Téon & Díon

em 10/09/15


Quer se seja fã ou não de Game of Thrones, é preciso viver numa gruta para não saber que os livros e a série de televisão são um enorme sucesso pelo mundo fora, de tal forma que os seus personagens servem até de inspiração para a escolha dos nomes dos bebés. Escrevi há poucos dias sobre Ária, acho que se Sansa fosse aprovado em Portugal até tinha potencial, apesar de ninguém se interessar por Sansão e Sância, que aqui louvei num longínquo mês de 2011. 
Sei que os portugueses se identificam mais com nomes das novelas e dos reality shows mas, quando surge uma tendência internacional, eu gosto sempre de a explorar, e foi com enorme surpresa que encontrei uma referência ao nome masculino Téon, no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa.
Theon é um dos nomes queridinhos do universo da Guerra dos Tronos, para a qual terá contribuído a familiaridade com nomes como Teodoro ou Téo. Segundo indica o Behind the Name, trata-se de um nome de origem grega, que significa "dos deuses".  
Na obra acima referida, também encontrei o nome Tione, sendo apontado como um nome da mitologia feminina, o que, pensando nos nomes Deolinda/Teolinda, Doroteia/Teodora, me leva a pensar que Tione também pode ser uma variante de Dione ["deusa"], que é aprovado em Portugal e cuja versão masculina, Díon, também é mencionada neste livro, que ainda hoje é usado nas Conservatórias do Registo Civil portuguesas. 

5 comentários:

  1. Gosto muito de Sansa!

    Theon e Theo parecem-me muito bem. Téon é um bocado "duro", mas agrada-me.

    Mas gosto mesmo muito de Sansa (:

    ResponderEliminar
  2. Gosto imenso de Theon e fiquei agradavelmente surpreendida ao saber da Téon. Muito fofo! E Théo também gosto!

    ResponderEliminar
  3. Só o IRN é que poderá dar uma resposta definitiva quando à possibilidade de aprovação, mas estes nomes constam da obra referida no post que costuma ser citada pelo IRN!

    ResponderEliminar
  4. Sansa e Aria acho tão giro. E como adoro as personagens seria muito interessante uma aprovação de Sansa, já que Aria foi aprovado. Por acaso no caso do Theon desde que comecei a ver a série fiquei apaixonada pelo nome. Mas duvido numa aprovação destes dois.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)