Ontem, como milhares de pessoas, fui a um cemitério e, ao passar por um jazigo, vi uma referência a um anjo custódio. Se não estou enganada, nunca me tinha cruzado com semelhante expressão e dificilmente associaria o nome Custódio a um anjo mas, ao que parece, é aí que reside a origem do seu uso enquanto antropónimo - e sabiam que o Anjo Custódio de Portugal é o Arcanjo S. Miguel, a quem apelidam de príncipe dos arcanjos?
O nome Custódio tem origem na palavra latina custodis, que remete para "guarda" ou "protector" e era atribuído às crianças como forma de defesa contra possíveis infortúnios. Assim se explica, também, o uso do substantivo feminino custódia, quando nos referimos à guarda de alguma coisa, e é na Custódia que se guardam as hóstias consagradas, durante os rituais religiosos da Igreja Católica.
Custódio & Custódia não são nomes próprios totalmente desconhecidos em Portugal mas estão longe de serem muito comuns. Eu conheço uma senhora da geração de 70, um senhor da geração de 50 e uma mulher da geração de 80 mas em 2014 apenas foram registados três meninos chamados Custódio e não houve registos da versão feminina. Mas, não sei bem porquê, desde que comecei a escrever o texto, só consigo pensar em Custódia & Constança!
Olá! ainda este fim de semana, depois de uma visita ao Museu Nacional de Arte antiga e depois de vermos a custódia de belém, comentei com o meu B. o que achava do nome Custódia!
ResponderEliminarGosto mais da versão feminina do que da masculina, que acho mais usável nos dias de hoje. Lembra-me a atriz Custódia Gallego.
A minha bisavó materna chamava-se Custódia mas nunca simpatizei com o nome.
ResponderEliminarBom Minha bisavó fala q o nome Custódio(a)normalmente é colocado em criança q nascem com o cordão umbilical enrolado no pescoço e sobrevivem ao parto
ResponderEliminarBom Minha bisavó fala q o nome Custódio(a)normalmente é colocado em criança q nascem com o cordão umbilical enrolado no pescoço e sobrevivem ao parto
ResponderEliminarrealmente , eu nasci com cordao umbilical enrolado no pescoco. e minha avo determinou que o primeiro nome deveria se custodia na infancia so usei o segundo nome que é mais leve mas hoje gosto e respeito o nome pois tenho sido muita guardada.
ResponderEliminarMinha avó se chama Custódia e é Portuguesa, veio para o Brasil ainda criança
ResponderEliminarCustódia é um nome muito bonito - quer em sonoridade, quer em significado.
ResponderEliminarLigado ao acto de guardar e proteger [algo importante e valioso].
Associado também a riqueza e poder [quando se evoca a ourivesaria barroca portuguesa] e ainda ao místico religioso [mitologia angélica].
Tendo em conta a ressurgência e mutação de certos valores espirituais e culturais, porque não considerar o mesmo para nomear uma menina? Não sendo propriamente original, prima não só pela ousadia da escolha (quando comparado com a lista dos nomes mais populares actualmente) mas também pela elegância e pela força de carácter expressa nas sonoridade das sílabas tónicas.
Para além do par Custódia & Constança - sugerido pela Filipa - também gosto de Custódia e Caetana.
ResponderEliminar;)