Por esta altura já toda a gente deu as boas-vindas a 2014 mas gostaria de vos desejar um grande ano, fazendo votos de muita saúde e muito sucesso pessoal e profissional! Não tenho o hábito de traçar objectivos nesta altura do ano mas aproveito para vos perguntar: o que gostariam de ver abordado aqui no blog nos próximos meses?
Tal como já foi sugerido aqui no blog, acho que seria interessante abordar a relação nome-apelido. Muitos pais acabam por escolher nomes que não os que gostariam por não combinarem, se é que se pode dizer assim, com o apelido.
ResponderEliminarOutra questão interessante ainda em relação aos apelidos. Por exemplo, e esta é a minha opinião: se o apelido da criança for muito comum (Costa, Martins, Silva etc), talvez o nome próprio possa ser um menos usado. Se, por outro lado, o apelido já for pouco comum (estrangeiro, ou não), então o nome já pode ser mais comum. Esta é a ideia que eu tenho, claro que não é a regra, porque não é, mas pergunto-me se podemos escolher um nome tendo também em conta o apelido.
ResponderEliminarConcordo contigo, Pilar! :) Tal como se o apelido for curto, o primeiro nome deve ser mais comprido, e vice-versa. Falamos tanto dos nomes compostos, também há que dar alguma atenção à conjugação do primeiro nome com o último...
ResponderEliminarPois, os apelidos... Então e os apelidos muito maus? Não é só o nome próprio que nos acompanha a vida toda. O nosso apelido por vezes pode ter um peso muito maior! A "tradição" é o último nome da mãe e o último do pai mas isso é uma tradição e não uma obrigação, sendo que podemos escolher apelidos até aos nossos avós. Conheci há dias um casal que abdicou para o filho do último apelido do pai, dado que o próprio sofreu constrangimentos com ele. Já alguém pensou no futuro filho da Ana Bacalhau e do marido João Pedro Leitão?!?!
ResponderEliminarNinguém merece! :)
De resto, Filipa, para este ano gostava de ver muitos nomes compostos!!! Os "pares perfeitos" é uma coisa muito gira, mas já enjoa um bocadinho. Porque não os "nomes compostos perfeitos"?
Bom ano!
Concordo com ambas :) apelidos e nomes compostos já dá muito que falar :)
ResponderEliminarLeitão não me parece mau por ser comum, mas há por aí Bacalhau, Feio, Calhau, Peixe... :)
ResponderEliminarHá algum ranking onde dê para ver os apelidos mais e menos comuns?
ResponderEliminarAnónimo tem este link onde estão os 100 apelidos portugueses mais usados:
ResponderEliminarhttp://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_dos_cem_apelidos_mais_frequentes_em_Portugal
Encontrei também este blog. O autor do texto, que fala de apelidos raros portugueses, parece saber do assunto... Ainda assim não sei se se pode confiar a 100% nesta informação, mas deixo-o aqui:
ResponderEliminarhttp://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=223125&fview=e
ResponderEliminarAcho que seria interessante tentar perceber (talvez através dos comentários dos leitores) se os nomes exercem algum tipo de influencia na personalidade de um individuo. Algumas pessoas podem achar ridículo, e até pode ser só coincidência, mas tenho andado a reparar na semelhança de certos traços de personalidade entre crianças/adultos com o mesmo nome.
Listagens com os nomes das personagens de novelas/programas populares do momento, para tentar perceber a popularidade crescente de alguns nomes.
São algumas ideias...:)
Um feliz ano para todos!!
Aproveito para deixar aqui o link do último post a propósito dos apelidos:
ResponderEliminarhttp://nomesportugueses.blogspot.pt/2012/11/os-apelidos.html
Quanto aos nomes compostos, fui deixando de parte porque recebia alguns comentários desagradáveis e optei por tentar dar essas sugestões por email, mas vou tentar regressar ao tema o mais possível! Quanto aos posts sobre Pares Perfeitos, correspondem quase sempre a pedidos dos leitores que me parecem que podem interessar a pessoas na mesma situação mas, neste momento,também me parece que as respostas se tornaram demasiado similares!