E aos trinta dias do mês de Novembro, dissipou-se o mistério: vamos ter uma menina! E o que é que isto significa em relação ao nome? Significa que estou metida numa embrulhada! Se fosse menino, o nome estava escolhido, seria Xavier. E era este o nome que vos dizia que punha em causa o meu apego aos nomes compostos, porque queríamos que Xavier fosse o primeiro nome e não havia nenhuma combinação que me agradasse. Nenhuma! Xavier é um belíssimo segundo nome, mas usado como primeiro de um nome composto parece que não flui! Em retrospectiva, vejo agora que esse era o menor dos meus problemas, porque escolher o nome para uma menina está a ser bem mais complicado! A lista ainda está grandinha, cada um tem o seu preferido e apesar de ficar enternecida sempre que o meu marido se refere à bebé pelo nome que ele tem em mente, ainda não consigo sentir que aquele é o nome da bebé. Ninguém disse que ia ser fácil, pois não?
Acho que demora até que consigamos sentir o nome escolhido como sendo do bebé.
ResponderEliminarAinda hoje, ao fim de quase 1 ano e meio, tenho a sensação que o nome da minha pequenina não é bem o dela! LOL (mas gosto bem dele)
Hão-de chegar a um consenso! :)
Adoro Xavier! Boa escolha...se fosse menino! Haha! Talvez pode escolher um nome que é um par perfeito com Xavier em caso que um dia tem um menino.
ResponderEliminarSempre há a opção que era muito comum no tempo dos nossos pais e avós, de esperar até depois do nascimento para tomar a decisão final. Pode ser que ao conhecer finalmente a bébé, se sintam mais inspirados e cheguem a um consenso.
ResponderEliminarEu disse-lhe que tinha sonhado que era uma menina, eheh! Boa sorte na escolha :)
ResponderEliminarAdoro Xavier! Pode sempre guardar para se algum dia tiver um menino!
ResponderEliminarPor alguma razão também acho escolher nomes de menina mais difícil... Todos nomes de rapazes sei definir muito bem quais os de que mais gosto e enquanto que as minhas preferências em relação aos nomes de menina mudam com as fases da lua...
Uma coisa que aprendi ao logo dos tempos (e não sei se é aplicável a todos os nomes) é que aprende-se a gostar; as pessoas fazem os nomes, tão a distinção aos nomes e por vezes é necessário conhecer "a" pessoa para gostar de certos nomes. O mesmo acontece com os bebés... Por vezes só quando se os vê é que se sabe o nome. A minha mãe queria chamar ao meu irmão de João, mas era o nome do meu pai e ela não gostava da ideia de repetir o nome, passou a Francisco e depois a António. Quando nasceu achou que tinha cara de Pedro, e chamou-o de Pedro António...
É um processo complicado, por vezes é muito claro como foi comigo que já me chamava Carolina ainda a minha mãe não estava grávida, e depois há casos como o do meu irmão, em que preciso conhecer para decidir o nome.
Parabéns e boa sorte na escolha! :)
ResponderEliminarQuanto a Xavier, adoro, é dos meus nomes preferidos para rapaz. Concordo que fica ótimo como 2º nome, mas de tão ótimo que fica acaba por se tornar óbvio :) Acho que é possível arranjar compostos giros com Xavier na 1ª posição.
De momento ocorrem-me estes:
Xavier Afonso
Xavier Augusto
Xavier Benjamim
Xavier Bernardo (muitos R's?)
Xavier Dinis
Xavier Duarte
Xavier Francisco
Xavier Gustavo
Xavier Henrique
Xavier Inácio
Xavier Jacinto
Xavier João
Xavier Leal
Xavier Lourenço
Xavier Luís
Xavier Martim
Xavier Martinho
Xavier Mateus
Xavier Matias
Xavier Milo
Xavier Pedro
Xavier Rodrigo
Xavier Romão
Xavier Romeu
Xavier Tomás
Xavier Vicente
Xavier Zarco
Adoro Xavier Zarco!
ResponderEliminarConheço um Xavier Cristóvão e no início estrangeiros, mas agora acho graça (o miúdo é um fofo).
