Safira

19.2.14



Em 2011, aquando de uma reportagem sobre uma menina com este nome, Safira teve um grande impacto mediático e, coincidência ou não, Safira surgiu em 2012 no lote de cem nomes femininos mais usados em bebés. O número de registos anuais não é muito elevado mas, entre 2012 e 2014, já foram regiradas mais de cem menina portuguesas com este nome. 

A propósito do nome Safira, escreveu José Leite de Vasconcelos no III Volume dos seus Opusculos, em 1931: 

"Safira, como nome de mulher, é antigo. Já no Novo Testamento figura com ele a mulher de Ananias (…). Na língua arcaica portuguesa não o conheço, porém: somente no uso moderno (…). Quem aplica o nome Safira o não entroncará no do Novo Testamento, mas lhe liga a ideia contida no substantivo comum safira, isto é, “pedra fina”. Efectivamente, em todos os tempos se costumou impor à mulher, como ser mimoso e delicado, um nome tirado de cousas graciosas da Natureza - flores, aves, insectos, jóias, e ipso facto pedrarias – nome que o homem às vezes também comparte.
Além de Esmeralda e Granada, a nomenclatura portuguesa ministra outros nomes (de homem e de mulher) para se juntarem a Safira, os quais são, Aljôfar (pérola), Diamantino & Diamantina, Esmeraldo, Gema ou Gemma, Jacinto, Margarida & Margarido, Obsidiana, Pérola, Rubim ou Rubí. (…)
Reportando-me unicamente a Safira, notarei que a pedra deste nome já era muito apreciada em Portugal na idade-média (…). Nos tempos medievais ligava-se muitas vezes virtude mágica às pedras preciosas (…). Por isso se compreende que se escolhesse Safira para nome de mulher".  

9 comentários :

  1. Hummm... e agora, de repente, estou nas Índias por entre o cheiro a canela e a cravinho e alguém na rua evoca a beleza da sua amada Safira! ; )

    ResponderEliminar
  2. Aljôfar acho tenebroso! eheh
    Muito interessante a parte em que refere que se atribuem às mulheres nomes de coisas belas e preciosas :)

    ResponderEliminar
  3. Off topic: no outro dia já tinha vindo cá perguntar-lhe se sabia o nome da bebé da mafalda pinto leite. Hoje percebi, pelo instagram da mesma, que a bebé se chama Graça. E adorei! :)

    ResponderEliminar
  4. Também gosto bastante de Graça! :) Eu andava atenta ao Facebook e ao Instagram, mas ela nunca respondia às inúmeras perguntas que lhe faziam a respeito do nome!
    Ainda sobre a Mafalda... será que a filha mais velha é mesmo Marina Morena? http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=2055093

    ResponderEliminar
  5. Não via graça em Safira até ler este post. Gostei! ;)

    ResponderEliminar
  6. Safira até fica bonito, mas não é de todo um nome para dar a uma filha. Quanto a Aljôfar só posso dizer "Credo"!

    ResponderEliminar
  7. Safira até fica bonito, mas não é de todo um nome para dar a uma filha. Quanto a Aljôfar só posso dizer "Credo"!

    ResponderEliminar
  8. Safira em principio sera o nome da minha filha :) è exotico é diferente é unico é valioso e é muito raro encontrar em Portugal este nome :)



    ResponderEliminar
  9. Quando eu tive minha menina ser deus quiser vai ser chama anna safyra

    ResponderEliminar

Com tantos nomes à escolha, vai mesmo ser apenas Anónimo? :)