Eliana

em 09/04/15


Ultimamente tenho-me confrontado com vários comentários sobre "nomes datados". Eu pensava que tinha um demodémetro demasiado crítico mas percebi que, afinal, até sou bastante tolerante! Por exemplo, não considero Eliana um nome datado, porque acho que nunca se usou o suficiente para ter marcado uma década em particular. Considero-o relativamente comum, bastante reconhecível e até conheço três Elianas da minha idade, mas tenho dificuldade em apontar-lhe  um "momento alto" ao qual tenha ficado preso. Olhando para os dados, é possível perceber que está a cair na preferência dos portugueses mas acham-no antiquado?
A sua melhor posição foi no já longínquo ano de 1993, quando veio da 107.ª para a 63.ª posição. Não sei se é coincidência, mas nessa altura havia uma cantora brasileira com muito sucesso que se chamava Eliana. Seja como for, a popularidade foi sol de pouca dura e, quatro anos depois, já estava novamente fora dos cem mais registados. Voltou a entrar e a sair este grupo uma série de vezes, mas abandonou em definitivo o top 100 em 2010. Hoje fica-se pelos 21 registos e até já foi ultrapassado por Liana, que foi registado 27 vezes. Uns lugares abaixo podemos ainda encontrar as variantes Eliane Liane que, para mim, são menos interessantes mas que até poderão ser consideradas mais internacionais. 
Vejo em Eliana um nome bonito, muito doce e melódico. Não é um nome tradicional português e isso afasta-o dos nomes mais da moda, como Salvador ou Matilde, mas acho que uma pequena Eliana não faria má figura por causa do nome! 
Apesar de haver algum debate relativamente à sua origem, a mais consensual relaciona-o com o gentílico romano Aelius que, por sua vez, tem origem na palavra grega heliós, que significa "Sol". Desta forma, partilha as mesmas raízes de Hélio e Heliana

8 comentários:

  1. É um nome que associo imediatamente ao Brasil. Nós pronunciamos "iliana" eles "éliana". Não gosto muito.

    ResponderEliminar
  2. Hann?? Sou portuguesa e pronuncio Éliana!

    ResponderEliminar
  3. Gosto, mas não é um nome que escolhesse. eu pronuncio "éliana" e não "iliana" e sou portuguesa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como Eliana que sou gosto mais do som “Iliana”.no Brasil dizem Êliana. Mas quando vou registar o meu nome digo sempre que começa com letra E e já me perguntaram várias vezes se começava com H. Hehe

      Eliminar
  4. É o nome da rainha das fadas nas lendas da Transilvânia (se não me engano)... mas por acaso não gosto muito

    ResponderEliminar
  5. Chamo-me Eliana, sou de 1993, e garanto que o nome foi escolhido pela tal rapariga brasileira. (Não fui a única, tenho uma amiga exatamente na mesma situação que eu)
    Não sou fã, já gostei menos até. E quanto ao modo como se diz, aqui pelo Algarve é "êliana", claro que já ouvi "iliana", mas poucas vezes. Até que oiço com alguma frequência "êliane", mas nunca "éliana/éliane".

    ResponderEliminar
  6. Por acaso foi um nome que dei a uma das minhas filhas, quando escolho os nomes não me interessa se é conhecido se não é, se são nomes que digam muito para o cinema, politica, etc... Escolho porque me dizem algo a mim, MÃE, porque me ficam no coração, etc... Por acaso Eliana, quando escolhi, foi a junção de três nomes: E- pra começar pela mesma letra do nome da irmã, LI- porque perdi uma sobrinha que se nascesse iria- se chamar Lili e ANE- porque perdi outra sobrinha que se nascesse seria Mariane e tudo junto dava Eliane, mas como na altura não era permitido em Portugal a acabar em E tive que pôr Eliana com A e assim ficou. E pra dizer a verdade não trocava o nome por nada......

    ResponderEliminar
  7. Sou de 1994 e chamo.me
    Eliana e o meu nome era para ser Eliane, pois quando a minha foi há lua de mel em França ouviu lá esse nome mas em Portugal não era aceite Eliane então ficou Eliana. Mas acho sim que é um nome de pessoas fortes, muito amigas e confiaveis. Acho que quando se escolhe um nome para um filho não se deve importar se é conhecido ou não. Porque eu gosto de ser diferente. Já tenho um menino e chama se Valentim(nasceu 6 fevereiro 2013) e não foi pelo dia dos namorados e da minha zona não conheço nenhum.e acho que ser diferente é bom.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)