Chegar ao top 10 de nomes masculinos mais registados em Portugal não é tarefa fácil. Tendo por base apenas os dados oficiais que possuo [e que dizem respeito ao período de tempo entre 1920 e 2015, mas que não incidem sobre todos os anos em questão], é possível perceber que o lote de nomes que o conseguiram é pequeníssimo:
- Afonso
- André
- António
- Bruno
- Carlos
- Daniel
- Diogo
- Duarte
- Fábio
- Fernando
- Francisco
- Gonçalo
- Guilherme
- João
- Joaquim
- Jorge
- José
- Luís
- Manuel
- Martim
- Miguel
- Nuno
- Paulo
- Pedro
- Rafael
- Ricardo
- Rodrigo
- Rui
- Santiago
- Tiago
- Tomás
A esta listinha falta acrescentar Gabriel, a nova entrada de 2015. Este é um nome que soa de forma muito familiar aos portugueses e o seu uso remete-nos para a Idade Média, mas torna-se ainda mais apelativo por ser bastante internacional, já que a sua grafia e pronunciação varia muito pouco nas línguas mais que nos são mais próximas. Não esqueçamos ainda que é um nome bíblico [o que ainda é sinónimo de legitimação do nome próprio] e de carácter espiritual.
Em 1990, Gabriel ainda estava fora do top 50, onde chegou em 1995; a fasquia dos 500 registos seria ultrapassada em 2002 e a entrada no top 20 ocorreu em 2006, quando também alcançou a fasquia dos mil registos anuais. O melhor resultado em termos de registos foi em 2008, quando ultrapassou os 1500 e desde então os registos têm vindo a diminuir mas não impediram a progressão no ranking.
E já que falamos em entradas, deixem-me salientar que a saída de Duarte do top 10 me apanhou de surpresa. A par de Francisco, foi o nome masculino que mais ouvi ao longo do ano e estava convencida de que até poderia subir!
Triste com a popularidade de Gabriel, nome do meu menino.
ResponderEliminarNada fã do nome Gabriel.
ResponderEliminarSurpresa das surpresas não estava á espera. Não gosto do nome
ResponderEliminarA entrada de Gabriel no top 10 também me surpreendeu, tal como a saída de Duarte, até pensava que ia aumentar bastante.
ResponderEliminarDeixem Duarte continuar a descer, é melhor nem falarmos muito do assunto para cair no esquecimento kkk
ResponderEliminarGosto muito tb de Gabriel.