Não gosto de fundamentalismos mas há um princípio que não ponho em causa: a escolha do nome cabe aos pais. É evidente que defendo que deve ser uma escolha minimamente ponderada e sou a primeira a admitir que há nomes que nos encantam mas que talvez não sejam os mais adequados. Porém, havendo bom-senso e sendo uma escolha consciente, acho que cada um é livre de escolher o nome que quer para o seu filho.
Dada a firmeza da minha convicção, foi com muita surpresa que dei por mim à espera de uma validação externa da nossa listinha, validação que sempre considerei desnecessária! Logo eu, que conheço como ninguém a reacção das pessoas à grande maioria dos nomes e que sabia de antemão que os nomes que temos em mente não são os preferidos de quase ninguém! Não é que a opinião dos amigos me faça mudar de ideias, mas admito que me tem afectado mais do que pensei ser possível. Resta-me despejar a culpa nas hormonas da gravidez e aprender a sorrir sempre que ouço coisas como "não preferirias antes Lara?"...
Pois eu realmente faço ideia, não é deve ser fácil. . Mas firmeza aí na vossa escolha! :) Não se pode agradar a todos e o filho e vosso!
ResponderEliminarPois é... Acho que quando somos mais novos, nao queremos saber, e o nome que gostamos é o nome que gostamos, acho mesmo que os nomes mais originais sao dados por pais novos, quantos mais anos em cima mais cuidadosos e influenciados pelos nossos somos,claro que nao a é regra, mas acho que acontece muito.
ResponderEliminarE o "nao preferias antes Lara" fez me rir, porque nao era um nome que associasse a si de todo lol
Não deixes mesmo que te afecte! :)
ResponderEliminarNunca pensei que sequer pondera-se chamar à sua filha Lara! Não é de todo um nome que associo aos seus gostos. Estava a espera de um nome diferente e não convencional.
ResponderEliminarParece-me que não ficou claro mas Lara está nos antípodas da nossa lista, mas foi uma das sugestões de uma pessoa amiga, depois de ouvir alguns dos nossos nomes preferidos! :)
ResponderEliminarConcordo plenamente, a escolha do nome cabe aos pais. Por saber que toda a gente - amigos, avós, tios, primos e afins - iria querer mandar os seus "bitaites", decidi com o marido que só iríamos partilhar o nome escolhido quando o mesmo estivesse decidido. Ninguém soube quais os nomes que tínhamos em mente antes de decidirmos e ninguém sabe o nome que teria caso fosse menino. Quando soubemos que vamos ter uma menina, informamos que se chamará Maria Joana. Muita gente torceu o nariz, uns mais descaradamente, outros mais discretos. Mas também muita gente ficou agradavelmente surpreendida. E a verdade é que cada vez gosto mais do nome que escolhemos :)
ResponderEliminarFazes bem em mostrar que apesar da experiência passas pelas mesmas dúvidas que nós! Estas escolhas são para sempre e não estamos escolher nomes nomes para as bonecas!
ResponderEliminarOlha Filipa, e por isso que não disse a ninguém o nome das minhas filhas antes de nascerem (tirando a família próxima), os palpites irritam-me, há sempre alguém que não vai gostar, e se forem muitas pessoas ate podemos por em causa a nossa escolha. Eu sou da opinião que os nomes estranham-se e depois entranham-se e cada vez gosto mais de nomes pouco comuns.
ResponderEliminarÉ natural que incomode porque inconscientemente tomamos o ataque ao nome que queremos dar como um ataque ao nosso filho/a... O comentário mais parvo q recebi foi o que se viesse outra vez um Hitler para o poder o meu filho ia ter muitos problemas porque tinha um nome que se associa a judeus (isaac). Também muita gente estranhava o facto de termos escolhido esse nome sem termos ascendência judia ou sequer seguirmos alguma religião...
ResponderEliminarÉ natural que incomode porque inconscientemente tomamos o ataque ao nome que queremos dar como um ataque ao nosso filho/a... O comentário mais parvo q recebi foi o que se viesse outra vez um Hitler para o poder o meu filho ia ter muitos problemas porque tinha um nome que se associa a judeus (isaac). Também muita gente estranhava o facto de termos escolhido esse nome sem termos ascendência judia ou sequer seguirmos alguma religião...
ResponderEliminarAntes de mais, os meus sinceros parabéns pela sua gravidez!
ResponderEliminarCertamente que a sua filhota terá um lindo nome, e que será escolhido tendo em conta as diversas vertentes a que a Filipa nos habitou a observar.
Julgo que deverá ser raro, o anúncio de um nome de bebé de forma consensual, e confesso que temo a maioria dos nomes consensuais... tal como a Filipa também parece temer!
