Noa & Noah

em 13/01/14


Noah [m] e Noa [f] são nomes de origem hebraica, significam "descanso" e são variantes de Noé. Enquanto andava entretida a pensar num possível aumento da popularidade de Noah, acompanhando o sucesso internacional do nome, não supus que a sua versão feminina - Noa - pudesse ser uma das maiores surpresas de 2013. Com o tempo, fui-me habituando à introdução de Noah, comecei a achar que sim, que funciona em português como nome masculino e, agora que as minhas relutâncias já tinham desaparecido, o nome passa a ser mais usado em meninas do que em meninos, já que Noa foi registado 52 vezes, contra os 49 registos de Noah. Já se sabe que o conhecimento desmistifica pré-conceitos e, nesse sentido, vejo-os como dois nomes independentes, quase como Filipe e Filipa, mas... Bem sei que está lá um H a fazer a diferença mas pronuncio-os da mesma forma e, portanto, creio que é [quase, quase!] o primeiro nome unissexo presente no top 100 dos dois géneros. O que pensam sobre isso? 

41 comentários:

  1. Moro no Brasil e nunca conheci uma menina chamada Noa. É um nome totalmente desconhecido para mim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi eu sou da Bahia desde de criança me chamam de Noa. Tinha muita vergonha. Hj já tenho mais.

      Eliminar
  2. Na zona onde moro existem dois pequenos Noah, com a mesma idade.
    Pessoalmente prefiro o nome no feminino.

    ResponderEliminar
  3. Há muitas Noas na Espanha. Tenho uma prima que chama-se Noa e não me estranha nada. Aqui no Canadá ainda só se usa Noah para menino.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A referência bíblica é Números 27:1 Noa é uma das filhas de Zelofeade que não tinha filhos homens. Então, elas tiveram direito a herança. Gosto deste nome no feminino.

      Eliminar
  4. E será que Noa se pode considerar internacional? Porque pelo que vejo em países onde apenas se usa Noah encontrar uma menina Noa ainda é estranho!
    Eu prefiro Noa no feminino, mas também gosto de Noah.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa é feminino porque está escrito na Bíblia 👆 como a colega sitou. Em hebraico quer dizer"aquela que ninguém pode deter".

      Eliminar
  5. Eu até acho Noa um nome bonito. E soa-me mais a nome feminino.. talvez por terminar em "a" não sei, aquele "H" do masculino não me convence...:S mas talvez a minha opinião mudasse se conhecesse/convivesse com um "Noah" na vida real.

    ResponderEliminar
  6. Ainda ontem conversava com o meu marido sobre isso pois temos um casal amigo que vai ter um casal de gémeos e qual não foi o meu espanto quando dizem que se chamarão Noa e Noah.
    Honestamente o h para mim é mudo e pronuncio os dois nomes da mesma forma, mas não dei qualquer palpite sobre os nomes, mas que acho bizarro 2 irmãos com o mesmo nome lá isso acho.

    ResponderEliminar
  7. Eu faço diferença digo Noa para Noa :P Noá para Noah... não sei se faço bem esta distinção ou se o nome é dito da mesma forma... de qualquer modo acho estranho dois irmão gémeos se chamarem Noa e Noah.

    Prefiro Noa, versão feminina, Noah para rapaz não gosto muito...

    ResponderEliminar
  8. Noa e Noah são muito semelhantes para gêmeos. Uma alternativa podia ser Noa e Noel. Noel também pode ser mais masculino.

    ResponderEliminar
  9. Gosto de Noah para rapazes mas não gosto de Noa para raparigas. Soa-me muito estranho, até porque estou super habituado a ver Noah's nas series americanas, e portanto uma rapariga Noa não me convence.

    ResponderEliminar
  10. Gosto de Noah para rapazes mas não gosto de Noa para raparigas. Soa-me muito estranho, até porque estou super habituado a ver Noah's nas series americanas, e portanto uma rapariga Noa não me convence.

