Nomes mais populares em Portugal em 2013

em 28/12/13


Já estão disponíveis aqui no blog as listas oficiais relativas aos nomes registados em 2013, pelo que já poderá consultar:




_____

O Diário de Notícias publica hoje os dados provisórios relativos aos registos de 2013 e, como seria de esperar, Maria ocupa o primeiro lugar do ranking feminino. No caso dos registos masculinos, no dia 20 de Dezembro João ocupava a primeira posição, sendo seguido de muito perto por Rodrigo
O jornal publicou ainda as listas completas de registos de meninas e de meninos e tentarei aprofundá-las no decorrer do dia de hoje. 
Para já, na lista feminina, saltou-me à vista Mara, que subiu 24 posições, e Noa, que estava fora do top 100 e agora está no 86.º lugar. Na lista masculina, Santiago está no top 5, numa inacreditável subida de 9 lugares!

- Novas entradas no top 100 feminino:  Noa, Caetana, Emília, Amélia, Lúcia, Nair e Emma
- Saídas do top 100 feminino: Liliana, Flor, Petra, Safira, Aline, Cláudia e Ísis

- No top 10 masculino houve várias mudanças. Francisco subiu para um estrondoso 4.º lugar, Santiago chegou ao top 5, Guilherme já é 7.º, deixando para trás Afonso e Gonçalo. De fora ficaram Tiago e Diogo!
- Duarte subiu 5 posições, descolando-se de Dinis e David que este ano inverteram posições.
- Enzo subiu 9 posições e já está no top 50.  Valentim subiu 10 e Jaime 13!
- Subidas muito relevantes de Luca, [subiu 22 posições] e Davi Márcio [subiram 15]. 

56 comentários:

  1. Eu apostei firmemente que Mateus não iria disparar por causa da Pipoca! E lá está, apenas com mais 13 registos. Ainda bem! Foi a primeiríssima coisa que fui ver.
    Agora vou ver o resto! :D Não estava à espera que lançassem a informação tão cedo.

    ResponderEliminar
  2. Tendo visto a lista apenas de raspão:
    estou contente por João recuperar o seu primeiro lugar, já ando fartíssima de Rodrigo!
    Santiago é um nome que pessoalmente não gosto nadinha -não tem história em Portugal (era proibido em 2006, não era?) e é, perdoem-me a opinião, um nome parvo. Ter chegado ao top 5 é um bocado surreal...
    Quanto ao feminino, acho que vou deixar de falar de Amélia. Há que manter este nome um segredo bem guardado ahahah E o charme do perfume tem feito Valentina disparar!

    ResponderEliminar
  3. Surpresa má: Santiago é provavelmente o nome mais parolo de sempre e uma tremenda falta de gosto! É feio, sem sentido, é espanhol! É a Cátia Vanessa da actualidade no masculino.
    Surpresa boa: Valentina sempre a bombar.

    ResponderEliminar
  4. Mary, nunca achei que o nome fosse subir de um ano para o outro, mas mais importante do que os 13 registos a mais é a subida de cinco posições!
    Acho que é muito cedo para perceber se há ou não uma subida clara de popularidade e basta ver o exemplo de Mara: em Setembro de 2012, quando começou o Secret Story, fiz um post em que previa que Mara e Petra subissem. Nos resultados do ano passado, Mara não se destacou, coisa que só veio a acontecer este ano!

    ResponderEliminar
  5. Bem, a Pipoca anunciou o nome no inicio do ano! E na altura houve alguns leitores que por causa disso acharam que iria disparar muito ESTE ANO! Discutiu-se isso.
    É claro que se um nome vem à ribalta em Setembro não será nesse ano que se irá notar.
    Quando a Diana escolheu Pilar, no inicio do ano 2012, nesse mesmo ano Pilar subiu.
    Eu não olho tanto assim para as posições. Porque se pensarmos que um nome subiu 5 posições parece-nos que subiu muito mas se depois dissermos que só teve 13 registos a mais já não parece tanto assim. E sendo que Mateus já desceu de posição em 2012 e não recuperou a posição de 2011 na minha análise a sua popularidade mantém-se na mesma. É de salientar a descida de Matias também.

