminar
  2. Isis , filha da Romana
    Yasmim, nome da filha de Sofia Sousa do SS e da Marta Cruz da Quinta.
    Mara, concorrente do SS (este é obvio que foi por causa dela, antes nunca se ouvia)
    Melissa, será por causa de Mel?
    Luisa esta se ouvir muito, principalmente Maria Luisa.
    Alice era a minha aposta, estava a espera que subisse.
    Sofia parece que deixou mm de ser somente um 2º nome e ainda bem!
    Francisco é que woww, nao estava nada a espera que descesse, e o bom da lista masculina foi um nome que gosto muito ter saido do top10 :)

    ResponderEliminar
  3. Confesso que sou pelos nomes mais tradicionais e também tenho mais queda para aquilo a que muita gente chama "nomes betinhos". Do top feminino só gosto realmente de Carolina, já no top masculino, gosto bastante de Afonso e de Tomás, mas os meus nomes preferidos estão de fora, o que até é bom. Nunca pensei que Francisco descesse, foi uma surpresa, achei que fosse fazer frente a João, ainda que infelizmente não o destronasse. Mara nunca foi um nome usual, pelo menos que eu tenha conhecimento, penso que esta subida se deve à personagem principal da tal novela referida, é certo que os média sempre influenciaram um pouco este campo. Quanto a Luena acho mais bonito e uma excelente alternativa a Luana, com o qual nunca simpatizei muito. Adoro Francisca e Olívia e também acho muito bonitos os nomes Alice, Laura e Luísa. Os restantes referidos não gosto muito mas fico contente por vê-los a ganhar terreno, é sinal que os portugueses estão mais abertos à diversidade de nomes. Vicente é o meu nome masculino preferido e também acho Mateus um nome bonito, sempre esperei que subisse bastante pois parece estar muito in.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Não há lista de nomes compostos?

    ResponderEliminar
  5. Isis filha da Romana??? O que tem a ver?
    O reallity show só começou em Outubro, de certeza que nestes 3 meses não nasceram essas Isis todas. Ninguém ouvia falar na romana o resto do ano.

    ResponderEliminar
  6. Mara e Luena são obviamente por causa da novela A Única Mulher

    ResponderEliminar
  7. Mara é pela novela da TVI, tal como Luena!

    ResponderEliminar
  8. 9 rapazes Aléxis/Alexis. Gosto. Axel também subiu.

    ResponderEliminar
  9. Guiomar passou de 4 para 8 registos :)

    ResponderEliminar
  10. A maior surpresa até agora foi Violeta. Estava eu a procura-lo ali pelos 100 registos e nada, está lá em baixo com 27. Filipa, foi a maior descida, não? Do ano e de sempre, não me lembro de ver Violeta com tão poucos registos e parecia ter tudo para se tornar popular. Tem alguma explicação?

    ResponderEliminar
  11. Ainda estou à espera do ano em que Maria e João sejam, finalmente, destronados. Quanto ao top 100 feminino não percebo de onde veio a subida do nome Alice! Aurora é o meu nome preferido e apesar de estar com 45 registos, muito superior aos anos anteriores, espero que não suba muito mais! Gosto também de Laura, Luísa, Mara e Olívia, os restantes não me agradam. Já sobre o top 100 masculino Isaac é o nome que gosto mais, seguindo-se Lucas, Mateus e Santiago.

    ResponderEliminar
  12. Não percebo o porquê de Olímpia só ter tido 1 registo??

    ResponderEliminar
  13. Anónimo 5 de janeiro de 2016 às 12:19, nasci em 1987 e conheço pelo menos 3 Maras! Não me parece que esta popularidade do nome só esteja a aparecer agora... provavelmente reapareceu por causa da novela, como mencionaram acima.

    O meu nome preferido de menina (Olívia) está a crescer... passou de 30 e poucos para 50 e poucos! Gostava de engravidar este ano e, se for menina, será esse o nome. Espero que não se torne demasiado popular :)

    ResponderEliminar
  14. Que pena, Yuri ficou de fora por muito pouco :( Adoro o nome

    ResponderEliminar
  15. anonimo das 13.01, é claro que essas Isis todas nao nasceram por causa da romana lol mas acredito que possa ter influencia em algumas para ter essa subida(nao pelo facto de gostarem da romana mas de ouvirem ou lerem o nome Isis), porque nao é um nome que se oiça muito, como Mara , por acaso ja tem vindo a crescer nos outros anos, e agr com a novela faz todo o sentido crescer ainda mais, as pessoas começam a ouvir o nome aqui e acola e encantam-se, sao apenas suposições;)

    ResponderEliminar
  16. América teve incríveis 3 registros hahaha Nunca o vi na lista desde que é divulgada. Alice pode continuar a subir por ai, aqui no Brasil de acordo com babycenter pulou para a primeira colocação desbancando Sofia.

    ResponderEliminar
  17. Tantas Cátias na minha geração e agora tão poucas!

    ResponderEliminar
  18. Acho que as pessoas deixaram Violeta de lado por causa da série juvenil. Talvez tenha havido receio de que a fosse ficar muito popular!

    Mara subiu muitíssimo em 2013, depois da Casa dos Segredos; no entanto, está no top 100 pelo menos desde 1990, por isso não é comparável a Doriana, que apareceu e desapareceu!

    Em relação a Isis, acho que podemos "culpar" a Maria Isis da novela brasileira!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sera que Giovani é aceite em portugal açores pk tou gravida de um menino e gostava de por esse nome

      Eliminar
  19. Filipa e os nomes compostos? Estou tão curiosa! Não foram divulgados?

    ResponderEliminar
  20. Os nomes mais registados já irritam...alguns nomes tão bonitos que se tornam banais... Fico feliz por Aurora porque sempre gostei do nome.já Luena é uma grande surpresa... As novelas fazem grandes milagres...

    ResponderEliminar
  21. A Maria Isis, claro! nem sei como nao me lembrei lol

    ResponderEliminar
  22. Grande side eye para Joao e Maria (tenho 2 e N respetivamente ca em casa).

    Alice gosto muito. Nao sabia que fosse tao popular no Brasil.

    ResponderEliminar
  23. Uma daquelas Pandoras é minha. :)

    ResponderEliminar
  24. Adoro Matias ! Espero que não se torne demasiado popular...

    ResponderEliminar
  25. Gostava de saber o ranking dos nomes compostos, principalmente os compostos com Maria.

    ResponderEliminar
  26. Estava à espera de só encontrar um Serafim na lista - o meu menino! - , mas afinal foram registados seis! Esta a subir, porque no ano passado foram só três.
    Surpreende-me que ainda apareçam "nomes da minha mocidade", como Cátia, Andreia, Sónia, precisamente por serem os das mães de hoje. O meu (Nélia), é que parece ter entrado em extinção, porque não teve sequer um registo!

    ResponderEliminar
  27. Elvira não teve nenhum registo! É a minha 2a opção :)

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)