Alternativas a Luana

em 20/11/14


Desde 1997, já foram registadas em Portugal mais de 8 mil meninas chamadas Luana. Foi um nome que rapidamente fascinou muita gente e que, talvez por incorporar a palavra Lua, era visto como exótico mas, ao mesmo tempo, familiar, porque tinha uma terminação bastante comum entre nós. Em termos de ranking, Luana está hoje no seu auge, ocupando a 16.ª posição, mas os anos em que teve mais registos foram 2006 [732] e 2008 [762]. Acho que não é um nome que vá desaparecer do lote de nomes populares nos próximos tempos mas, para mim, deixou de ser apelativo. Neste momento, se tivesse que votar no duelo Luana vs Luna, optaria por Luna, sem sombra de dúvida. 

Sabendo que Luana não era um nome tradicional e que, mesmo assim, se impôs com muita facilidade entre os portugueses, acho que podemos arriscar um bocadinho na busca por alternativas viáveis a Luana. 

  • Floriana
  • Leónia
  • Liara
  • Lisana
  • Luamar
  • Luena
  • Oceana
  • Rosana
  • Solana


O que é que acham de Luana? Que nomes poderiam ser boas alternativas? 

11 comentários:

  1. Também sugiro:
    Lavínia
    Leila
    Lena
    Lana

    ResponderEliminar
  2. Olá, Filipa. Me chamo Yasmim, sou brasileira, e adoro seus posts. Minha paixão por nomes, veio de adolescente querendo saber mais da história do meu nome. Em questão do post, não gosto de Luana, para falar a verdade não gosto de nomes, terminados em ANA, e nem do próprio nome ANA. E com certeza prefiro Luna ou Luma, do que Luana. Obs: ( Filipa, é um nome lindo, e que não é nenhum pouco comum no Brasil, e está na minha lista de nomes femininos)

    ResponderEliminar
  3. Luana é muito feio, nome de piriguete.

    ResponderEliminar
  4. Luana nao utilizava numa filha mas gosto mais agora que sei que é Luisa+Ana

    ResponderEliminar
  5. É verdade que em irlandês Niamh se pronuncia Nív?

    ResponderEliminar
  6. Olá, Filipa eu queria saber se o meu nome é comum e permitido Portugal?
    Acho seu nome lindo.

    ResponderEliminar
  7. Luane, os seus dois nomes próprios são aprovados nas variantes Luana e Camila, os quais, neste momento, fazem parte dos nomes mais populares entre as crianças portuguesas, mas que não são propriamente recorrentes em adultas!

    ResponderEliminar
  8. Eu vendo os comentário de mau gosto sobre o meu nome😨

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)