Nomes marcantes da década de 90

em 29/09/14


Sempre tive alguma dificuldade em apontar os nomes mais marcantes da década de 90 porque ficava sempre com a sensação de estar a misturar nomes dos anos 80 com nomes do início do século XXI mas, agora que tive oportunidade de ver os números oficias, percebi que a minha perspectiva não estava totalmente errada. Veja a lista: 




Masculinos


  • João
  • Pedro
  • Tiago
  • Diogo
  • André
  • José
  • Ricardo
  • Luís
  • Bruno
  • Miguel
  • Fábio
  • Rui
  • Daniel
  • Carlos
  • Nuno
  • Rúben
  • Paulo
  • David
  • Francisco
  • Hugo
  • Gonçalo
  • Rafael
  • Filipe
  • António
  • Jorge
  • Alexandre
  • Marco
  • Vítor
  • Rodrigo
  • Sérgio
  • Manuel
  • Eduardo
  • Nelson
  • Mário
  • Bernardo
  • Leandro
  • Kevin
  • Hélder
  • Fernando
  • Guilherme
  • Flávio
  • Cláudio
  • Joel
  • Henrique
  • Emanuel
  • Samuel
  • Renato
  • Tomás
  • Marcelo
  • Gabriel 


Já está mais do que comprovado que João é o nome masculino mais tradicional no país, então não seria de esperar outro resultado. Assim, é o quarteto que se segue que,  meu ver, define a década de 90: Pedro, Tiago, Diogo e André. De  resto, nota-se ainda uma grande influência dos nomes dos anos 80, como Ricardo, Bruno, Rui e Paulo, e já era possível encontrar os nomes que mais se usariam na década seguinte, com destaque para Rodrigo, Gonçalo e Tomás. 


Femininos

  • Ana
  • Joana
  • Maria
  • Inês
  • Sara
  • Catarina
  • Mariana
  • Daniela
  • Andreia
  • Diana
  • Patrícia
  • Cátia
  • Jéssica
  • Marta
  • Cláudia
  • Beatriz
  • Vanessa
  • Tânia
  • Rita
  • Carolina
  • Sofia
  • Filipa
  • Raquel
  • Liliana
  • Carla
  • Bárbara
  • Bruna
  • Adriana
  • Sandra
  • Cristiana
  • Tatiana
  • Susana
  • Alexandra
  • Carina
  • Mónica
  • Soraia
  • Márcia
  • Sónia
  • Vera
  • Margarida
  • Helena
  • Laura
  • Mafalda
  • Marisa
  • Marina
  • Vânia
  • Rute
  • Paula
  • Débora
  • Rafaela 

Ana e Maria também não constituem surpresas, mas saliente-se que, à semelhança do que aconteceu com João, Ana esteve na primeira posição do ranking entre 1990 e 1999 e só viria a perder a liderança em 2005. Desta forma, também consideraria que os nomes marcantes da década foram Joana, Inês, Sara, Catarina e Mariana. Gostava ainda de destacar a presença de Jéssica no top 15, porque não restam dúvidas de que foi a sua década mais forte, tendo conseguido alcançar a 13.ª posição do ranking em 1993, 1994, 1997, 1998! 

Conhecem pessoas nascidas neste período de tempo? Os nomes delas estão nesta lista? 

21 comentários:

  1. Nascida em 95, bate certíssimo!

    (Joana Rita, isso é que é sina...)

    ResponderEliminar
  2. O meu filho nasceu em 1990 e chama-se Guilherme.

    ResponderEliminar
  3. joana e mesmo um nome dos anos 90 conheço imensas da minha idade

    ResponderEliminar
  4. Nascidas exatamente em 1990 tenho duas primas:Marta e Vanessa.

    ResponderEliminar
  5. Tenho uma prima nascida em 1996 chamada Jéssica!

    ResponderEliminar
  6. Também sempre tive essa ideia da década de 90. Aquela década em que ainda há Sónia e Tânia, mas que também já há as Beatrizes. Foi a década da mudança :P

    Gostei muito deste post :)

    Já agora conheço imensos Gonçalos do fim da década de 80, eu sou de 86 e sempre tive Gonçalos nas turmas e na faculdade.

    ResponderEliminar
  7. O meu irmão nasceu em 1997 e é Diogo!

    ResponderEliminar
  8. As minhas primas Vanessa ( 1993), Iara ( 1996) e Patrícia ( 1998)

    ResponderEliminar
  9. Nasci em 96 mais que a mamae não ce ligou muito nessa lista pq meu nome é esquisito pra caramba ( Jasciane)

    ResponderEliminar
  10. sou uma Sara Alexandra mesmo do fiim dos anos 90... não falha ahah

    ResponderEliminar
  11. Sara Filomena
    Nome moderno + Nome pouco usado = Estranha combinação de sempre :)

    ResponderEliminar
  12. Eu diria que os nomes de 1992 são João Pedro e Ana Rita. Conheci imensos!

    ResponderEliminar
  13. Sou de 93... E tive muitas colegas e amigas Jéssica realmente dominaram os anos 90 e Letícia também (que não vi na lista)

    ResponderEliminar
  14. Sou de 1999 e sou Débora. Meu pai estava ligado nas tendências pelos vistos.

    ResponderEliminar
  15. Bate mesmo certo! 😊 nasci em 1992 e sou Diana 😂

    ResponderEliminar
  16. O meu é Catherine pelo visto minha mãe só trocou o catarina

    ResponderEliminar
  17. A minha filha chama se Carlota. É de Setembro de 1994.

    ResponderEliminar
  18. Me chamo Lucineia nasce dia 15-08-1990
    Às 10:10

    ResponderEliminar
  19. Sou Diana e sou de 92 :) mas acho que acrescentaria Madalena nessa lista, conheci imensas Madalenas da década de 90

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)