    ResponderEliminar
  6. Estas são as minhas contas: ela anunciou o nome em Março. A isso acrescentamos nove meses. Dá Dezembro. Para mim não é possível tirar nenhuma conclusão daqui porque Mateus já era um nome popular! Pilar, por outro lado, tinha apenas 14 registos e por isso era impossível não associar uma coisa à outra!
    Quanto ao número de registos tenho de discordar, principalmente no que respeita ao top 100, já que temos que levar em consideração que houve menos nascimentos. Assim, eu prefiro perceber que uns nomes superaram outros no ranking.
    Por exemplo, Guilherme subiu 4 posições este ano, mas só teve mais 50 registos do que no ano passado. Este facto importa-me menos do que saber que ultrapassou Afonso, Gonçalo e Miguel...

    ResponderEliminar
  7. Filipa, houveram comentários do género quando ela anunciou o nome Mateus "Pronto, acabou de arruinar o nome..."
    E para mim pelos dados deste ano que ainda mal saíram e que acho que é para onde devemos olhar..Está muitoooo longe de ser um nome arruinado por uma enorme popularidade como se falou. Duvido que para o ano seja muito diferente.
    Nada trágico, por enquanto, só isso.

    ResponderEliminar
  8. Infinitva,

    Concordo a 100% com o seu comentário! Prefiro ter João a Rodrigo no primeiro lugar, não gosto nadinha de nada de Santiago e tive um pequeno desgosto quando vi que Amélia chegou ao top 100! Agora é esperar que não chegue muito mais longe... :)

    ResponderEliminar
  9. Valentina tenho dúvidas que seja tudo fruto do bom gosto dos portugueses e acho que tem mão da comunidade brasileira

    Mateus para mim ficou aquém. Eu achei que ia ser um boom, por causa da blogger, deu muito tempo para subir já este ano caso tivesse de disparar, ela é influente, aquele diminutivo mati tão apelativo, a proximidade de Martim e Matilde , teve alarido suficiente para mesmo com menos nascimentos já este ano chegar perto dos 400 registos. Mas Mateus ainda tem uma particularidade que não sei se o deixará expandir-se, é que ainda balança entre o nome moderno e abrasileirado e o nome chique e elegante.

    ResponderEliminar
  10. Que bom já há lista :D mas ainda faltam 10 dias de nascimentos :P

    Relativamente aos nomes masculinos, João é sempre um bom nome e prefiro-o na primeira posição. Destaco a queda de Afonso. Será que a moda está a passar?

    E bem concordo com o que já foi dito sobre Santiago. Não compreendo como este nome chega a um top 5, acho mm incompreensivel. Não é português, não tem tradição, é muito religioso... será que quem o escolhe percebe que está a chamar alguém de São Tiago? Por sua vez fico contente com Francisco no top 5, será que foi influência do papa?

    No que toca aos nomes femininos, sinceramente achava que Matilde ainda se ia destacar mais, só conheço Matildes e mais Matildes. Beatriz vai descendo posições e acho que a tendência será cada vez descer mais até porque esta moda já vem de longe.

    Espero pela listinha aqui no blog com a posição e essas coisas que a Filipa nos habitou para conseguir fazer mais considerações.

    Bom ano!

    ResponderEliminar
  11. Só mais uma coisa, acho muito interessante este ano terem dividido a lista quanto ao sexo.

    Assim podemos ver que nasceram 1 Ariel rapaz e 3 Ariel raparigas :D e os unicos bebés Jasmin são raparigas...

    ResponderEliminar
  12. Considerações:

    Lista de nomes masculinos

    1ª - Pensei que Rodrigo sairia finalmente do top 5... mas pelos vistos a moda veio para ficar...