    ResponderEliminar
  11. É um nome que honestamente não me diz muito em nenhuma das versões... Seguramente por questões culturais gosto de poder identificar se se trata de um menino ou uma menina. Também nunca colocaria o mesmo nome a irmãos muito menos a gémeos. Mas gostos não se discutem.

    ResponderEliminar
  12. Apesar de duvidar que tivesse a coragem de os usar, gosto quer de um, quer de outro. Mas não em irmãos - e muito menos em gémeos...

    ResponderEliminar
  13. Não gosto de nenhum, parecem-me nomes incompletos e unissexo à semelhança de Mel. Dois irmãos com um nome igual parece-me sempre uma má ideia, pois a ideia principal de um nome é distinguir-nos uns dos outros...

    ResponderEliminar
  14. O meu filho tem 5 meses e chama-se Vicente Noah e ainda hoje há muita gente que torce o nariz ao nome Noah. Não sabem como se pronuncia, como se escreve e acham estranho. Mas na maior parte das vezes, e se as pessoas forem informadas, acham o nome curioso e perguntam o porquê de lhe pormos este nome. E a razão é muito simples. Apenas gostámos muito do nome e da sua sonoridade (o H é mudo). E o nome assenta-lhe muito bem porque é um bebé muito calmo e doce. Acho que ñ devemos ter medo de defender aquilo em k acreditados e da qual gostamos. Até os meus pais e sogros disseram que não era nome de gente mas agora como o associam ao neto já dizem: "Vai estrear um filme este ano com o nome do meu neto." Agora o nome é novidade, daqui a uns anos vão ser muitos. Quanto a Noa pra menina também acho muito bonito. E não vejo mal nenhum em haver nomes unisexo. Se há homens que se chamam Maria e Marias que se chamam José. Uma amiga minha vai ter uma menina que se vai chamar Maria Manuel. Acho que devemos respeitar as escolhas de todos os pais. Muitos de nós não gostam muito do seu próprio nome, mas não imaginam serem chamados de outra forma.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 👏👏👏Meu príncipe também se chama Noah. Naoh kaique❤

      Eliminar
    2. Meu filho se chama Noah é todo mundo acha estranho , mas claro que tem gente que vai achar feio , pois a besta não sabe pronunciar as vezes matou aula na aula de português a pronúncia de Noah é Nôah , e Noa é Noá , a maioria das mães aqui do brasil põem Noah que é masculino em meninas por falta de conhecimento pronto falei bjos

      Eliminar
  15. Vou ter um menino em Junho e adoro o nome Noah. E intemporal, internacional e moderno. Infelizmente sempre que falo do nome toda gente estranha:" Noah? não há o quê? Coitado do menino não lhe fazem isso! " Qual vossa opinião?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sei que a criança já nasceu, a minha filha de 6 anos chama-se Noa, ouvi este nome em rapariga pela primeira vez, no meu 12º ano de escolaridade na filha de uma professora e amei, nunca me esqueci e foi o nome da minha primeira filha, desde que soube que era uma rapariga que falava do meu bebe como a Noa, e sim, o nome está a ser usado cada vez mais, a Noa já conheceu a segunda Noa, na terra onde vivemos como se de mais uma Maria. E tenho quase a certeza que se fosse um rapaz que usaria o Noah, o que me agrada é mesmo o som do nome e o facto de ser "unissexo" melhor, ao contrário de Ariel que é um nome lindo e que eu usaria sem sombra de duvida num rapaz.

      Eliminar
    2. Noah, é um nome de origem inglesa, que deriva do hebraico Noé e sendo inglês, pronuncia-se Nôa e não Noá como seria se fosse um nome português, por terminar com a consoante muda "h" e que acentuaria a vogal "a". Como tal, temos de respeitar as pronúncias de origem. Vou dar como exemplo os nomes do Biden e Trump. O primeiro chama-se "baiden" e não biden. O segundo chama-se tramp e não "trump".
      Alterar a pronúncia, corre-se o risco de insultar a pessoa.

