Romão

em 03/02/14


A ideia pode até ser pouco poética mas não tenho a menor dúvida de que as revistas cor-de-rosa e os programas de entretenimento são uma grande fonte de inspiração no que respeita à escolha dos nomes dos bebés. O mediatismo tem mesmo impacto na escolha dos nomes, ainda que de forma indirecta. As novelas, em particular, ajudam não só a disseminar nomes que já são populares [é até frequente ver personagens com nomes pouco adequados à sua idade], como ajudam a impulsionar o uso de nomes que não se ouvem tanto.
Gostaria muito que viesse a ser o caso de Romão, nome do vilão da nova novela da TVI, O beijo do Escorpião, que só foi registado por duas vezes. Quanto às restantes personagens, não há grandes novidades no que respeita aos nomes, mas é engraçado perceber que o nome da protagonista, uma miúda com pouco mais de 20 anos, é Alice. No mesmo sentido, na novela da SIC, Sol de Inverno, existe um casal de jovens adultos cujos nomes são Matilde e Salvador.

Romão é um nome que remete para a Idade Média portuguesa e está relacionado com Romano, através do latim Romanus. 

18 comentários:

  1. Eu reparei logo em Romão! :)
    Apesar de não gostar muito...
    E nessa mesma novela há uma grávida de um José, e numa cena uma amiga perguntava "Vais chamar José ao teu filho?" - "Vou porquê achas demasiado antiquado?" -" Não! Ao menos não é mais um Bernardo ou Martim " LOL :)

    ResponderEliminar
  2. O que tem graça porque José tem mais registos que Bernardo (quase o dobro)...Mas pronto, conseguiu passar a mensagem de que há nomes que já se estão a tornar muito enjoativos ! :)

    ResponderEliminar
  3. Não desgosto de Romão! Na mesma onda também acho piada ao nome Salomão para rapaz.
    Para rapariga gostava que fizesse um post sobre Maria do Mar pois pouco ou nada se vê sobre esse nome, pesquisei no site geneall e descobri que o registo mais antigo data de 1964! Pelos vistos é um nome antigo,tradicional e não apenas associado à malta do surf como muitos pensam.

    ResponderEliminar
  4. Curiosamente ontem também reparei nos nomes de alguns personagens. Surpreendeu-me o nome das protagonistas (Alice e Rita), que embora não sejam nomes incomuns não costumam ser muito escolhidos para personagens principais. Espero que não haja um boom de Alices no próximo ano, pois é um nome que gosto imenso.
    Também reparei no futuro bebé José e achei engraçado o diálogo de que Bernardos e Martins há muitos, pode ser que ajude algumas mamãs a encarar a possibilidade de utilizar nomes considerados mais antiquados.

    ResponderEliminar
  5. Mary, mas parece-me que essa escolha de Bernardo não foi em vão ... acho que o que ela quis dizer foi que agora ou se ouvem nomes betinhos ou da moda...E são dois perfeitos exemplos! Bernardo é um nome super betinho e Martim uma moda.

    ResponderEliminar
  6. Não reparou na Zulmira, a jornalista? Admirei-me ;)

    ResponderEliminar
  7. Confesso que não vi a novela, apenas vi o nome do Romão numa promoção, há uns dias, mas acho muito interessante o diálogo sobre os nomes! :)

    ResponderEliminar
  8. Gosto de Romão. É um nome forte, mas romântico.

    ResponderEliminar
  9. Humm eu desconfio que um personagem possa ter influencia, mas isto, se for carismático, e acho que a idade tb é importante. Por isso acho que não vai ajudar a impulsionar o uso do nome Romão.

    Fui fazer uma mini levantamento dos nomes dos personagens.
    Existe uma adolescente rica que aparenta ser fútil e arrogante cujo nome é Carlota lol
    Temos mais um Duarte. Agora é quase impossível uma novela não ter um Duarte....acho que daí a popularidade estar a aumentar!:/ Beatriz, Marta, Frederico, Rafael, Maria, Martim são outros nomes de crianças/jovens da novela.

    Eu apostaria na subida de Alice este ano...apesar de ser uma vilã tem bastante carisma, e é uma das personagens principais. Quem tiver a Tv ligada ,na novela, durante os próximos meses, vai ouvir muito o nome Alice...A ver!

    ResponderEliminar
  10. Carlota está muito bem escolhido para essa personagem! Que me perdoem as Carlotas e os pais de Carlotas mas é numa pessoa assim que penso quando vejo esse nome e nunca conheci nenhuma! Carlota é nome de menina rica mimada.

    ResponderEliminar
  11. Não é que tenha a ver com a novela, mas estou curiosa em relação ao nome do ou da bebé da Carolina Patrocínio... será que vem aí mais uma Matilde ou mais um Martim, ou será mais um Romão ou uma Aurora, por exemplo? :)

    ResponderEliminar
  12. Estive a ver na página do facebook da Carolina Patrocínio e vai ser uma menina :)

    ResponderEliminar
  13. Prefiro Romano. Não gosto de Romão.

    ResponderEliminar
  14. NA novela da SIC temos um Concha de 20 anos tb :)

    ResponderEliminar
  15. Gosto de Romão e conheço um com 25 anos

    ResponderEliminar
  16. Associo o nome a um santo que dá nome à freguesia... e nunca o tinha ponderado como nome próprio! Não me convence. Mas eu tenho uma relação de relutância inexplicável aos nomes que começam por R.

    ResponderEliminar
  17. É inegável que a aparição de determinados nomes na televisão fará com que os mesmos se tornem mais usados. Ainda que seja uma subida de 10 lugares...

    ResponderEliminar
  18. Na novela Belmonte vai nascer um bebé Emílio...

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)