Estrela

em 02/05/14


Às vezes dou por mim a pensar na reacção que os nossos antepassados teriam ao ouvir alguns dos nomes que usamos agora. O contraste chega a ser brutal mas há pontos em comum: hoje adoramos Violeta, antigamente preferiam Branca; hoje usamos Clara, no passado escolhiam Cândida. Genoveva e Eva, Joaquina e Carolina, Rosa e Margarida... Gosto de encontrar estas interseções porque acredito que lembrar que existiu outrora uma tradição pode ajudar a simpatizar mais com alguns nomes. E o nome tradicional que quero recordar hoje é Estrela. Numa altura em que nomes como Íris, Violeta ou Flor estão na lista de nomes mais usados, juntamente com Bianca e Luna, parece-me que Estrela poderia encaixar-se sem grande controvérsia. 
Sim, o seu significado é literal, mas não vejo mal nenhum em ter um nome que remete para algo tão bonito e poético. Deriva do latim Stella, que pode ser registado em Portugal como Stela, de onde também deriva Estela. Vi o seu uso ser associado à Estrela de Belém que guiou os Reis Magos e li ainda uma referência que o aponta como uma invocação a Nossa Senhora, Estrela da Manhã. Talvez por isso fosse frequente usar-se Estrela como segundo nome, precedido da partícula "da". Maria da Estrela é a combinação mais frequente, mas noutros tempos era possível conhecer uma Rosa da Estrela ou até uma Carlota da Estrela. 

8 comentários:

  1. Primeiro conheci o nome Stela, uma vizinha da minha avó, só mais tarde conheci uma Estela e só recentemente conheci duas Estrelas (mãe e filhas, com uns 90 e 60 e tal anos).

    Aprovo os 3, mas o meu preferido é mesmo Stela, talvez por essa Sra ter sido uma espécie de ama para mim.

    ResponderEliminar
  2. Prefiro Stela..."sstela" como em inglês.

    ResponderEliminar
  3. Aqui na minha cidade existe família com o sobrenome Estrela, por isso não o usaria como prenome. Gosto de Estela e de Ester e também de Estelina.

    ResponderEliminar
  4. Conheço várias Stella Maris (estrela do mar). No Brasil há uma praia Stella Maris, em Salvador capital da Bahia.

    ResponderEliminar
  5. Gosto tanto da grafia latina Stella quanto da portuguesa Estela. Contudo, não me agrada nem um pouco a grafia Stela com um L apenas, é invenção.

    ResponderEliminar
  6. Gosto muito de ler um Salmo que diz que Deus chama todas as estrelas pelos respectivos nomes, uau! Na minha lista tenho nomes que significam "estrela": Stella, Astréa, Ester, Estela, Taína, Soraia. Mas o nome Estrela não sei se o escolheria.

    ResponderEliminar
  7. Gosto muito desse nome, é um nome Hippie sem deixar de ser tradicional. Acho que nessa lista entra os nomes Marisol e Rosa que são nomes que podem ser meio hippies e tradicionais ao mesmo tempo. Já de Stella/Estela eu não gosto, me lembra costela. Você disse sobre estrela da manhã e me lembrei do nome Danica que tem esse significado. Este nome é aprovado em Portugal? Há uma piloto com este nome na fórmula indy e eu acho lindo

    ResponderEliminar
  8. A associação do nome Estela a costela só faria sentido se comentado no post Brincadeiras em torno do nome. Neste soa um tanto grosseiro.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)