Nomes polémicos

em 29/04/14


Desengane-se quem acha que a escolha de um nome não rende horas e horas de conversa. Os mediáticos Jorge Kapinha e Mafalda Teixeira perceberam isso há algum tempo e ontem o assunto invadiu blogs e redes sociais depois de eles terem decido oferecer 50 euros a quem adivinhasse o nome do bebé que acabou de nascer. Fazendo ótimo uso do apetite geral pela controvérsia, lá foram divulgando que o nome poderia ser "polémico". 
Ora, eu diria que a lista de nomes aprovados e proibidos divulgada pelo IRN condiciona bastante a escolha de um nome dos pais de nacionalidade portuguesa, mas pergunto-vos: qual seria a vossa lista de nomes polémicos? 

27 comentários:

  1. Polémico na Páscoa, sem acentos nem cedilhas, reconhecível... Meio do alfabeto... Acho mesmo que é Judas.

    ResponderEliminar
  2. Para eles polémico deve ser tipo diferente.... mas não tão polémico assim. Talvez Luca.

    ResponderEliminar
  3. Como não pode ser com K, vai ser com J.
    Vai ser JasMIM - MIM - MIMikas.

    ResponderEliminar
  4. Eu acho que vai ser Lucas.

    ResponderEliminar
  5. Já agora, aproveito para perguntar uma coisa. Não tem nada a ver com o tema, mas é uma curiosidade minha. Guiomar é um nome masculino ou feminino? É que já conheci pessoas de ambos os sexos com esse nome...

    ResponderEliminar
  6. O livro "Nomes para as Crianças da Nova Era" (Osmar Barbosa), informa que é nome feminino: Guiomar (teutônico) - Gloriosa.

    ResponderEliminar
  7. - "Qual seria a vossa lista de nomes polémicos?"

    Visto que o termo polêmico também designa tema sujeito a meditação, dessa forma, cito os nomes a seguir por estarem relacionados a fatos históricos marcantes ou simplesmente pelo significado:
    1 - Bíblicos
    1.1-Caim, Herodes, Pôncio, Judas.
    1.2-Sear-Jasub, "um resto se converterá"(nome do filho de Isaías); Ruhama, "aquela que inspira afeição" (do livro Oséas); Emanuel, "Deus está conosco" (e os demais nomes atribuídos a Jesus: Cristo, Messias, Salvador, Joshua); Maria, para o qual existem cerca de 70 interpretações, segundo alguns autores.
    2 - Históricos: Adolph, Sadam.
    3 - Mitológicos: Édipo, Laio, Hades.
    4 - Significado: Cecília, "a cega"; Cláudio, "o coxo, o que manca"; Dejanira, "a que arruína o marido".

    ResponderEliminar
  8. Acho que o palpite da Maria tem tdo a ver! Jasmim. Um menino com nome de flor tb é polémico! e ainda, meio do alfabeto, duas silabas, sem acentos e cedilhas, internacional, fácil de dizer, pode ter mimikas como diminutivo.
    Maria corra para ganhar 50€...lol

    Mas sinceramente não acredito, acho que estão a fazer circo para aparecerem, estou a espera de um Kévim ou um Enzo.

    E depois há algo que não bate certo, o sr Kapinha primeiro disse que o nome não podia ser motivo de chacota e depois diz que é polémico, acho mt dificil um nome polémico não ser motivo de chacota, mas pronto. Vai-se a ver e não é nada polémico é só mesmo para eles venderem o seu peixe.

    ResponderEliminar
  9. Sónia, Judas é um óptimo palpite!! :)

    Joana, nos dicionários que consulto Guiomar aparece referido como Feminino; até encontrei uma referência a Guiomário, "masculino de Guiomar".

    Quécia, óptima lista, só não concordo tanto com o ponto 4, apenas porque não são literais, ou seja, se ouvir chamar por Cecília não imagino de imediato uma pessoa cega...

    ResponderEliminar
  10. Obrigada pelas respostas. =)

    Mas então, como é possível ter conhecido pessoas do sexo masculino, portugueses, filhos de portugueses, chamados Guiomar? Conheci dois: um senhor mais velho e um rapaz mais ou menos na casa dos vinte...

    Jasmim seria sim um nome polémico, mas o Kapinha disse que queria um nome com K...

    ResponderEliminar
  11. Era mesmo essa a razão da minha dúvida... sempre pensei que Guiomar era um nome feminino, por isso é que nunca entendi estes dois casos...

    ResponderEliminar
  12. Joana, a lista do IRN existe há poucos anos. Antigamente as restrições de nomes eram "conforme dava na telha da pessoa que estava no registo".

    ResponderEliminar
  13. Como considero a sociedade portuguesa algo conservadora no que toca aos nomes próprios creio que os que conseguem o pódio como nomes polémicos são os estrangeiros ou os que soam a "importação" em par de igualdade com os nomes que a Filipa tem no post intitulado retro.

