Duelo de nomes - Alice vs Victória

em 10/04/15


O nascimento do bebé dos Duques de Cambridge já domina as atenções e as apostas em redor do possível nome multiplicam-se. Nas listas dos mais cotados para meninas estão, entre outros, dois nomes que também têm destaque nos dias de hoje em crianças portuguesas e brasileiras: Alice e Victória
Alice está no top 100 português consecutivamente desde 1996 e no top 30 desde 2008. Neste momento ocupa a 22.ª posição e foi alvo de 461 registos no ano passado. Vitória está no top 100 desde 2003 e, desde 2008, tem a companhia da versão mais internacional e aquela que eu prefiro, Victória, pois diferencia-se do substantivo comum. Vitória ocupa a 36.ª posição, Victória a 46.ª e juntos chegam aos 406 registos. 
No ranking do Estado de S. Paulo, no Brasil, Alice também é mais popular, ocupando a 4.ª posição, enquanto que Victória e as suas variantes estão na 14.ª posição. Contudo, creio que, tal como acontece em Portugal, Victória tem ganho terreno como segundo nome, o que equilibra um pouco a balança da popularidade. 
Considero-os bonitos, elegantes e acho que são escolhas boas para as meninas que estão a nascer, apesar de já os considerar populares. Na vossa opinião, qual deles é o mais bonito? Não se esqueçam de votar! 

Resultado da sondagem:




12 comentários:

  1. Eu, entre estes 2 nomes, escolheria Vitória acho-o um nome marcante com garra e pose. Ja Alice, nao tenho nada contra, mas acho um bocado chato e antiquado demais

    ResponderEliminar
  2. Victória.
    Alice é tão chatinho e meloso.

    ResponderEliminar
  3. Voto em Alice, que acho um nome lindo e amoroso. Por enquanto ainda não é demasiado popular, mas parece-me que para lá caminha.
    Também gosto bastante de Victória, e tal como a Filipa pefiro a versão com c (tanto na versão feminina como na masculina).

    ResponderEliminar
  4. Alice! E acho que fica um ótimo composto, Alice Victória :)

    ResponderEliminar
  5. Os dois nomes estão na pequena lista de nomes que eu e o meu marido chegamos a acordo e nao há maneira de decidir qual escolher. Quando tiver uma menina vai ser dificílimo decidir 😊

    ResponderEliminar
  6. Alice! Alice faz parte do meu top 5, acho lindo, suave e delicado

    ResponderEliminar
  7. Votei em Alice. Mas gosto de ambos. muito embora nenhum faça parte do meu top 5.

    ResponderEliminar
  8. O substantivo comum, victória, agora, com o acordo ortográfico, também se escreve vitória...

    ResponderEliminar
  9. A minha fase estava mal estruturada: o que eu queria dizer é que prefiro Victória, para não se confundir com o substantivo comum vitória.

    ResponderEliminar
  10. 'Vitória' (o substantivo comum) nunca se escreveu com 'c', Anónimo das 10:57...

    ResponderEliminar
  11. Victória, indiscutivelmente!
    É dos poucos adjectivos, convertidos em nomes de que gosto (talvez mesmo o único). E gosto de Victória, não Vitória - aí sim remete-me para o adjectivo). Acho um nome bonito e forte.

    Alice é tão sem sal...

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)