    2ª - Surpreende-me a posição de Francisco. Por favor, que não suba mais posições e volte a descer... É um nome que gosto muito e não queria que se converte-se na próxima moda... Se bem que acho que este também é um clássico segundo nome.

    3ª - Concordo que Santiago é uma clara importação... não lhe reconheço potencial, mas os dados dizem o contrário.

    Lista de nomes femeninos

    1ª - E lá continuam Leonor e Matilde no top 5... Nunca os usaria assim como Maria pela extrema popularidade.

    2ª - Felizmente os meus preferidos estão lá para o final! ; )

    Por fim, pode dizer-se que as preferências dos portugueses não variam muito... Os nomes do top 10 oscilam entre si, mas mantém-se.

    ResponderEliminar
  13. Reparei que existem muitos nomes com o mesmo número de registos e que apenas colocaram por ordem alfabética. :) Era de ter em conta quando divulgassem o ranking oficial aqui no blog, pois tecnicamente estão no mesmo lugar. :)

    ResponderEliminar
  14. Do genéro

    w -45
    x -43
    y -43
    z -40

    1.º w
    2.º x
    2.º y
    4.º z

    Sei que é confuso, mas é assim. Fica a sugestão. :))

    ResponderEliminar
  15. Quer dizer, se calar não puseram por ordem alfabética, mas pelos que se registaram mais cedo. Não sei! Mas achava melhor o método que sugeri, como se vê fazer noutros rankings. :)

    Encontrei Abdelmoughit!

    ResponderEliminar
  16. Acho que os 38 registos de Emma provam a influência das comunidades estrangeiras em Portugal, uma vez que esta grafia não é aceite cá.

    Tenho uma sensação agridoce com o nome Amélia. Merece ser reconhecido mas não quero que seja conhecido. (Mas se formos a ver são apenas 40 Amélias)

    O nome Santiago deixa-me sem palavras... Um nome tão 'sei lá' com tantos registos.

    João volta ao primeiro lugar do pódio e bem merecido.

    Ainda bem que Rodrigo começa a descer, já cansa. Idem aspas para as Matildes, Leonores e Beatrizes deste Portugal.

    Mara beneficia da popularidade da concorrente. Pilar da da filha da atriz. Mateus por enquanto não beneficia grande coisa mas acredito que ainda suba.

    Matias descer surpreende-me, sempre pensei que fosse subir e beneficiar até do seu 'amigo' Mateus, uma vez que Matias soa mais Português e não está associado ao Brasil.

    Espero que Francisco não suba mais. Será que a subida foi influenciada pelo Papa?

    Volto a comentar quando tiver mais considerações a fazer sobre os registos.

    ResponderEliminar
  17. Pronto... Lembrei-me de mais coisas...

    Todos os anos me surpreendo com os registos de Cristiano. Não acho grande piada ao nome e não lhe vejo assim tantas qualidades só me resta pensar no nosso grande CR7. Dentro da mesma linha mas com muito menos registos (6 contra 72) temos ainda Ronaldo...

    Reparei entretanto que Afonso e Martim desceram mas não sei até que ponto os registos foram menores.

    Duarte deu um grande pulo, gosto dele e por isso mesmo preferia que tivesse menos registos.

    Muhammad, o nome mais registado do Mundo, tem em Portugal 22 representações (pelo menos) nascidas em 2013.

    Moisés tem 16 registos, não sei quanto era o ano passado mas acho que subiu. Será por causa da emblemática personagem da TVI?

    Nasceram em 2013, até agora, 7 Jesus. Não fazia ideia que houvessem 'tantos'.

    Ariel e Jasmim, nomes só aprovados no masculino, foram registados como femininos ( Ariel tem apenas 1 registo masculino), logo não foi por portugueses.

    Nasceram 3 Zaras, a minha paixão e se não fosse a loja muito provavelmente teria mais registos (penso eu de que...).

    Ìris e Sofía? A sério? Se não tivéssemos em 2013 eu diria que foi erro da pessoa que registou a criança que se enganou a escrever....