Lindo! Adoro Xavier! Parabéns pela menina! :)
ResponderEliminarXavier e lindo :) eu nunca colocaria nome composto, portanto não teria esse problema, mas concordo que não flui bem com outro nome a seguir.. parabéns pela menina!
ResponderEliminarBem vinda ao mundo dos lacinhos! Muitas felicidades!
ResponderEliminarMuitos parabéns �� ter menina é muito especial e há um mundo de laços a espera ;-). Compreendo-a muito bem, há 7 anos atrás quando soube que estava grávida de um menino o nome escolhido foi logo instantâneo, ficou Rafael. E agora quando fiquei grávida, apesar de o instinto sempre me dizer que era menina se fosse menino o nome já estava escolhido e seria também Xavier. Mas veio uma menina e só mesmo no fim de gravidez consegui decidir o nome que ficou Edna, contra ao gosto de todos e o segundo nome foi decidido minutos antes de entrarmos no registo ainda na maternidade :-)
ResponderEliminarAcho Xavier lindíssimo, forte e com brilho próprio, portanto, eu, dispensaria uma composição de nomes.
ResponderEliminarDia 15 próximo iremos descobrir o sexo do nosso.
Já tenho o Raul e agora será o Thomaz ou a Betânia.
Só estou um pouco em dúvida quanto a grafia dos nomes. Já li que na nossa grafia o correto seria Tomás, mas eu não curto. Também não gosto de enfeitar, mas nesse caso o H deixou a grafia mais bonita.
O que vcs acham?
Acho Xavier lindíssimo, forte e com brilho próprio, portanto, eu, dispensaria uma composição de nomes.
ResponderEliminarDia 15 próximo iremos descobrir o sexo do nosso.
Já tenho o Raul e agora será o Thomaz ou a Betânia.
Só estou um pouco em dúvida quanto a grafia dos nomes. Já li que na nossa grafia o correto seria Tomás, mas eu não curto. Também não gosto de enfeitar, mas nesse caso o H deixou a grafia mais bonita.
O que vcs acham?
Lindo Xavier, dispensa composição!
ResponderEliminarDia 15 próximo saberemos se está chegando o Thomaz ou a Betânia. Já temos o Raul.
Gente me ajudem com a grafia de Thomaz.
No português o correto seria Tomás; Não sou adepta de enfeites, mas nesse caso acho que o H deixou nome mais belo e o Z dispensou o acento que confunde com Thomas(inglês).
O que acham?
Lindo Xavier, dispensa composição!
ResponderEliminarDia 15 próximo saberemos se está chegando o Thomaz ou a Betânia. Já temos o Raul.
Gente me ajudem com a grafia de Thomaz.
No português o correto seria Tomás; Não sou adepta de enfeites, mas nesse caso acho que o H deixou nome mais belo e o Z dispensou o acento que confunde com Thomas(inglês).
O que acham?
Existe a grafia estrangeira Tomaz, língua céltica falada na Bretanha (França), conforme sítio Behind the name.
ResponderEliminarParabéns pela menina :)
ResponderEliminarRealmente Xavier teria sido bonito e facilitava-vos a vida porque já estava decidido. Concordo que os nomes de menina são mais difíceis de escolher (em parte porque eu pessoalmente gosto mto mais de nomes femininos logo teria uma lista maior).
Por favor continue a informar-nos dos que vão ficando de fora.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarMuitos parabéns! :) Estive algum tempo sem cá vir e fiquei muito feliz por saber da grande novidade! A escolha do nome será difícil, mas tenho a certeza, muito bela e especial. :)
ResponderEliminarParabéns pela menina que breve dará o ar de sua graça! Então... Uma criança única merece um nome exclusivo! Faço votos para que os pais cheguem logo a um consenso.
ResponderEliminarohhhh que giro tb preferia Xavier como nome para menino!! sou oficialmente sua fa
ResponderEliminarTive uma colega (nascida em 1951...) que se chamava Maria Estelina. Não encontrei Estelina na sua lista
ResponderEliminar