Anamar & Maria do Mar

26.1.15


Num país tão ligado ao mar, com poetas que o descreveram como poucos, até me parece de espantar que ele não seja muito evocado nos nomes próprios. Não seríamos os primeiros a buscar inspiração na natureza, nem isso seria propriamente original, mas a verdade é que o Mar não faz parte do nome de muitos portugueses. Ainda assim, nos últimos tempos, ouve-se aqui e acolá referências a Maria do Mar e nos últimos dois anos já foram registadas 50 meninas com este nome. Anamar [que também pode ser visto como um diminutivo de Ana Maria] é menos popular, mas o número de registos duplicou de 2013 para 2014, passando de nove para 18 registos. 
Na minha opinião, a combinação de um nome clássico com um nome mais exótico, inesperado e poético é quase sempre perfeita. 
O que pensam destes dois nomes? 


6 comentários :

  1. Gosto de Maria do Mar, mas prefiro Maria Mar. De Anamar não gosto de todo, prefiro Ana Mar.
    Acho Mar um ótimo 2º nome :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Atualização: Gosto muito de Anamar, bem mais do que de Maria do Mar, que sinceramente acho um bocado enjoativo.

      Eliminar
  2. Prefiro nomes como Marina ou Marisol ou até Adriana.

    ResponderEliminar
  3. Anamar nao gosto, acho incompleto. Maria do Mar gosto muito. A versao curta Marimar é super fofa

    ResponderEliminar
  4. Para mim Mar como segundo nome é uma ótima opção. Prefiro Maria do Mar ou Maria Mar do que Anamar (quase de certeza que a maior parte das pessoas iria escrever separado...)

    ResponderEliminar

Com tantos nomes à escolha, vai mesmo ser apenas Anónimo? :)