Um pequeno balanço de 2015 e o Nome do Ano!

em 31/12/15


O ano que agora termina foi uma verdadeira montanha russa emocional. Mas, se 2014 foi um ano de grandes perdas, 2015 acaba por ficar marcado sobretudo por pequenas vitórias, suspiros de alívio e muitas lágrimas de alegria!
Admito que o blog não tem sido a minha prioridade, mas parece-me que a qualidade do trabalho desenvolvido ao longo dos anos faz com que a ausência de novos posts não seja um problema incontornável, especialmente porque ao longo destes doze meses revi e atualizei todos os textos, sendo que todos os nomes abordados individualmente têm informações recentes. A minha ausência será ainda maior a partir de meados de Fevereiro pelo que, nos próximos tempos, apenas me comprometo a responder aos contactos efetuados através do email e nunca é demais lembrar que me podem encontrar em nomesportugueses@gmail.com


Mas vamos lá aos nomes: na minha opinião, 2015 não foi um ano muito surpreendente mas acho que já é possível perceber que estamos a entrar numa nova fase. Muitos dos nomes que abordávamos aqui em 2011 e que na altura pareciam "do fundo do baú" começam a desempoeirar-se e nota-se que há uma renovação em movimento! No que respeita a escolhas mais mediáticas, acredito que o nascimento da Caetana, filha da atriz Fernanda Serrano, poderá ser o mais relevante. Os nomes previamente usados pela Fernanda popularizaram-se bastante [Santiago, Laura e Maria Luísa] e acho que esta escolha poderá contribuir para que as pessoas considerem Caetana mais normal. Mas, para mim, a grande surpresa ficou a cargo da estilista e blogger Maria Guedes, que abalou muita gente com a escolha de Pia. Não é um nome fácil, não é um nome que atraia muitos elogios, seguramente não se irá popularizar, mas para mim Pia foi uma lufada de ar fresco!

Nome do ano! 

No que respeita a nomes masculinos, vou repetir a ideia que já tenho partilhado nos últimos tempos: acho que Francisco foi o nome do ano e se estiveram atentos aos artigos e programas sobre balanços do ano, terão percebido que o Papa foi uma figura de grande destaque pela positiva, o que, directa ou indirectamente, acaba por influenciar!

E para finalizar, gostava de agradecer as demonstrações de carinho face à notícia da minha gravidez! Muito, muito obrigada! Posto isto, faço votos de um grande 2016 para todos, e repito o meu desejo habitual: que o ano comece com a divulgação da lista de  nomes registados em Portugal!

Um beijinho,
Filipa

17 comentários:

  1. Um bom ano à Filipa e a todos os leitores! :)

    Concordo, acho que Caetana vai ficar bem mais usado, talvez como aconteceu com Benedita. Adoro Caetana e Pia, e não me admirava nada se este também fosse um pouco mais usado. Para menina, acho que os clássicos Luísa e Isabel vão subir um pouco, e talvez Teresa. Quanto aos "antigos", acho que Amélia, Aurora, Emília, Glória, Irene, Julieta (bolas, Filipa Gomes!), Lorena, Olívia, Pilar e Rosa também vão subir - mas espero estar enganada!

    Adoro Francisco mas já o vejo e oiço tanto que imaginar ainda mais Francisco's não é tarefa fácil :p Mas acredito que o nome ainda suba mais. Eu acho que Salvador e Vicente vão subir, bem como os clássicos Luís e Pedro.

    ResponderEliminar
  2. Sem querer ser uma pessoa ofensiva quanto à sua sincera opinião, acho desrespeitoso considerar esses nomes, que para muitos são nomes bonitos ou até mesmo o nome dos filhos e dizer um "espero estar enganada" como se a sua opinião fosse mais valida que a dos outros. Tanto que se muitos fossem expressar a sua opinião quanto Caetana e Pia ( que na terra de muitos é uma base para lavar as mãos) diriam que não são de todo os nomes mais bonitos que Portugal tem para dar. Sem mais tardar um bom ano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ??
      Eu adoro aqueles nomes! Espero estar enganada porque não quero que fiquem mais usados! Uma pequena confusão na sua interpretação, acontece :)

      Eliminar
  3. Como em tudo, opiniões há muitas, e ninguém é obrigado a gostar de um nome. Se fossemos por aí não poderiamos dizer mal de nomes como Gertrudes ou Aníbal porque existe gente com esse nome. Menos.

