Serafim & Serafina

29.1.15



Em 2009, quando já poucos conseguiam imaginar uma bebé chamada Serafina, a atriz Jennifer Garner, idolatrada por uns e odiada por outros por mediatizar o nome Violet, ousou resgatar Seraphina lá do fundinho do baú [nos EUA, tinha sido registado apenas em 50 meninas em 2008]. Sim, Violet também era um nome muito antigo mas em 2005 soava de forma moderna, enquanto Seraphina continuava empoeirado. A menina é muito fofa mas nem isso alavancou a popularidade deste nome nos Estados Unidos, ainda que tenha alcançado 168 registos em 2013. Os portugueses não costumam ser muito permeáveis a modas americanas no que respeita à onomástica mas, definitivamente, não seriam nomes como Serafim ou Serafina a fazê-los perder a cabeça, por mais poéticos que os nome até possam ser. 

De acordo com a Angelografia, os Serafins designavam a classe mais elevada dos anjos; possuidores de seis asas, eram os anjos que estavam mais próximos de Deus. O nome parte precisamente do plural do hebraico Saraph, que é "Seraphim". Por associação às figuras bíblicas, Serafim e Serafina significam "seres nobres". Daí que, quando alguém tem um ar angelical, possa ser adjetivado de seráfico. 
Segundo indica o SPIE, Serafim sempre foi mais popular do que a sua versão feminina, usando-se com relativa frequência entre 1920 e 1970 mas, desde então, os números têm vindo a diminuir drasticamente. Em 2014, foram registados apenas três meninos com este nome e não foi registada nenhuma Serafina. Como se pode ver, não são nomes apelativos para os dias de hoje, mesmo não se afastando muito de nomes tão populares quanto Martim e Carolina. 


9 comentários :

  1. Adoro Serafim! Acho Serafina giro.

    ResponderEliminar
  2. Amo os dois, acho tão lindos. Mas prefiro com PH. Seraphim e Seraphina.

    ResponderEliminar
  3. Já estou a imaginar que bastaria sugerir esses nomes para fazer muita boa gente soltar umas quantas gargalhadas. ; )

    Serafim ainda usaria, num nome composto e em segundo lugar. Agora Serafina... nááá...

    ResponderEliminar
  4. Não tinha opinião acerca desses nomes e pelo texto, passei a gostar. Muito lindos!

    ResponderEliminar
  5. Serafim lembra a cantiga do Herman: "Serafim Serafim soldado..." eheh =)

    Serafina lembra o Parque Recreativo do Alto da Serafina...

    Por isso nan, não me parece.

    ResponderEliminar
  6. Corrijo: Serafim Saudade (a memória falhou):)

    ResponderEliminar
  7. Eu amo Serafina, mas quando menciono este nome só recebo reacções negativas...

    ResponderEliminar

Com tantos nomes à escolha, vai mesmo ser apenas Anónimo? :)