    Intrigam-me os dados de Mel mas não consegui encontrar. Tenho de procurar melhor, estou mesmo curiosa.

    ResponderEliminar
  18. Santiago é azeiteiro! Que horror!!!

    Bianca também subiu bastante

    ResponderEliminar
  19. Que tem Santiago estar no top5 e ser importação? Que coisa idiota de se dizer. Não vemos os outros países em alvoroço sempre que adoptam nomes estrangeiros, aliás é algo bem-vindo. Só mesmo em Portugal com o seu bairrismo bacoco.

    Quanto a João, se Rodrigo enjoa, o que fará de João... o nome mais sobrevalorizado de sempre junto com Maria.

    ResponderEliminar
  20. @Sonia: as Ariel's femininas são sem dúvida inglesas. Enquanto que o masculino é certamento português ou brasileiro/latino.

    ResponderEliminar
  21. Rui, é verdade de João e Maria são os nomes mais sobrevalorizados... Na minha opinião são os nomes mais enraizados e vão estar sempre no top. Acho que vai haver sempre um maria qualquer coisa e João qualquer coisa. São nomes tradicionais e só por isso têm sempre muitos registos.

    Maria é um nome internacional e considere que isso seja um aspeto positivo. Já João... É doloroso ouvir um inglês dizer tal nome!

    ResponderEliminar
  22. Aqui no Brasil, geralmente temos Duarte e Dinis como sobrenomes (apelidos). Não conheço ninguém que tenha como nome (prenome) algum desses dois. São bonitos, mas, sendo brasileira, não usaria.
    Ah, também acho Santiago uma péssima escolha.

    ResponderEliminar
  23. Rui,

    Não considero que João seja um nome que 'enjoe'; o que enjoa, normalmente, são as modas, onde os Rodrigos e as Matildes se enquadram, agora dizer que João ou Maria enjoam é como dizer o mesmo dos pastéis de Nata ou do Natal dos Hospitais... :) São nomes que estão enraizados nos nossos costumes e na nossa história, e são os dois nomes mais usados por nós desde sempre, não me parece que isso vá mudar num futuro próximo.

    Quanto a Santiago, também não concordo quando se apontam as origens estrangeiras do nome como razão para não perceber a sua popularidade. Para mim, isso não tem nada a ver; não gosto do nome porque não o acho bonito, e é de facto estranho estar entre os outros nomes masculinos do top, onde reinam os clássicos/históricos.

    ResponderEliminar
  24. Honestamente que gostava de compreender a aversão ao nome Santiago, não consigo mesmo compreender.
    É um nome religioso tal como Moisés, Jesus, Jacob... e nenhum deles é de origem portuguesa.
    Tenho um sobrinho de 9 anos com esse nome e para mim é um nome tão normal como Manuel e Maria.
    Chama-lo de parolo e azeiteiro é um pouco absurdo, na minha opinião.

    ResponderEliminar
  25. Bem vou explicar quando disse que acho estranho o nome estar no top5 é porque acho que não tem nada a ver com o resto dos nomes... Acho que Santiago está deslocado entre os outros nomes, da mesma forma que Lara está.

    Não acho estranho alguém pôr Santiago a um filho, mas acho estranho 1406 escolherem este nome... espero que me tenha feito entender...

    ResponderEliminar
  26. A única razão para não gostar de Santiago é o 'Santo' ter um filho com Santo no nome é que não...

    ResponderEliminar
  27. Muito antes de Santiago chegar onde chegou eu já não gostava e não era por ser estrangeiro. Acho feio e sempre me fez impressão ser uma aglutinação de Santo/São Tiago. É tão estranho para mim como seria se existisse o nome Sanfrancisco, Sanpedro, Sanlucas e portanto para mim não é um nome normal e muito menos se equipara a Manuel e Maria!
    Santiago é uma febre e as febres são piores que as modas.
    A maioria das pessoas que escolhem Santiago nem param para pensar no nome e no seu significado. Ah e tal mas gostam da maneira como o nome soa, isso a mim não me entra, como é que se escolhe um nome por causa da maneira como soa e se ignora um significado óbvio e muito forte e religioso.
    Mas convenhamos, - e mesmo que eu gostasse do nome eu teria a mesma opinião - que é estranho SIM ter um nome estrangeiro no top 5, uma coisa é ter vários nomes estrangeiros no top 100 outra é ter um nome estrangeiro entre os 5 mais usados, se calhar muito poucos ou mais nenhum país isto acontece! É estranho e inconcebível, sim!

