Custódio & Custódia

2.11.15


Ontem, como milhares de pessoas, fui a um cemitério e, ao passar por um jazigo, vi uma referência a um anjo custódio. Se não estou enganada, nunca me tinha cruzado com semelhante expressão e dificilmente associaria o nome Custódio a um anjo mas, ao que parece, é aí que reside a origem do seu uso enquanto antropónimo - e sabiam que o Anjo Custódio de Portugal é o Arcanjo S. Miguel, a quem apelidam de príncipe dos arcanjos?
O nome Custódio tem origem na palavra latina custodis, que remete para "guarda" ou "protector" e era atribuído às crianças como forma de defesa contra possíveis infortúnios. Assim se explica, também, o uso do substantivo feminino custódia, quando nos referimos à guarda de alguma coisa, e é na Custódia que se guardam as hóstias consagradas, durante os rituais religiosos da Igreja Católica. 
Custódio & Custódia não são nomes próprios totalmente desconhecidos em Portugal mas estão longe de serem muito comuns. Eu conheço uma senhora da geração de 70, um senhor da geração de 50 e uma mulher da geração de 80 mas em 2014 apenas foram registados três meninos chamados Custódio e não houve registos da versão feminina. Mas, não sei bem porquê, desde que comecei a escrever o texto, só consigo pensar em Custódia & Constança! 

4 comentários :

  1. Olá! ainda este fim de semana, depois de uma visita ao Museu Nacional de Arte antiga e depois de vermos a custódia de belém, comentei com o meu B. o que achava do nome Custódia!
    Gosto mais da versão feminina do que da masculina, que acho mais usável nos dias de hoje. Lembra-me a atriz Custódia Gallego.

    ResponderEliminar
  2. A minha bisavó materna chamava-se Custódia mas nunca simpatizei com o nome.

    ResponderEliminar
  3. Bom Minha bisavó fala q o nome Custódio(a)normalmente é colocado em criança q nascem com o cordão umbilical enrolado no pescoço e sobrevivem ao parto

    ResponderEliminar
  4. Bom Minha bisavó fala q o nome Custódio(a)normalmente é colocado em criança q nascem com o cordão umbilical enrolado no pescoço e sobrevivem ao parto

    ResponderEliminar

Com tantos nomes à escolha, vai mesmo ser apenas Anónimo? :)