O Nomes e mais Nomes dedica-se sobretudo aos nomes usados em Portugal, mas o interesse pelo que se passa do outro lado do Atlântico é constante, pelo que procuro todos os dias saber mais sobre as práticas de nomeação no Brasil. Assim, e de acordo com os dados cedidos ao blog pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de S. Paulo [ARPEN-SP], os nomes mais populares no Estado de S. Paulo, no Brasil, durante o ano de 1980 foram os seguintes:
Meninas
- Ana
- Maria
- Vanessa
- Fabiana
- Adriana
- Fernanda
- Luciana
- Patrícia
- Renata
- Daniela
- Cristiane
- Juliana
- Tatiana
- Elaine
- Alessandra
- Simone
- Sandra
- Márcia
Meninos
- Rodrigo
- Marcelo
- Carlos
- Anderson
- Fernando
- Fabio *
- Marcos
- José
- Ricardo
- Paulo
- André
- Leandro
- Alexandre
- Daniel
- Fábio *
- Luiz
- João
- Eduardo
- Marcio
- Alex
- Antonio
- Luciano
- Renato
- Adriano
- Edson
Conseguem identificar nesta lista a geração de 80 ou diriam que ainda reflete fortemente a geração de 70? Acham que estes dados também ilustram o que se passava noutros Estados ou parece-vos mais regional?
*Optei por manter a informação precisamente como me foi fornecida e é por isso que aparecem alguns nomes sem acento. No entanto, somando os registos de Fábio e Fabio o nome chegaria ao primeiro lugar do ranking.
*Optei por manter a informação precisamente como me foi fornecida e é por isso que aparecem alguns nomes sem acento. No entanto, somando os registos de Fábio e Fabio o nome chegaria ao primeiro lugar do ranking.
Nunca pensei que Ana e Maria fossem mais populares do que Fernanda ou Daniela. Pensava que Maria, sozinho ou num composto, fosse tipicamente português europeu.
ResponderEliminarAcho que alguns nomes fora de SP, pegaram como Ana, Maria, Daniela, Renata, Juliana. Mas alguns não pegaram tanto no meu estado. Ana e Maria aqui realmente são os favoritos em composto até hoje! Eu particularmente não gosto de Ana. Apenas Maria. Minhas tias por parte de mãe são Maria alguma coisa. Em minha filha quero colocar Maria Valentina. Acho mais interessante do que só Valentina. Porque gosto de compostos, acho lindo Maria e quero homenagear minha querida mãe.
ResponderEliminarAcho que estas listas refletem o que ocorria no restante do Brasil sim. :)
ResponderEliminarPenso que alguns desses nomes, como é o caso de Sandra, têm mais "cara" de anos 70. Vanessa parece mais anos 80. Senti falta de Aline, acho que em uma lista de 85, por exemplo, deve aparecer.
Olá, nenhum comentário sobre o post! rsrsrs Só passando pra dizer que amooo esse "Nomes e mais Nomes", acompanho o blog, grupo no face, curti a página, enfim. Parabéns viu, com certeza sou fã! =D :*
ResponderEliminargeração 90 xD
ResponderEliminarObrigada Paloma :)
ResponderEliminarCadê Bruno, Diego, Diogo, Rafael, Amanda, Bruna, Priscila...
ResponderEliminarPatrícia, recordo que este ranking só se refere ao ano de 1980. Ainda assim, pergunto-me se é possível que Diego seja mais popular no Brasil do que Diogo?! É que Diogo não aparece uma única vez no top 20 entre 2014 e 1980!
ResponderEliminarQuanto aos restantes nomes que apontou, aparecem pela primeira vez no top 20 nos seguintes anos:
Rafael em 1981;
Bruno em 1983;
Diego em 1984;
No caso das meninas, apareceram no Top 20..
Priscila em 1982
Amanda em 1986;
Bruna em 1989;
Diego é MUITO mais comum por aqui, pelo menos no meu estado (Minas Gerais).
ResponderEliminar