    ResponderEliminar
  28. Realmente, é mesmo um país de modas. Mas há modas e modas. A moda do Rodrigo, Leonor, Matilde... Ó pá, enfim, são nomes bem portugueses. Santiago é pura moda, mas moda parola, na minha opinião.

    A maioria dos portugueses prefere dar o nome que toda a gente dá ao seus. Basta ir aqueles sites tipo demaeparamae ou lá o que é, as escolhas são sempre Tomás, Martim, Rodrigo, Leonor, Matilde, blá, blá. Eu acho que diz um pouco da mentalidade portuguesa. Santiago é apenas sintomático.


    A análise dos nomes entre 300 e 15 registos é bem mais interessante. :)

    ResponderEliminar
  29. E não percebo que se diga que Rodrigo enjoa quando João já enjoa há séculos. Na minha geração é só Joões, e pelos vistos isso não vai mudar.

    ResponderEliminar
  30. É que se Portugal tivesse outro nome, seria João Silva. A sua esposa seria a Maria Silva. Os filhos, o José e a Ana, os netos, a Matilde, o Rodrigo, o Tomás e a Leonor. :D

    ResponderEliminar
  31. Há comentários aqui que devem vir de miúdos só pode. Minha gente, João é um nome tradicional. De tradição, sabem o que é tradição? Algo que é eterno, que fica, que é nosso. Rodrigo, Santiago e Martim São modas enjoativas, que jamais chegarão aos pés de João . João há-de sobreviver quando esses 3 evaporarem!

    ResponderEliminar
  32. Há é gente que ainda não percebeu o que é a internet...

    Concordo, João enjooa. Rodrigo enjooa. Ana enjooa (desculpe, Filipa). Leonor, Matilde, Mafalda, Tomás e todos os nomes demasiadamente usados. Não quer dizer que sejam feios. João já era praga antes dos Rodrigos e afins, mas ninguém põe em causa nada quanto ao nome... apenas é demasiadamente usado, logo, enjoa.

    Acalmai os ânimos.

    ResponderEliminar
  33. *enjoa, só com um o, não sei o que me deu.

    ResponderEliminar
  34. Parece q Valentim e Enzo estão ficando bem populares, aqui no BR já está ficando meio clichê... não usaria. Acho q contrario todas as expectativas, gosto de Santiago.. rsss

    Agora nomes q não vejo nadinha de bom para ter subido posições são Noa, Emma e, agora, Nair. Já não gosto de nomes muito curtos e esses são extremamente sem graça, rs..

    ResponderEliminar
  35. Patrícia, sou brasileira e nunca conheci um Valentim...

    ResponderEliminar
  36. É a lista que se esperava mas acho que este ano ainda se usaram menos nomes diferentes!!!

    ResponderEliminar
  37. Eu acho Luca e Davi excelentes opções para quem não quer um nome popular mas também não quer um nome muito diferente! É verdade que ao inicio parece que falta algo nos nomes mas é uma questão de hábito!
    Também gosto de Leo, Levi e Alex. E Isaac, Dilan e Noah embora mais estrangeirados, acho que ainda temos boas opções de nomes diferentes para meninos, não percebo porque continuam a reinar os Kevin, Enzos e Diegos, acho tão....... parolos e sem estilo.

