Cecília

em 22/08/14


É certo e sabido: sempre que há um debate sobre a importância dos significados, [e falamos disso muito recentemente no grupo do Facebook] aparece alguém que cita o exemplo de Cecília como um nome bonito mas cujo significado - "cega" -  pode inviabilizar o seu uso. Honestamente, não é o adjectivo mais poético que podemos encontrar mas, para mim, isso só seria problemático se fosse literal. Como não é o caso, só me vejo na presença de um nome delicado, muito feminino e que se está a tornar contemporâneo.
Cecília é um nome com tradição entre os portugueses mas, com a revolução dos anos 80 e 90 foi caindo em desuso. Hoje, no entanto, com a popularidade de nomes como Alice, Camila, Laura, Matilde e Amélia, tem tudo para poder regressar com sucesso, mas em 2013 ainda se ficou pelos dezoito registos. 
No Brasil também não anda pelo topo do ranking, mas no Estado de S. Paulo foram registadas mais de 600 meninas com este nome em 2013, o que equivale à 63.ª posição do ranking de grafias combinadas.  


28 comentários:

  1. Gosto muito do nome Cecília, desde criança. Na altura a minha mãe deu-me um livro cuja protagonista se chamava Cecília e comecei a gostar muito desse nome. Não sabia que significava cega. Mas há tantos nomes com significados menos "interessantes" e não deixam de ser usados. Por exemplo, alguns sites atribuem ao nome Diogo um significado relacionado com o demónio, e, esse é um dos nomes masculinos mais populares (do qual gosto bastante, por acaso).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu pesquizei e só este site fala isso, o resto tudo fala que se significa Gardia da musica e inteligente

      Eliminar
  2. *Claro que os tais sites de que falei podem não ser fidedignos, mas, sempre que procuro o significado desse nome (Diogo), aparecem quase sempre as tais referências ao demónio.*

    ResponderEliminar
  3. No Brasil é o 37º mais usado em 2013. Eu acho lindo.

    ResponderEliminar
  4. Acho lindo, mas não o usaria por causa do significado. Nos meus critérios de escolha levo em consideração o significado e a sonoridade, em seguida vejo como está a popularidade do nome.

    ResponderEliminar
  5. Muito obrigada, Filipa!
    Você acredita que a menina que você escolheu para a foto é parecida com o meu filho mais velho e lembra uma foto antiga da minha mãe? Será que foi coincidência ou premonição? rsrsrs
    Eu e meu marido tínhamos esse nome na cabeça há muito tempo. Chegamos até a enjoar dele (como costuma acontecer com os nomes que escolhemos com muita antecedência). Flertamos com Olívia, tive uma fase em que o nome Maria Teresa ficou fixo em minha cabeça (não era Teresa, mas sim, Maria Teresa), mas voltamos ao nosso plano original...
    Não ligo para significados dos nomes, a não ser que seja literal, o que não é o caso de Cecília. O nome logo me remete à Santa Cecília (mártir romana, padroeira dos músicos) e Cecília Meirelles (poetisa brasileira).
    Não sei se é impressão minha, mas comecei a ver mais Cecílias entre pequeninas após saber que estava grávida de uma menina, tal como aconteceu com o meu filho mais velho (Murilo).
    Na verdade, fiquei com muita vontade de colocar Maria Cecília, mas meu marido não é fã de nomes compostos e somando o prenome aos sobrenomes (apelidos), ficaria realmente um pouco extenso.
    Abraços.

    ResponderEliminar
  6. Uma grande amiga minha engravidou na adolescência, com 17 anos.
    Ela irá ter gêmeas em principio em Novembro e esta intessiza entre estes nomes:

    Ariane e Ariele

    Aliana e Arabela

    Gostava de saber quais dos dois é melhor para lhe mostrar este saite para ver qual a decisão dela.
    brigada aos que fizerem o favor de responder a questão questionada c:

    ResponderEliminar
  7. Cátia, das sugestões que apresentou prefiro Aliana e Arabela, por serem mais distintos um do outro :) Ariane e Ariele, na minha opinião, são demasiado semelhantes

    ResponderEliminar
  8. Não gosto muito de Cecília. Para mim, é daqueles nomes "vintage" que não me fazem o clique -ao contrário de Amélia, por exemplo.

    ResponderEliminar
  9. Suspeita para falar! É o meu preferido! :- )Doce, suave, puro encanto...

