Os leitores & os seus nomes preferidos

em 06/05/15


Sabemos que os visitantes frequentes do blog têm um interesse por nomes próprios superior ao da maioria e, portanto, é normal que tenham uma preocupação mais acentuada no que respeita aos pormenores. Por exemplo, perante a hipótese de a) estar sempre a repetir o nome, porque é pouco comum ou b) ser tratado pelo nome e apelido, porque o primeiro nome é muito comum, 56% dos inquiridos responderam que a segunda opção lhes parece pior. [Imaginem agora o meu dia-a-dia, com um nome próprio muito comum e um apelido muito invulgar...]

Outro aspecto que muita gente desvaloriza mas que assume alguma relevância para os leitores do blog é o da criação de Pares Perfeitos para os filhos, já que 36% revelam que é importante ou até muito importante que os nomes dos filhos tenham o mesmo estilo. 




E obtivemos resultados semelhantes no que respeita à importância atribuída ao significado do nome:







Em resposta à pergunta "Indique o seu nome masculino preferido", aconteceu o seguinte: 108 respostas de participantes brasileiros corresponderam a 66 nomes diferentes e 245 respostas de participantes portugueses corresponderam a 81 nomes diferentes. A esta menor variedade corresponde uma maior concentração em torno de nomes tradicionais portugueses, como Vicente, Afonso, Lourenço e Martim. 





Olhando para os nomes masculinos mais votados por cada nacionalidade, o resultado seria o seguinte: 

Portugal

  • Vicente
  • Afonso
  • Daniel
  • João
  • Pedro
  • Lourenço
  • Martim
  • Tomás
  • António
  • Dinis
  • Francisco
  • Henrique



Brasil

  • João
  • Lucas
  • Álvaro
  • Benício
  • Eduardo
  • Gabriel
  • Miguel
  • Bernardo
  • Estêvão
  • Noah
  • Pedro
  • Vicente


Em relação à pergunta "Indique o seu nome feminino preferido", aconteceu precisamente a mesma coisa: 108 participantes brasileiros originaram 79 nomes diferentes e 238 participantes portugueses originaram 103 nomes diferentes. 




À luz das diferentes nacionalidades, os nomes mais indicados foram: 


Portugal


  • Clara
  • Laura
  • Olívia
  • Constança
  • Margarida
  • Alice
  • Beatriz
  • Leonor
  • Luísa
  • Maria
  • Madalena
  • Matilde
  • Mia

Brasil


  • Alice
  • Olívia
  • Aurora
  • Cecília
  • Maria Clara
  • Martina
  • Sofia
  • Amélia
  • Ana
  • Bianca
  • Catarina
  • Isabel
  • Manuela
  • Maria
  • Mariana
  • Milena
  • Nicolly


Nacionalidades à parte, Vicente & Clara e João & Alice são parzinhos adoráveis! 



10 comentários:

  1. Os números dos nomes masculinos não batem muito certo na tabela e depois no top criado...

    ResponderEliminar
  2. Mia, obrigada, já corrigi o erro em Lucas - os valores PT/Br estavam trocados! Aproveito para lembrar que há nomes que não se apuraram para o top geral mas que tiveram mais votos apenas nas participações brasileiras, como Álvaro, Benício e Eduardo!

    ResponderEliminar
  3. Os portugueses olham sempre para os mesmos nomes..

    ResponderEliminar
  4. "uma maior concentração em torno de nomes tradicionais portugueses, como Vicente, Afonso, Lourenço e Martim. "

    Vicente, Lourenço e Martim ... nomes TRADICIONAIS portugueses ????? Há que ser objetivo...que eu me lembre nunca me cruzei com estes nomes quando era criança (tenho 42 anos) e só os ouço há meia duzia de anos...

    ResponderEliminar
  5. Sim, na minha opinião são nomes tradicionais. Mas, como nem sempre foram populares, não podem ser considerados clássicos, como João, Luís ou António...

    ResponderEliminar
  6. Muito boa tarde, quero em primeiro lugar dar-lhe os parabéns pelo seu excelente trabalho.
    Vou ter uma menina dentro de pouco tempo e tem sido difícil decidir o nome porque não queria nomes populares. Gosto muito do nome Edna mas ninguém a minha volta parece gostar. Qual a sua opinião acerca desse nome? Muito obrigada

    ResponderEliminar
  7. Rute, muito obrigada pelas palavras tão simpáticas! E parabéns pela sua gravidez! :)
    Edna é um nome pouco comum e, dessa forma, parece-me que essas reacções são expectáveis. Isso não quer dizer que não é um bom nome! Sinceramente, não lhe encontro defeitos a apontar para além da estranheza que possa causar a quem nunca o ouviu ou viu escrito...

    ResponderEliminar
  8. Conheço uma Edna Francisca de 30 anos. Muito bonito o nome.

    ResponderEliminar
  9. O meu favorito masculino é sem dúvida nenhuma, Guilherme, fico pensando...Mesmo que minha pronunciei errado acho que eu a caberia colocando porque o significado me fascina demais

    ResponderEliminar
  10. O nome que eu acho fascinante é Guilherme principalmente o seu significado que me encanta e acho que estou decidida a colocar o nome do meu futuro filho de Guilherme mesmo que minha mãe pronunciei errado pronunciando "Guillerme" kkk, mas não venho nome mais bonito do que esse , gosto também de Pedro Henrique que seu destino e personalidade me encanta, mas não é a mesma coisa de Guilherme.Estou querendo colocar Serena, Guilherme e Aurora acho lindos!!! Mas quem sabe eu mude, mas eu queria saber Pietra , quantos são registrados este ano o nome Guilherme?

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)