    ResponderEliminar
  38. A lista não apresenta grandes surpresas, no entanto fico feliz que alguns nomes estejam a voltar ao top 100 (por exemplo Emília e Amélia). Gostaria que o mesmo acontecesse a Rosa.
    Embora fique contente com estas duas entradas no top 100, espero que a sua popularidade não suba muito mais, apenas o suficiente para que as pequenas Emílias e Amélias não se sintam excluídas por ter um nome de "avózinha".
    Além disso espero que outros dois nomes que gosto muito, Clara e Alice, não subam muito mais no top 100. Por mim poderiam manter-se ou até descer um pouco, mas receio que Alice venha a ser dentro de 4/5 anos a nova Leonor/Matilde.

    Quanto aos nomes de rapazes, não tenho grandes comentários a fazer. Não me surpreende ter João em primeiro lugar, pois para mim João está para rapaz como Maria para rapariga. É um nome comum em todas as gerações e que é possível combinar com quase todos os outros nomes.

    Por fim, quanto a Santiago...é um nome que me é indiferente. Nunca colocaria esse nome num futuro filho, mas também não acho que seja tão "feio" como muita gente aqui comentou. Acho que pertence à mesma classe de Martim e provavelmente vai substituí-lo nos próximos anos. Um nome que não é propriamente bonito e que andou desaparecido durante muito tempo. Talvez seja isso que cativa muitos pais...além de que foi/é considerado por muitos um nome de "bem".

    ResponderEliminar

  39. Primeiro, não é só em Portugal que acontece estes fenómenos, acontece em todos os países ocidentais, por isso escusam de dizer " só em Portugal, ou mentalidade portuguesa", revela ignorância.

    LOL mas o que é que tem de tão grave o nome Santiago? (quer dizer não é um Kevin ou um Brian da vida) Eu não gosto particularmente deste nome... mas fico contente que um nome não tão obvio entre no top 10 diretamente para a 5ª posição, e veja os da moda a descer e a dar lugar a outros...

    Vejo muito conservadorismo extremo por aqui... do que seriam dos nomes se não "as modas" ou novos nomes? Passavam-se a chamar todos Maria, João, Ana, José, Carlota, Albertina etc? Por favor... Não é porque não gostamos de um nome que vamos ficar "chateados" porque subiu ao top, é que depois ficam, também, chateados porque o nome que gostam, também, subiu!lol tipo eu! (ai que Duarte está em 11º e ainda me entra para o Top 10 em 2014)

    Em relação a Mateus, fui uma das pessoas que disse que achava que iria subir, mas sempre referi que não seria num ano...é preciso tempo para um nome subir tanto, se não for por causa de uma novela ou algo do género. (tipo Mara)

    Lara não pára de me surpreender... Mais um ano e é capaz de ultrapassar Ana, Inês, e também Beatriz (que continua a descer bastante nos registos)

    Alice, Eva, Clara - sempre ali juntas.

    A minha aposta para este ano tinha sido Olívia, grande balde de agua fria, até teve menos registos!

    Fico contente de Emília ter entrado no top 100 :)

    Quanto aos masculinos, nem vou falar do meu preferido, que parece que baixou os registos e ainda está bem longe do top 10. (mas acho que não vai passar de despercebido por muito mais tempo)

    @Alexandra, eu gosto do nome Cristiano, e não é porque é o nome do CR7 ;)

    ResponderEliminar
  40. Não sabem respeitar as opiniões dos outros. O que de grave tem Santiago é que é feio e é estrangeiro, para mim!! Para os outros pode ser muito lindo, mas para mim é FEIO! É difícil respeitar isso? Pelos vistos é, pois vêm atacar e insultar quem não gosta do nome Santiago, somos idiotas, conservadores, bairristas... Respeitem as opiniões dos outros e manifestem a vossa sem insultar a dos outros! Isso chama-se nível... Nem toda a gente tem.

