#Perceba em que medida é que a opinião de terceiros é importante para si
Não deve haver nada mais desagradável do que escolher com todo o carinho o nome do bebé que está a caminho, partilhá-lo com quem se gosta e ouvir em retorno um rol de críticas. Especialmente quando a percepção negativa se baseia apenas no gosto pessoal ou em associação a determinadas palavras. A verdade é que toda a gente tem uma opinião a respeito dos nomes e nem sempre a partilham da forma mais delicada. Se é permeável à crítica, pondere a possibilidade de não partilhar o nome até que este esteja plenamente definindo, caso contrário, poderá encher-se de dúvidas.
Concordo plenamente. Infelizmente há casos em que os pais optam por nomes que a família aprove, mesmo que não sejam do gosto do casal...
ResponderEliminarPorque isto e aquilo e não sei mais o quê... porque simplesmente é uma questão de gosto pessoal motivada por direntes razões... é preciso estar preparado para os comentários menos positivos porque há sempre... ;-)
ResponderEliminarConcordo a 1000000%... infelizmente passei por essa experiência desagradável, do meu 1° filho.... vi tantas caras enrugadas, tantas criticas, tanto franzir de de sobrolho, k me deixavam magoada! Ainda assim mantive o nome k queria. E prevaleceu a minha vontade. Da 2° gravidez n contei a ninguem o nome, nem o sexo... e foi a melhor opção... todos ficaram a saber nome e sexo, qdo o bebe nasceu.... evitei ficar magoada novamente, foi o melhor.
ResponderEliminarJá recebi uns quantos olhares quando digo os nomes de que gosto, mas nem quero saber! Nisso acho que os pais são soberanos: somos nós que fazemos os filhos, lol, portanto somos nós que escolhemos os nomes! :P A família e os amigos têm que aceitar e respeitar.
ResponderEliminarNa minha opinião, a opinião dos pais é a mais importante mesmo que os outros não gostem ou torçam o nariz, a opinião final será sempre dos pais.
ResponderEliminarTenho uma amiga que tem uma Benedita de 2 anos e está grávida de outra menina mas mesmo no final da gravidez continua indecisa em relação ao nome. Ela gosta de Clara, o pai de Caetana mas nenhum dos dois consegue chegar a um consenso. A parte boa é que nenhum dos dois exclui outras opções. Eu já sugeri Carolina mas os pais não gostam de nomes muito populares...o que é que a Filipa sugere?
Marta, acho tanto Clara como Caetana boas opções, além de ligarem bem com Benedita.
ResponderEliminarhttps://docs.google.com/file/d/0B_CrmolI_tKqRXhUS3pjcmMtdWM/edit?pli=1
Este link mostra o número de registos de cada nome feminino em 2013, se quiser mostrar à sua amiga, caso ainda não tenha visto :) Deixo algumas sugestões, do mais para o menos popular:
- Alice
- Constança
- Letícia
- Vitória
- Camila
- Filipa
- Júlia
- Carlota
- Luísa
- Juliana
- Carminho
- Valentina
- Violeta
- Isabela
- Salomé
- Lorena
- Emília
- Elisa
- Aurora
- Julieta
- Serena
- Cecília
- Elena
Marta,
ResponderEliminarPara irmã de Benedita, que significa "bendita, abençoada, louvada", sugiro nomes que possuem significados semelhantes, tais como:
- Ariadna, "muito santa";
- Augusta, "venerada, consagrada";
- Beatriz, "bem-aventurada";
- Ticiana, "venerável".
Infelizmente esta acontecendo comigo, escolhi Teodora ou Teodoro (ainda nao sei o sexo do bebe), e as criticas estao sendo muito negativas, arrumando apelidos que nao tem nada a ver, tipo ai vai ser chamada de dora, dorinha, nossa e o teodoro e cade o sampaio? (Teodoro e Sampaio, dupla sertaneja no Brasil). Mas nao me importo, estou certa da minha decisao.
ResponderEliminarNem ao menos sabia da existência dessa dupla sertaneja, Teodoro e Sampaio. Neste caso seria bom desistir do nome. A 'zoação' já começou antes mesmo da criança vir ao mundo.
ResponderEliminarO problema é que a maioria dos pais têm ideia fixa, depois de escolherem um nome não há 'cão' que o façam mudar de opinião. A coitada da criança é quem paga o 'pato'.
ResponderEliminarMarta, não sei se vai ver este comentário mas então qual foi o nome que a sua amiga escolheu para a bebé? :D
ResponderEliminar