Filomena

em 09/03/15



Sempre que estou a comparar a popularidade dos nomes mais usados em Portugal nas diferentes décadas, penso na relação entre Madalena e Filomena. As semelhanças entre os dois são mais do que óbvias mas acredito que a maioria das pessoas ache que transmitem sensações diferentes. Madalena é um dos nomes mais populares em crianças dos últimos anos e Filomena esteve no top 10 em 1950, o que é sinónimo de demodé. Confesso que acho piada a Filomena e ao diminutivo Filó e acho que tem tudo para voltar a ser usado, mas ainda não me parece o momento certo. Como sempre, acho que a solução passa por usá-lo como segundo nome e até encontrei compostos muito interessantes na base de dados da AATT: 


  • Carlota Filomena
  • Clara Filomena
  • Emília Filomena
  • Luísa Filomena
  • Matilde Filomena
  • Sofia Filomena

Filomena  é um nome de origem grega e significa "amada" ou a "que ama a força". Praticamente não se usa em meninas portuguesas: em 2011 foi registado sete vezes e, desde aí, tem apenas sido alvo de dois registos por ano. 

10 comentários:

  1. Nunca tinha pensado nas semelhanças entre Madalena e Filomena :O

    Não gosto de Filó...

    E tenho uma amiga (à volta dos 20 anos) que se chama Joana Filomena e aquilo simplesmente não bate certo :p e ao olhar para estes compostos sugeridos pela Filipa lembro-me sempre disso.

    ResponderEliminar
  2. Não gosto muito de Filó prefiro Mena

    ResponderEliminar
  3. Olá, Felipa! Gostaria que falasse sobre p nome Maitê! Obrigada!

    ResponderEliminar
  4. Ola Filipa,

    Nao sei se ja foi informada, a Maria Guedes (Stylista) escolheu o nome Pia para a filha. Eu, clara defensora de nomes pouco comuns, gosto muito e fiquei surpreendida dado o filho mais velho ser Manuel.

    ResponderEliminar
  5. Não sabia, mas adorei a escolha, gosto muito de Pia! :)

    ResponderEliminar
  6. Honestamente não sou fã do nome e detesto Filó...no entanto a minha avó chama-se Filomena e só por isso simpatizo com o nome...mas é tratada por Mimi. Tenho uma prima em 2º grau também Filomena - em homenagem à minha avó que é madrinha e tia dela - e é tratada por Mena. Ambas gostam muito do proprio nome, ainda bem :)

    ResponderEliminar
  7. No meu caso, o nome Filomena já vem de família pois a minha avó chama-se Filomena e eu Patrícia Filomena, mas no entanto sempre detestei o Filó e Mena que são os apelidos que logo nos são dados pelos amigos e família.

    ResponderEliminar
  8. Vou na contra-mão da maioria daqui. Acho fofo o apelido Filó. E gosto de nomes comuns e antigos. Acredito serem tendência. Ficou cansativo nomes extravagantes. Sobre não ter muitos registros, acho ótimo! Prefiro que meus nomes preferidos e escolhidos para filhos e filhotes não sejam alvo de modismo. ☺️

    ResponderEliminar
  9. Minha bisavó muito amada, chamava Filomena. Tenho duas filhas gêmeas de 10anos e quero mais uma. Se Deus me abençoar com outra menina certamente se chamará Filomena! Acho nome forte, com apelidos fofos ao meu ver, sem contar que será uma linda homenagem à minha bisavó querida!♥️

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)