Já o disse aqui muitas vezes mas nunca é demais repetir: gosto muito do nome Dalila. Sim, estou familiarizada com forma como Dalila é retratada na Bíblia e reconheço que a história não abona mesmo nada a seu favor; até Eça de Queiróz não lhe resistiu, escrevendo no romance Os Maias:
- Aquela Rachel Cohen é divinamente bela, menino! Tu conhece-la?
- De vista.
- Não te faz lembrar uma mulher da Bíblia? Não digo lá uma dessas viragos, uma Judite, uma Dalila.. Mas um desses lírios poéticos da Bíblia... É seráfica!
Pois é, Dalila, que cortou os cabelos de Sansão retirando-lhe, dessa forma, a sua excepcional força, não é lá muito bem amada. Compreendo que haja quem não pretenda escolher para a sua filha um nome que se alicerça em valores tão corrompidos, mas continuo a achar que é apenas uma história e penso que é um desperdício que um nome tão ritmado seja perseguido pela má fama; assim, aplaudo os 94 pais que, desde 2011, escolheram este nome para as suas filhas. Todavia, o número de registos passou de 32 em 2011 para 13 em 2014.
Sabe-se que tem origem no hebraico Delilah mas o seu significado oscila entre "desejável", "sedutora" e "delicada".
Não gosto nada de Dalila, apesar de nem ser muito diferente de Camila, que adoro. Mas para mim aquele D inicial faz toda a diferença.
ResponderEliminarDalila é melhor do que Camila, Pilar! rs. A sonoridade me agrada.
EliminarGosto muito 😊
ResponderEliminarTenho uma prima Delila e por mto tempo nao gostava mto do nome dela mas sim, se tirar.mos os preconceitos, é um nome lindo e melodico
ResponderEliminarDelaila é permetido em Portugal?
ResponderEliminarGosto muito do nome e dá um bom diminuitivo, Lila, que também é nome próprio e também gosto deste último nome.
ResponderEliminarAdoro Dalila.
ResponderEliminarNão acredito muito que aceitem Delaila!
ResponderEliminarGosto da sonoridade do D inicial. E o grande senão que encontro em Dalila é mesmo a conotação com a personagem bíblica.
ResponderEliminarNão é um nome fantástico, mas é um bom nome e ganha ainda mais por não ser muito comum.
ResponderEliminarADORO o nome e tenho uma pena terrivel que o meu marido não goste! Acho que daria um bom par para o meu Mateus!
ResponderEliminarBeijinhos e Parabéns pelo blog.
Marisa
Eu tenho uma Dalila, nascida em 2014..!!
ResponderEliminarNão é muito comum, por isso o escolhemos..!
Um dos nomes que mais gosto...
ResponderEliminarE assim como a Sara, por ser um nome pouco comum, eu vou ter uma Dalila este ano :)
Eu tenho uma Dalila nascida em 2011!!!
ResponderEliminarAmo meu nome Dalila que foi meu pai que escolheu por não ser comum. Sou de 92
ResponderEliminar