Nomes estrangeiros permitidos em Portugal
- Eric -

em 31/03/15


Trata-se de um nome nórdico que tem origem em Eiríkr e significa "honrado rei" ou "rei eterno". Popularizou-se especialmente na Escandinávia mas acabou por se espalhar por vários países, dando origem a diversas variantes, algumas das quais até são aprovadas, como ErikÉrico ou Erique. 
Não é um nome tradicional no nosso país mas esteve no top 100 de nomes masculinos mais usados em Portugal em 2002, entre 2005 e 2007 e em 2009 e 2010; em 2014 ficou na 114.ª posição, sendo alvo de 23 registos. Eric está no top 40 na vizinha Espanha, juntamente com Erik. Nos EUA, foi particularmente popular nos anos 70 mas neste momento já está fora do top 100. 
Na minha opinião, Eric é um dos nomes estrangeiros aprovados em Portugal mais interessantes; ainda assim, eu até preferiria Eurico, mas isso já é outra história! 

4 comentários:

  1. Nunca gostei, mas até fica bem ao miúdo da imagem :)
    E concordo que é dos nomes estrangeiros aprovados mais interessantes.

    ResponderEliminar
  2. Eu se pusesse num filho, poria Érico em vez de Eric. É mais português.

    ResponderEliminar
  3. Eric também me parece muito menos instintivo do que Érico!

    ResponderEliminar
  4. eurico e erico nao me soa nada bem na minha opiniao...já Eric é maravilhoso, adoro :)

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)