Dario & Dário

em 28/10/14


Habitualmente, não tenho dúvidas sobre a pronúncia dos nomes usados de forma recorrente em Portugal mas, perante o nome de hoje, costumo hesitar, porque conheço pessoalmente uma pessoa que se apresenta como Dario e outra que se refere ao seu nome como Dário, ainda que, no bilhete de identidade, o nome não apareça acentuado. O Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado, indica que, por ter origem no grego Dareíos, "a pronúncia correcta é Dario, não com acentuação esdrúxula". Esta referência, por si só, admite que é um caso dúbio e a verdade é que, desde 2006, a lista do IRN passou a aceitar também o nome acentuado, permitindo o uso das duas versões e, nos últimos três anos, Dário tem ultrapassado os 20 registos, enquanto que Dario não ultrapassou os oito.
O nome Dario significa "o que possui o bem" e é reconhecido internacionalmente, sobretudo pela sua ligação ao Império Persa [fundado por Ciro e destruído por Alexandre] e à criação da Persópolis. É consideravelmente popular na vizinha Espanha, tendo sido o 48.º nome masculino mais usado por lá em 2013; foi também o 14.º nome mais usado na Suíça Alemã, em 2012. 

O que acham deste nome? De que forma o pronunciam?


Como pronuncia este nome?
Dário
Dario
Results


9 comentários:

  1. Os únicos que conheci até hoje, 3 pessoas, sempre os conheci por Dário... Aliás, pensava que o nome era acentuado.

    ResponderEliminar
  2. Sempre conheci Dário :)

    ResponderEliminar
  3. Eu prefiro Dário em razão da influência italiana em São Paulo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas os nomes italianos não são acentuados como informa no texto. Meu namorado é italiano, nos conhecemos há um ano e meio e conversamos sempre sobre nomes, e nunca vi um nome sequer em italiano com acento, o acento sempre é dado na versão em português dos nomes, em italiano e versões internacionais não. Já em francês os nomes geralmente são acentuados.

      Eliminar
  4. Segundo as minhas investigações a respeito do nome Dário e Dario, eu fico com Dario, sebem que têm o mesmo significado.
    Os meus pais quando me nasceram deram-me o nome de Dario Elias, e não Dário Elias.

    ResponderEliminar
  5. Me chamo Dário e prefiro assim ser chamado assim como escrevi.

    ResponderEliminar
  6. Só que há o sobrenome Dario (sem acento) e se pronuncia com a tônica no a. Pouco comum, mas existente na Itália.

    ResponderEliminar
  7. Meu pai e tio são gêmeos meu pai Dário e meu tio Dario
    Prefiro o nome do meu pai com acento acho mais bonito!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que moda feia de dar o mesmo nome aos filhos mudando detalhes ínfimos. O fato de serem gêmeos não significa que são cópia um do outro.

      Eliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)