Nomes especiais - Oceano & Oceana

em 28/05/15


Gosto muito de escrever sobre nomes que considero especiais mas reconheço que são nomes arriscados. Se, por um lado, o facto de serem quase sempre literais ajuda a explicar parte do seu encanto, por outro, essa mesma particularidade que pode fazer com que um nome seja visto como excessivo. Não tenho o hábito de destacar nomes pela negativa mas considero Diva um desses excessos. Não pela associação a deusa ou a uma mulher fabulosa, mas porque o termo também é usado pejorativamente e é aqui que estabeleço o meu limite. Fora isso, tenho especial carinho por estes nomes e fico feliz por perceber que, em 2014, foram registadas mais de 500 meninas com nomes do estilo de Luz, Serena ou Oceana

Não há que enganar: Oceana é o feminino de Oceano, que tem origem no grego Okeanós e cujo significado é "grande rio que rodeia a terra". Na mitologia grega, Oceano era um Titã, casado com Tétis - o mesmo Oceano que está representado na Fontani di Trevi, em Roma. Já se sabe que os nomes mitológicos ganham sempre pontos extra por aqui, mas se lhe acrescentarmos a inevitável ligação ao Atlântico e à Época dos Descobrimentos, Oceano praticamente rebenta a minha escala de nomes especiais. 
Quanto a Oceana, confesso que não me cativa da mesma forma por ser "apenas" a versão feminina de Oceano, mas não deixa de ser um nome apelativo e, sabendo que as escolhas dos nomes masculinos são bem menos expansivas, parece-me que tem maior potencial para agradar e compreende-se que tenha sido registado seis vezes em 2014, enquanto que não houve nenhum registo de Oceano! 

9 comentários:

  1. Sou sportinguista, está tudo dito!!! Oceano é o meu capitão e Oceana é a das novelas!

    ResponderEliminar
  2. Não usava nenhum mas Oceana é que não faz sentido nenhum. Era como usar Montanho!

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito de Oceano, mas a versão feminina não consegue me cativar.

    ResponderEliminar
  4. Acho Oceana um nome perfeitamente usável, é mais um começado por O (como Olívia, Oriana) e terminado em Ana (a terminação mais usual para nomes femininos). Agora, Oceano, é bastante caricato.

    ResponderEliminar
  5. Preferia usar nomes que tem um significado semelhante como Adriana ou Marina.

    ResponderEliminar
  6. Fiquei apaixonada pelo nome Oceana.

    ResponderEliminar
  7. Conheço Oceanira. Invenção, com certeza.

    ResponderEliminar
  8. Prefiro Oceano! Não só acho mais suave e bonito por todas as imagens que me passa, como também prefiro a terminação -ano à terminação -ana.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)