    ResponderEliminar
  4. Opa, tive de reler várias vezes o comentário do anónimo das 20:06 porque nem estava a entender. O "espero estar enganada", ou muito me engano, ou foi no sentido de a pessoa que escreveu o comentário gosta, como a maioria dos leitores que aqui vem, de nomes menos comuns. E por gostar destes é que espera que não venham a tornar-se muito populares. Pelo menos é esta a minha interpretação. De resto, mesmo que o sentido tenha sido o outro...parece-me demasiado mau humor para o primeiro dia do ano. Que nos proximos 364 se sinta mais bem animada.

    Bom ano Filipa e felicidades!

    ResponderEliminar
  5. Contabilmente falando, é um excelente inventário de nomes próprios. Parabéns pelo post!

    ResponderEliminar
  6. Aproveito para lhe desejar um exelente 2016 e que corra tudo como deseja e haja sempre muito amor. Não posso deixar de lhe agradecer... Visito o seu blog há já alguns anos mas 2015 presenteou-me com uma menina e depois de tantas incertezas o seu simpático comentário à minha pergunta ajudou-me imenso a ir contra a opinião de todos e a pôr o nome que eu queria. Ninguém é obrigado a gostar do mesmo nome senão teriamos todos o mesmo, mas temos que aprender a respeitar os gostos de cada um. Parabéns pelo seu cantinho e continue com o seu exelente trabalho quando tiver mais tempo ��

    ResponderEliminar
  7. Rute M., fiquei curiosa, como se chama a sua menina? :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Chama-se Edna, e todos o estranham e perguntam se é estrangeiro... Feliz Ano Novo ��

      Eliminar
    2. Chama-se Edna, e todos o estranham e perguntam se é estrangeiro... Feliz Ano Novo ��

      Eliminar
  8. Bom ano para si Filipa, boa sorte com a gravidez! Ontem soube que a minha irmã está grávida, fiquei tão contente! A minha prima também está prestes a dar à luz este mês, uma menina, que em princípio se chamará Simone. Portanto 2016 avizinha-se um ano cheio de novidades tanto para si como para mim. Beijos!

    ResponderEliminar
  9. Rui, não sei se é o mesmo Rui (Rui Jonas) que pertencia ao antigo grupo do facebook... Entretanto o grupo mudou, agora chama-se Sociedade dos Nomes, se quiser regressar :)
    Se não é o mesmo, peço desculpa pela confusão (o convite mantém-se e é válido para qualquer outra pessoa interessada!).

    ResponderEliminar
  10. Já saiu a lista do IRN:
    http://www.publico.pt/sociedade/noticia/no-pais-da-maria-e-do-joao-a-luana-e-o-diego-estao-a-ganhar-terreno-1719124

    ResponderEliminar
  11. Achei imensa piada que efetivamente foi só mesmo a Pia da Maria Guedes a única registada com este nome. Fiquei feliz de ver Violeta a descer para os 27 registos, ufa, já passou, como dizia a Elsa.

    ResponderEliminar
  12. Obrigada a todos! Rui, muitos parabéns! Que os bebés cheguem cheios de saúde e com nomes lindos! :)
    Rute M., é tão bom ler comentários assim, saber que, de alguma forma, fizemos uma pequena diferença! :) Muitas felicidades!

    ResponderEliminar
  13. Parabéns pela sua gravidez Filipa. Ta,bem eu estou grávida e 2016 vai-me presentear com uma menina, e quando eu achei que seria fácil escolher o nome de menina, estava bem enganada!!!! Tem sido uma discussão ( boa, entenda-se) diária....
    O pai é mais tradicional e quando lhe sugiro este blog fica ainda mais confuso.... 😄😄😄 Por cá discute-se Laura, Amélia, Olívia, Merces, Carmo..... Mas a decisão, parece-me estar difícil de aparecer!
    E as suas escolhas? Devo confessar que me sinto curiosa....
    Feliz 2016

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)