O melhor é reservar o nome escolhido, e uma vez decidido, então ser anunciado. Opiniões divergentes e comentários menos apropriados são inevitáveis... aliás, disso faz o seu blogue vida!
Compreendo-a muito bem...No meu primeiro Filho não dei sequer hipóteses a ninguém de dar palpites porque estava mais que decidido mas na minha segunda filha fiz precisamente o contrário é foi esgotante principalmente quando eu decidi o nome... Por não gostarem até um livro de 1000 me emprestaram... As tantas deixamos de pensar no que gostamos e começamos a pensar no que os outros gostam e acho que não deveria ser assim.
ResponderEliminarE quais é que são os nomes dos seus filhos Rute M.? Não me leve a mal, estou só curiosa por saber :D
ResponderEliminarClaro que não levo a mal :) o primeiro filho é Rafael e a segunda é Edna :)
Eliminar"Não preferias antes Lara" realmente tendo em conta o seu gosto pessoal tem piada. Mas é só por não ser um nome que associo a si porque até não desgosto de Lara (mas anda demasiado popular para o meu gosto).
ResponderEliminarAcho que apesar de todas essas vozes o que importa realmente é que os pais gostem do nome, porque depois a família e os amigos acabam por se habituar.
A nossa escolha de nome foi, surpreendentemente para nós, aceite com estranheza: Amália. Mas isso não me irritava e não me fez por um segundo duvidar da escolha. Na verdade achava divertido ver as pessoas tentar arranjar algo negativo ou a tentar justificar o estranhar um nome tão pouco estranho :)
ResponderEliminarO melhor é não apresentar as alternativas ponderadas, dizer só o nome escolhido quando já estiver escolhido, quando não conseguimos imaginar qualquer outro nome no mundo que faça mais sentido. Aí a estranheza dos outros torna-se ainda mais evidentemente ridícula, até aos olhos dos próprios e passa a ser divertida para nós.
Aposto que vai ter uma Boneca com um nome muito especial (são todos quando escolhidos com amor)
Catarina
Estou precisamente a passar por essa situação. As pessoas conseguem ser muito inconvenientes. Eu era INCAPAZ de comentar negativamente um nome que me estivessem a comunicar. Se me perguntassem a opinião seria honesta, mas se me dizem "A minha filha vai chamar-se Carlota" eu apenas digo algo simpático, mesmo que o nome não seja dos meus preferidos. A minha menina vai chamar-se Caetana, por preferência paterna à qual acabei por me render. E já ouvi de tudo. "Que nome horrível", "A miúda vai odiar, vai morrer de vergonha". Percebo que existam gostos diferentes, mas horrível?! Menos, muito menos... Desculpe o desabafo, mas mesmo tentando evitar é um assunto que me está a causar algum incómodo... Do que me apercebi dos seus gostos acredito que o nome escolhido será muito especial. Beijinho e felicidades
ResponderEliminarFilipa, a minha prima está grávida de 8 meses e revelou-me hoje o nome da bebé: Simone. Nome que ela adora, mas a avó não gosta. Mas é como ela disse, a avó já teve as suas escolhas, agora é a vez de agradar aos pais.
ResponderEliminarEu sei que alimento um blog com opiniões sobre nomes mas acho que há uma diferença entre dizer que não gosto de um determinado nome e tentar demover alguém de uma escolha que apenas não vai ao encontro do meu gosto pessoal, optando por alternativas que não têm nada a ver com aquilo que está a ser partilhado :D Seria o mesmo que sugerir Edgar a quem me pede para opinar entre Lourenço e Salvador! :D
ResponderEliminarJá te contei que a mim disseram "este é o ano dos Gustavos, conheço 3 já!!!" Really? São tão simpáticas as pessoas... Confesso que estou muito curiosa com essa lista! Parece que estou à espera do próximo episódio de a série :) Os pais são vocês e não se pode agradar a gregos e a troianos, por isso escolham o que vos fizer mais felizes! Beijinhos :)
ResponderEliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarO meu Jaime foi alvo de estranheza generalizada e até houve quem conseguisse transformar o nome em "mijei-me" (perdoem-me a palavra feia) dizendo Jaime rapidamente e várias vezes de seguida. E foi apresentado como definitivo! Boa sorte e um óptimo ano,
ResponderEliminarLúcia
Também estou gravida e estou a habituar me a cara que as pessoas fazem à escolha do nome para o nosso menino. E o melhor é que dão sugestões para algo que já foi decidido pelos dois. Por isso Filipa faz ouvidos moucos e faz aquele sorriso que nós gravidas sabemos fazer :) e segue o teu coração.
ResponderEliminarOups! Lara foi o nome que dei a minha Husky!
ResponderEliminarUma coisa é certa desde que lhe dei o nome nenhuma Lara nasceu na familia e circulo de amigos lol pq sera?? :D