    Mas eu explico, tim tim por tim tim, porque acho Santiago feio.... Ponto nº1- porque é , como muita gente já referiu, Santo Tiago! E isso é estranho, muito estranho, na língua portuguesa, e na espanhola, e em qualquer língua, é estranho chamar Santo a um filho. Se por acaso agora surgisse no mundo das celebridades estrangeiras um pequeno chamado Saint James, era o escândalo, a polémica, a bomba. É UM NOME ESTRANHO. Podem acha-lo lindoooo de morrer. Mas não podem negar que é estranho, e pouco normal, porque é. Eu compreendo que por ser muito usado haja quem se consiga abstrair desta estranheza, mas nem toda a gente consegue.

    Ponto nº2, porque é um nome que quando surgiu era visto como muito chique e moderno. Na altura em que só haviam uns 100 registos por ano. As pessoas de bem escolhiam este nome. E de repente todo mundo descobriu o nome, e toda a gente que gosta de ser chique e moderno pegou nele, é estranho? É nome de santo? É religioso e eu sou ateu? Que se lixe! É chique, então venha de lá o Santiago. Quando isto acontece, um nome estraga-se. Daí a minha comparação com Cátia Vanessa, há 20/30 anos porque é que os pais escolhiam Cátia Vanessa? Porque era tido como chique, bonito, elegante e original, e estrangeiro, e toda a gente pensava assim, e toda a gente o escolheu. E num instante se tornou num nome manchado. E hoje é um nome gozado até. Como será Santiago daqui a uns anos.

    Devido ao ponto nº 1, para mim Santiago é feio.
    Devido ao ponto nº2, para mim Santiago é parolo.

    Como vêem, ser estrangeiro conta muito pouco para a minha opinião negativa sobre o nome.

    ResponderEliminar
  41. Só agora é que vi o seu primeiro comentário "Santiago é provavelmente o nome mais parolo de sempre e uma tremenda falta de gosto!" muito bonito de se dizer.... se respeitasses a opinião dos pais que decidiram escolher esse nome para o seu filho não dizias dessa forma ofensiva.

    Mas o meu comentário (que não foi ofensivo) nem tinha sido para si (a não ser que tenha comentado depois com outro nome ou anonimamente), foi em geral, porque não percebi a reação tao negativa ao nome, assim como você não percebe como esse nome chegou à 5ª posição.

    ResponderEliminar
  42. @Anna, você gosta de Cristiano e não parece ser a única. Tal como disse não acho grande graça ao nome mas as minhas escolhas também não iriam agradar a toda a gente. Viva a diversidade!
    Se não tal como diz, seriamos todos João, Manuel, Maria...

    ResponderEliminar
  43. Respeitar a opinião de alguém não é mudar de opinião. É ouvir/ler e não contestar, atacar, ou acusar, como vários fizeram contra quem não gosta de Santiago. Eu não encontro outras palavras para dizer o que acho do nome senão essas. Podia ser politicamente correcta e dizer que é pouco bonito e foleiro, mas se calhar os pais iam ofender-se na mesma, então mais vale ser 100% sincera e dizer que acho mesmo feio, parolo e uma falta de gosto. Se vier um papá do Santiago dizer o contrário eu não irei contestar, respeito a opinião mas não anulo a minha. É simples! Quem veio defender Santiago perde a razão quando tenta atacar as opiniões diferentes! E por mim fico-me por aqui, lamento se alguém se sentir ofendido mas é algo a que estamos sujeitos,todos. Vai sempre haver quem não goste do nosso nome ou do nome dos nossos filhos e temos de aceitar isso.

    ResponderEliminar
  44. Onde está Concha??? custa-me a crer que não tenha havido uma única Conchinha a nascer em 2013...

    ResponderEliminar
  45. @Ana, realmente é estranho...procurei na lista de nomes femininos e ao que parece apenas houve um registo de Concha (pelo menos enquanto primeiro nome). Também me custa um pouco a crer, pois é um nome de que muito se tem falado e parecia estar em ascensão.
    Talvez tenha sido mais usado como segundo nome ou apenas usado como um diminutivo de outros nomes (como Constança).