    ResponderEliminar
  10. Eu tenho uma bebé que se chama Cecília, um menina de 3 anos que se chama Ester, e um de 5 que se chama Caio, e meu marido se chama Duarte

    ResponderEliminar
  11. É bonito e o diminutivo Sissi é um amor.
    Mas o significado não é dos melhores, não usaria!

    ResponderEliminar
  12. O significado do nome é levado em consideração desde os tempos primitivos, basta conferir na Bíblia, logo no primeiro livro (Gênesis).

    ResponderEliminar
  13. Não desgosto, mas também não é dos meus preferidos.

    ResponderEliminar
  14. Alda, parabéns pela menina. Eu gosto de Cecília.

    ResponderEliminar
  15. Assim como Cecília - com a vantagem única de possuir uma boa sonoridade -, há outros nomes cujos significados não são nada promissores. Só os escolheria caso não tivesse instrução e nem quem me alertasse para o fato.

    ResponderEliminar
  16. Estou grávida de 6 meses de uma menina, qual nomes que vocês mais gostam?

    ResponderEliminar
  17. Filipa, Vívian é aprovado?

    ResponderEliminar
  18. Lara, a lista do IRN diz que Vivian é proibido, tendo como alternativas Viviane e Viviana!

    ResponderEliminar
  19. Não gosto de Cecília, a primeira Cecília que tive contato foi há uns 2 anos atrás. Uma pequena de 3 anos, sinceramente não achei que o nome combinava com ela, ela era tão linda e repeti mil vezes Cecília e olhando pra ela e ela não tinha mesmo cara de quem se chamava Cecília. Depois fui saber o significado, hoje em dia eu não gosto mesmo. Há tantos nomes mais bonitos que Cecília e com um significado mais lindo que este. Bom mais sei que muitos não partilham da mesma opinião que a minha

    ResponderEliminar
  20. Cátia,

    Tenho outras sugestões que talvez goste. Veja:

    Alana e Anabela.

    Arabela e Araceli.

    Gosto mais da primeira sugestão porque só tem em comum a letra inicial, mas o som é diferente.

    ResponderEliminar
  21. Cecília é um nome comum na minha família (primas), é giro, mas não acho nada de especial.

    ResponderEliminar
  22. Cátia,

    Gostei bastante das sugestões de Isadora.
    Alana e Anabela são lindos, têm em comum a letra inicial, o som nasal que os tornam delicados, além do significado. Alana significa bela, graciosa; já Anabela é um composto de Ana + Bela.
    Arabela e Araceli também são lindos, em comum têm a primeira sílaba, ara, e o significado. Arabela significa altar belo; e Araceli, altar do céu.

    ResponderEliminar
  23. Olá, Filipa. Trocámos um e-mail sobre este tema :) Graças a si e ao artigo do Ciberdúvidas que me referenciou, percebemos que etimologicamente não existe relação entre "Cecília" e "cega". Ainda assim, se alguém vier com esse argumento, usarei a analogia da (eventual) cegueira com a Justiça e a imparcialidade. Com uma sonoridade doce, melódica e delicada mas ao mesmo tempo um nome determinado e confiante. Assim o vemos. E esse é o nome por nós eleito.

    ResponderEliminar
  24. Os pais que escolherem nomes suscetíveis a comentários desagradáveis devem ficar prevenidos, ou seja, devem acalmar os ânimos!

    ResponderEliminar
  25. Cecilia a mim só me faz lembrar a padroeira da música e isso é muito bonito. Vi aqui o diminutivo sissi e achei muito bonito.

    ResponderEliminar
  26. Adoro Cecília, mas não consigo imaginar o nome para irmão ou irmã que acompanhe a mesma sonoridade. Será que tem algum nome?

    ResponderEliminar
  27. Amo Cecília. Tanto é que minha filha caçula é Cecília. Nunca mentalizei que seria esse o nome de uma das minhas filhas ( a outra é Clara). Mas após a a Clara, que era o meu nome preferido, começou uma voz de fundo a dizer Cecília. Acho que tem muito a ver com eu ter sido criada num bairro chamado Santa Cecília. A Cecília ama o nome dela. Adora. Adoro ser pouco comum. Já no hospital a médica falou, " a quanto tempo não via uma Cecília". Adoro a sonoridade, acho límpido. E sendo Santa Cecília a padroeira dos músicos, mais bonito ainda. Quanto a cegueira, quando pesquisei o nome, apenas por curiosidade, não vi esse significado. Mas também se soubesse não mudava por isso. O nome estava destinado na minha vida.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)