Elena & Enrique

em 05/10/15


Em Portugal, estamos muito familiarizados com Helena e Henrique, dois nomes que se usam há imenso tempo por cá e que hoje estão no top 50 de nomes mais registados em bebés. Porém, nos dias que correm, é possível registá-los sem o H inicial, já que Elena foi aprovado em 2011 e Enrique em 2013. Se a nível sonoro não há nenhuma diferença, visualmente muda o suficiente para que, para mim, os nomes passem a ter um toque mais hispânico. 
Agora que já passaram uns anos sobre a aprovação, acham que são duas variantes interessantes? Enrique foi registado cinco vezes em 2014 e Elena 24! 

11 comentários:

  1. Eu adoro Elena! Acho-o muito doce, romântico, jovem. Já Helena acho mais pesado e melancólico.

    Ainda não consigo gostar de Enrique, porque gosto de Henrique assim escrito e tirar-lhe aquele H é tirar-lhe personalidade.

    Portanto, para mim fica Elena & Henrique :)

    Concordo com o toque mais hispânico.

    ResponderEliminar
  2. Concordo com a Maria Pilar. Elena, é mais leve, mais jovem, e Helena mais pesado.

    Já Enrique leio automaticamente com sotaque espanhol, não há volta a dar.

    ResponderEliminar
  3. Prefiro sem dúvida Helena & Henrique. Talvez mais tradicional sim, mas acho que sem o H ambos perdem personalidade e força, e também não gosto do toque hispânico com que ficam. Além de que, sem o H parece que passou uma espécie de "acordo ortográfico" pelos nomes.
    Engraçado é que gosto muito do nome Helena (nome, aliás, que o meu pai gostava muito e chegou a sugerir para minha, embora a minha mãe não tenha concordado), mas não sou muito fã de Henrique.

    ResponderEliminar
  4. * correcção: "chegou a sugerir para mim" em vez de "para minha"

    ResponderEliminar
  5. Não tirem o pobre "h"! Meu nome inicia-se com esta letra e ficaria horrível sem ele! Pessoalmente, " Henrique " e "Helena" me parecem mais elegantes que suas variações.

    ResponderEliminar
  6. Prefiro Elena a Helena, acho o nome mais fresco, jovem e internacional. No entanto, prefiro Henrique a Enrique, talvez por ser mais elegante.

    ResponderEliminar
  7. Eu vou ter uma menina e escolhi o nome Helena. Gosto mais de Elena pois vivi muitos anos em Espanha mas sei que a minha menina terá a vida muito mais facilitada se eu optar pela versão mais común em Portugal. Nao acham?

    ResponderEliminar
  8. Adoro o nome Helena há muito tempo, gosto do som, do significado, da imagem que me transmite. No entanto, confesso que gosto cada vez mais de Elena. Precisamente pelo que disseram antes, acho-o mais doce, mais leve, mais fresco e mais jovem.
    CrisAlho, acho que o seu receio é válido, na medida em que sempre que lhe perguntarem o nome, a tendência será escrevê-lo com o "H" (Elena em Portugal não tem tanta expressividade), mas, no seu lugar, acho que não desistia de Elena... Até porque, pelo que percebi, é o seu preferido. Quer seja Elena ou Helena, considero-a uma excelente escolha :). Parabéns pela bebé e pelo nome.

    Filipa, proponho uma lista de nomes compostos com Helena e/ou Elena, sendo este o primeiro ou o segundo nome.
    Obrigada e, mais uma vez, parabéns pelo blog. Descobri-o quando engravidei e mesmo sem estar à procura de um nome, o tal nome, não resisto em continuar a ler o que escreve.

    ResponderEliminar
  9. Apesar de gostar de adaptações de certos nomes, destes em concreto não consigo gostar (parece que estão mal escritos).

    ResponderEliminar
  10. Uma das minhas filhas é a Helena e acho que tirar o H tiraria toda a força do nome apesar de gostar de Elena continuo a perferir Helena e Enrique fica demasiado esquisito sem H não consigo gostar

    ResponderEliminar
  11. A minha filha de 2 anos chama-se Elena! E adoro!! Gosto com H e sem o H. No entanto, acho que sem o H dá-lhe um toque mais moderno e fresco! Não acho nada que lhe dê um toque hispânico, é um nome que é bastante utilizado em Itália também, com essa escrita, por exemplo. Em países anglo-saxónicos, utilizam várias escritas Ellen, ou Elen, ou Helene... Por outro lado, Henrique sem o H já leio com pronúncia espanhola.
    Foi através desta página que confirmei que Elena era possível de registar em Portugal desde de 2011. Obrigada pelas partilhas!

    Delfina

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)