    No geral concordo com a lista da Quécia, mas não diria que todos os nomes bíblicos são polémicos. Uns são, mas outros não. E Salvador para mim não é nada polémico...

    Na realidade a polémica que o nome pode ou não despoletar depende em grande medida do meio onde a família se insere, não?! Há aquele grupinho de nomes seguros que sempre se usaram e que por isso ninguém estranha. Não causa sensação, mas também não causa desilusão.

    Depois quem escolhe um nome menos usual irá cruzar-se, antes ou depois, com um olhar de censura e um comentário de reprovação. Afinal, gostos são gostos e ainda bem que não gostamos todos do mesmo.

    Por último, também acho que este secretismo está é a servir o efeito mediático e assim sempre dura mais uns diazinhos... A ver vamos se afinal é assim tão polémico.

    ResponderEliminar
  14. Também acho que "polémico" foi o adjectivo escolhido para criar ruído...


    ResponderEliminar
  15. Considero polêmicos os nomes enquadrados nas seguintes situações:
    a) grafias inventadas;
    b) nome composto formado por variante portuguesa & variante estrangeira;
    c) falta de imaginação (uso de nomes que estão na moda).

    ResponderEliminar
  16. Escolhi o nome Salvador para meu filho, em homenagem ao meu avô. Achava que não teria problema, vez que na minha cidade os nomes religiosos são apreciados. Por ser um nome carregado de misticismo, e atualmente quase não se usa, os adultos cuidam em emitir opinião inoportuna que logo é assimilada pelos jovens, e haja polêmica! Soube que um professor de meu filho, chamado Messias, também é alvo de comentários dessa natureza.
    Na minha lista de nomes próprios sujeitos à polêmica, cito os que são diretamente relacionados com Deus (Javé, Jeová, etc) e com Cristo (Jesus, Salvador, Messias, etc).

    ResponderEliminar
  17. Para mim nomes polémicos são nomes diferentes que chocam as pessoas. O português está habituado a meia dúzia de nomes e fica chocado facilmente. Tenho uma filha de 4 meses a quem chamei Mia e as reacções têm sido do "coitadinha", ao riso que nao conseguem controlar ou o silêncio prolongado. O que prova que para essas pessoas é um nome polémico. Alem dos biblicos referidos e dos diferentes tambem considero polemicos conjugacoes de nomes como catia vanessa ou jessica beatriz...

    ResponderEliminar
  18. Bom dia. Gostaria de pedir sugestões de nomes compostos com Diogo. Obrigada.

    ResponderEliminar
  19. Aquilo que me ocorreu foi Jorge Kenzo. Mas não tem nada a ver com a Páscoa. E depois lembrei-me de Jorge Kristo e isto, sim, pareceu-me polémico... Será aprovado?

    ResponderEliminar
  20. Aposto num Jorge Jesus...

    ResponderEliminar
  21. Diogo António
    Diogo Caetano
    Diogo Elias
    Diogo Francisco
    Diogo Gabriel
    Diogo Isaac
    Diogo José
    Diogo Lopo
    Diogo Mateus
    Diogo Rafael
    Diogo Samuel
    Diogo Silvestre
    Diogo Teodoro
    Diogo Vicente
    Diogo Xavier
    Diogo Zarco

    ResponderEliminar
  22. Bárbara, aceito que existam pessoas que não gostam de Mia mas não consigo entender mesmo o "coitadinha"... Não é tão invulgar assim, certo?! :)

    Quanto a nomes polémicos, depois de muito pensar no assunto, o único nome que conseguiria rotular assim é Anaís, porque acho que haveria uma chuva de comentários grosseiros a lembrar que o nome sem acento significa outra coisa...

    ResponderEliminar
  23. Eu nao acho, mas sou suspeita :) mas temos as mais variadas reacções. O que nao me leva a arrepender do nome que escolhi. Adoro!

    ResponderEliminar
  24. Filipa, Mia é ainda é polémico mesmo já sendo mais comum, porque para muita gente Mia é um diminutivo, e é estranho que uma pessoa leve um diminutivo como nome, por isso é "coitadinha" porque não tem um "nome a sério". Para outras o gato é que mia!
    É mais por aí e não pela invulgaridade. Porque a minha sobrinha bebé chama-se Nair , muito menos comum, e não tem causado polémica nenhuma, coitadinha também nunca ninguém lhe chamou.

    ResponderEliminar
  25. O nome Mia é o mais polêmico que conheço, principalmente quando forma composto, por exemplo, Mia Lara (ou Lara Mia).

    ResponderEliminar
  26. Acho Gina um nome feminino polêmico e Bráulio o masculino.

    ResponderEliminar
  27. Acho que é suscetível à polêmica o nome Gia, por ser prontamente associado ao nome jia (designação regional às rãs).

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)