    ResponderEliminar
  46. Eu acredito que só haja mesmo uma Concha. Nunca achei que fosse um nome que fosse ter muito sucesso e nunca esteve em ascensão, pelo menos com 8 registos em 2011 e 6 registos em 2012 não se pode chamar ascensão, agora com apenas 1 é mesmo o declínio... Não vai pegar, definitivamente!

    ResponderEliminar
  47. O nome Laira não teve nenhum registo, pois não?
    Tenho uma dúvida: se alguém tiver dois nomes, o que conta nos registos é o primeiro, o segundo ou os dois?

    ResponderEliminar
  48. Não vejo nada de muito diferente nestas listas, mais do mesmo, os mesmos nomes. É por isso que o que gosto mesmo, mesmo é de ir explorar o fim das listas e encontrar coisas diferentes e inesperadas e verdadeiras pérolas como:

    Olívio - uau
    Eufrásio - homenagem ao bisavô querido
    Simeão - alternativa a Simão? adoro!
    Sereno - uma salva de palmas!!
    Benedito - pais leitores do blog nomes e mais nomes?
    Santhyago - ainda estou a assimilar...

    Cinderela - uau
    Ernestina - homenagem à avó querida!
    Salomeia - alternativa a Salomé?!?! gosto!
    Georgiana - uma salva de palmas!
    Anália - maldade!?
    Prinseza - ainda estou a assimilar..

    ResponderEliminar
  49. @Ritita: só o primeiro. Daí a enorme quantidade de Marias - muitas serão tratadas pelo segundo nome, mas para o ranking só conta o primeiro. :)

    ResponderEliminar
  50. O meu sobrinho nascido este ano é João! A tia não teve qualquer responsabilidade na escolha do nome, foram os pais a escolher. Dei sugestões, claro! A minha sincera opinião sobre João é que é um nome muito seguro. Tem-se mantido nos primeiros lugares e faz parte dos nomes mais utilizados pelos portugueses. É um nome transversal a classes sociais, idades e a terminação ão é muito "nossa". Não seria uma das minhas escolhas, prefiro um nome com um pouquinho mais de personalidade, no entanto, agora que convivo com ele...não podia ter outro nome!
    Gostei de consultar as listas e podemos fazer várias leituras. Na polémica questão de Santiago estar no top 5, só posso dizer que é um nome não tradicional, não é para todos. Chegar ao top 5 é algo digno de destaque, pois não segue a mesma linha dos nomes antigos/vintage que tem vindo a surgir. Se me dissessem há 15 anos que iria haver um boom de Martim ou Matilde eu provavelmente não iria acreditar. Acredito que a popularidade de Santiago se tem vindo entranhando em vários sectores da sociedade como uma interpretação de um nome sonante e classe alta (assim seguindo a linha do Tomás, Martim).
    A minha opinião é desfavorável a Santiago. Simplesmente por ser a aglutinação de 2 palavras: Santo Tiago. É uma questão de gosto, pois também não gosto de nomes compridos masculinos.
    Mas ainda bem que de vez em quando entra um "outsider" para o top 5! Talvez um dia seja a vez de Jaime ou Álvaro!
    Ao contrário de muitas opiniões, eu gostava que os nomes que eu gosto fossem mais escolhidos. Não para validar o meu gosto e opinião, mas porque haveria uma evolução menos óbvia na moda dos nomes.

    ResponderEliminar
  51. Sinceramente não gosto nadinha de João, até porque ninguém é só João, há o João Tiago, o João Miguel, o João Francisco, etc. Para nome clássico e tradicional prefiro mil vezes António.
    Quanto aos nomes femininos gostava de Matilde, mas agora começa a ser enjoativo, as Matildes vão ser as Cátias e Cláudias dos anos 80...
    De resto adoro Emília, o nome da minha avô :)

    ResponderEliminar
  52. Alguém me sabe dizer se pais com nacionalidade portuguesa podem colocar o nome Jade??
    Sei de casos que não deixaram...

    Obrigada

    ResponderEliminar
  53. Joana, Jade foi aprovado muito recentemente mas, ainda assim, só pode ser usado como segundo nome!

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)