      Eliminar
  16. Continuo a achar natural que as pessoas reajam negativamente a nomes que são pouco comuns entre nós mas acho que cabe aos pais perceber se o nome em questão é ou não estranho, embaraçoso ou problemático.
    Acho que a sua primeira afirmação responde a isto com clareza - Noah tem todas as qualidades que descreve mas - só ainda não é muito familiar!

    ResponderEliminar
  17. Em Portugal vocês pronunciam Noah como Noá? Aqui no Brasil pronunciamos Noah como Noua. Interessante.

    ResponderEliminar
  18. Karina, Noah é de introdução recente no país e acho que ainda não podemos dizer que há uma forma generalizada de o pronunciar. Eu também digo "Noua"...

    ResponderEliminar
  19. Bom dia

    Os nomes só homofónos, têm o som parecido mas o significado e origem bem diferente.

    Noah - Masculino de origem hebraica, o mesmo que Noé

    Noa - Feminino é de origem Árabe. Uma das filhas de Salafaad, irmã de Tersa.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Ambos são nomes bíblicos de origem hebraica, mas com significados distintos, inclusive o gênero.
    Noa é feminino, significa "movimento". Pronúncia: nôa.
    Noah é masculino, significa "descanso", "conforto". Pronúncia: noá. Corresponde ao nome Noé.

    ResponderEliminar
  21. Já li muito sobre o nome Noa [F] e as fontes que considero mais credíveis apontam para que tenha origem em No'ah/Noach.

    ResponderEliminar
  22. O google tradutor apresenta a pronúncia da variante inglesa Noah semelhante a pronúncia original hebraica, que é nou-á.
    É muito parecida com a pronúncia do nome Noa, também de origem hebraica, e por isso não fica bem para irmãos.

    ResponderEliminar
  23. Noé (nome bíblico: Gênesis 6, 8-9).
    Noa (nome bíblico: Números 26,33).


    Outro significado para o nome feminino Noa (ô): Na Liturgia, Hora do Ofício divino, entre a sexta e as vésperas, a qual corresponde às quinze horas (dicionário Michaelis).

    ResponderEliminar
  24. Na telenovela brasileira "A Cor do Pecado" tinha uma personagem Moa (letra inicial "M"), interpretada pela atriz Aline Moraes, mas o nome não foi aceito pelos brasileiros.
    Moa (ô) é nome de ave gigante da Nova Zelândia. Também é espécie de milho originário da Hungria (dicionário Michaelis).

    ResponderEliminar
  25. Mas não se pronunciam da mesma forma!!! O "h" é mudo mas o "a" de Noah diz-se/lê-se aberto, tipo "Noá". Tenho um na família. Então aí existe a diferença entre Noa e Noah :)

    ResponderEliminar
  26. Mas não se pronunciam da mesma forma!!! O "h" é mudo mas o "a" de Noah diz-se/lê-se aberto, tipo "Noá". Tenho um na família. Então aí existe a diferença entre Noa e Noah :)

    ResponderEliminar
  27. Conheci um rapaz com nome de Noah em Cuiabá-MT, ele me disse que era de origem árabe já que ele tem ascendência libanesa.

    ResponderEliminar
  28. Os dois nomes são bíblicos. Noah (lê-se Noá)seria equivalente a Noé, construtor da arca. Noa é uma das 5 filhas de Zelofeade, passagem descrita no livro de Números. Portanto NOAH (masculino) e NOA (feminino).

    ResponderEliminar
  29. Esta sexta descobri que estou a espera de gemeos, apesar do choque estou muito feliz. Ainda nao sei o sexo dos bebes. Mas quando pensava que era so um ja tinha escolhido o nome Noah e Morgana. Agora nao sei um segundo nome para rapaz. E se for um casal nao sei se vejo um Noah irmao de uma Morgana. Se for duas meninas o outro nome sera Valentina. Sera que me pode ajudar?

    ResponderEliminar
  30. Meu ex namorado, incorporou o nome Noah, em seu Sobrenome e amei! Sempre amei esse nome!

    ResponderEliminar
  31. minha amiga se chama Noah com h no final então pra mim é super comum e um nome neutro!

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)