Miguel

em 23/04/15


Miguel teria tudo para não ser muito usado em Portugal, depois de décadas de uso abundante [foram registados mais de 42 mil desde 1990] e face à popularização de alternativas como Gabriel, Rafael e Daniel. Porém, acabou por ser o nome mais registado em 2013 e em 2014, se contabilizarmos as vezes que foi registado como segundo nome. Significa isto que Miguel não só é muito popular como primeiro nome [9.º lugar do ranking, com 1207 registos], mas também é estrondosamente popular como segundo nome [1.º lugar do ranking de segundos nomes, com 2670 registos]. 
Resumidamente, foram registados 3877 meninos com o nome Miguel em 2014 e, para percebermos a verdadeira dimensão do fenómeno, Miguel teve mais 1859 registos do que o segundo classificado, que foi Francisco. Impressionante!  
No Brasil, também é um dos nomes mais populares do momento. No Estado de S. Paulo foram registados mais de 16 mil em 2014, ficando apenas atrás de Davi mas é o número 1 do ranking do Baby Center Brasil. Na Espanha, está no top 25
Miguel é um nome de origem hebraica que nos chega através do grego Michael, que também origina Micael. Significa "que é como Deus" ou "Deus é justo" e acho que é indissociável de S. Miguel Arcanjo. Na História de Portugal, será sempre lembrado pelo reinado controverso e pela guerra travada com o seu irmão Pedro. 
Na minha opinião, Miguel é um nome simples e consensual. Vejo-o como um dos clássicos contemporâneos e uma escolha elegante e discreta. 

Se tiver interesse em nomes compostos, não deixe de consultar as duas listas que se seguem: 



4 comentários:

  1. Não gosto muito de Miguel, prefiro mil vezes Pedro ou Manuel. Os registos até assustam :p

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito de Miguel, é um nome que dá para todas as gerações. É pena é super e hiper mega popular

    ResponderEliminar
  3. Gosto e é o segundo nome do meu filho. Acho que é um nome bonito e intemporal, daí a sua contínua popularidade. Acho-o muito harmonioso, razão pela qual funciona tão bem como segundo nome.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)