Cidália

em 12/11/14


Cidália não é um nome usado hoje nas crianças portuguesas - houve apenas um registo em 2011 - mas é um nome algo comum entre as adultas, o que o torna, pelo menos, familiar, talvez mais do que Cidalina. Os dados do SPIE mostram que se usou com maior predominância nos anos 60 e 70, mas o seu uso também se estendeu à década de 80. Com base nesta mesma fonte, aparece na 63.ª posição num ranking de nomes femininos mais usados em 1980, e na 49.º em 1950, subindo mais de cem posições face ao ranking de 1920. Já nos registos do AATT, aparece apenas quatro vezes, o que parece indicar que é um nome "moderno" entre nós, salvo seja. 
A sua origem é imprecisa: diz-se que poderá estar relacionado com o grego Kidalía, ou que se trata de uma alteração de Acidália, nome de origem latina, que era usado como epíteto de Vénus, deusa do Amor. 

Conhecem alguma Cidália com menos de 30 anos? A mais nova que eu conheço deverá ter mais ou menos essa idade... 

19 comentários:

  1. Conheço 2 :P mas quase nos 30... e também conheci uma Acidália...

    ResponderEliminar
  2. conheci várias Cidálias já... a mais nova deve ter agora 14/15 anos. Pessoalmente não gosto muito...

    ResponderEliminar
  3. Não conheço nenhuma Cidália, mas conheci duas Cidalinas, já falecidas. Uma era minha avó e a outra era uma prima que havia herdado o nome dela.

    ResponderEliminar
  4. Eu gosto da combinação Rosa Cidália ou Cidália Rosa.

    ResponderEliminar
  5. Não conheço nenhuma Cidália e não adoro a sonoridade que me faz lembrar de algo ácido. Mas Eulália, que não está muito longe, já gosto muito!

    ResponderEliminar
  6. tenho uma tia que se chama Cidalia que é gémea da Felicidade , Alexandrina e da
    Nazaré
    são no total quatro (quadrigémeas)
    com mais de 70 anos e com nomes que já não se utilizam nas
    crianças

    ResponderEliminar
  7. Boa noite, eu conheço:)
    Não só sou cidalia, como tenho menos de 30 anos, tenho 25. Pessoalmente adoro, não é muito comum entre jovens da minha idade, mas sou muito fácil de identificar entre conhecidos :)
    Os meus pais estariam indecisos entre Solange ou cidalia, e hoje acho que fizeram uma ótima escolha... :) my name is dalia... Ciiiidaliaa :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cidalia, obrigada pelo comentário! É sempre bom saber a opinião de um portador do nome e perceber que quem o tem, o acha especial! :)

      Eliminar
  8. Conheço algumas! Eu própria sou Cidália e tenho 28 anos. Conheço outra com a mesma idade, e ainda tenho uma cunhada com o mesmo nome, mas ela é um pouco mais velha, tem 33. Eu gosto do nome, soa bem e não é vulgar. :D

    ResponderEliminar
  9. minha filha chama-se Ana Cidalia. tem agora 5 meses. herdou o nome cidalia da avo. infelizmente nunca cheguei a conhecer minha mae mas dizem-me k era uma excelente pessoa, simpatica e amiga de ajudar

    ResponderEliminar
  10. Cedalia Rosa - Sou Brasileira herdei o nome de minha avó Cedalia e acho que vindo para o Brasil mudaram a grafia mas trata-se do mesmo nome Cidalia. Gosto pq aqui é um nome raro.

    ResponderEliminar
  11. Olá,gosto muito do meu nome, CIDÁLIA!Cá em Angola há poucas e isso torna o nome especial, fora do comum! o meu pai tinha uma amiga portuguesa na década de 80 e deu-me o nome dela. Nas escolas por onde passei sempre fui a única e agora tenho uma colega de trabalho com este nome.um colega meu também gostou, e deu a filha que deve estar agora com 8/9anos. amo meu nome...

    ResponderEliminar
  12. Olá eu chamo me Cidália e tenho 18 anos

    ResponderEliminar
  13. Olá, sou Cidália, tenho 64 anos. Nunca gostei muito do meu nome. Só há pouco tempo soube o seu significado: Fonte, água cristalina, a que cuida de todos. Existe algo melhor? Reconciliei-me com o meu nome!

    ResponderEliminar
  14. Eu sou Cidália e sempre gostei do meu nome. Diferente e única. Tenho 50 anos e soube de outras pessoas com esse nome, mas nunca encontrei nenhuma pessoalmente.

    ResponderEliminar
  15. Minha avó era Cidalia, por isso o nome de minha irmã é Cidalia também, por ser um nome muito peculiar, nunca conheci nenhuma outra. Acabei de chegar de Portugal e vi por lá, em todos os lugares que ia muitas lembranças (medalhas, chaveiros, pulseiras etc) com o nome, o que me despertou a curiosidade de saber se era um nome comum em Portugal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um nome que se encontra sobretudo em mulheres a partir de 50 anos.

      Eliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)