- Duelo de nomes -
Júlia vs Olívia

1.11.13


Não, Júlia e Olívia nomes não usufruem da mesma popularidade nem em Portugal, nem no Brasil, mas acho-os muito semelhantes em estilo, vejo-os como emergentes e, possivelmente, dois nomes em destaque nos próximos anos. São muito internacionais, marcantes mas delicados, antigos e perfeitamente reconhecidos como nomes próprios e já deixaram de ser tendências para serem escolhas muito habituais um pouco por todo o mundo. 
No Brasil, Júlia e Giulia [nome feminino mais popular em Itália em 2009] são extremamente populares mas Olívia já se vai ouvindo com alguma frequência. Em Portugal, Júlia também supera largamente Olívia [150 registos contra 21 em 2011 e 159 contra 36 em 2012]. Em 2014, Júlia foi a escolha para 143 meninas portuguesas e Olívia foi registado 31 vezes. O primeiro ocupa a 54.ª posição do ranking, o segundo fica-se pelo 113.ª lugar. O mesmo acontece em Espanha, onde Júlia está no top 10 mas Olívia ocupa apenas a 52.º posição. Contudo, Olívia é a nova coqueluche dos países anglo-saxónicos, estando, por exemplo, no top 5 nos EUA, Inglaterra e Gales e Escócia, e no top 20 Australiano. Na vossa opinião, qual é o mais bonito?

Resultado da sondagem




26 comentários :

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Prefiro Olívia (que, sim, já há algum tempo vem ganhando visibilidade, por estes lados). Embora Júlia soe muito bem, seja doce e amável, para mim, está sendo suficientemente usado (muitas Julinhas pequeninas ora nascendo e já nascidas no Brasil) para não ser uma escolha razoavelmente "fresca" ou interessante...

    ResponderEliminar
  3. Sem dúvida nenhuma Júlia!
    Olívia é um nome que acho engraçado, mas não consigo adora-lo...

    ResponderEliminar
  4. Gosto dos dois, mas talvez pela pouca popularidade, prefiro Olívia :)

    ResponderEliminar
  5. Gostos dos dois além de Olívia ser muito mais popular aqui em Norte América. Faziam um bom conjunto de nomes para duas irmãs.

    ResponderEliminar
  6. Gosto muito mais de Olivia.

    ResponderEliminar
  7. Minha filha é Júlia!
    Numa coincidência bem curiosa, minha Júlia "ganhou" uma tia Olívia e ambas aniversariam no mesmo dia!
    Os dois nomes são lindos. Bj

    ResponderEliminar
  8. Júlia, sem dúvida.

    ResponderEliminar
  9. Não desgosto de Júlia, mas adoroo Olívia, eu tenho vindo a apostar, aqui no blog, na subida de popularidade deste nome, e vou continuo a apostar! a ver ;)

    ResponderEliminar
  10. Voto Olívia, é um nome lindo e ainda pouco popular por estes lados. Gosto muito.
    Tmb gosto de Júlia acho que são ambos boas escolhas.

    ResponderEliminar
  11. São dois nomes de que gosto bastante, mas se tivesse de optar por um, escolheria Olívia. Tenho a mesma opinião em relação a estes nomes, acho que a sua popularidade ainda está apenas a despontar! Não tenho a certeza absoluta que Júlia chegue ao top, mas acho que Olívia terá um lugar lá garantido daqui a uns anos, também por influência da extrema popularidade internacional.

    ResponderEliminar
  12. Sei que muitos frequentadores do blogue têm um fraquinho por Olívia, mas pessoalmente não é um nome que me chame muito a atenção.
    Já Júlia acho muito bonito, uma mistura entre nome "antigo" e "fresco", pouco popular, que fica bem a uma bebé, criança ou adulta. E Ju é amoroso... por isso, sem dúvida que é Júlia!

    ResponderEliminar
  13. Também não idolatro Olívia. Ufa, afinal não sou a única, já estava a achar que devia ser de mim não ver nada de tão espectacular neste nome. Não acho assim tão fantástico como o pintam e há nomes "Top" internacionais mais bonitos: Isabela, Amélia... Mas é só a minha opinião, claro.
    Júlia transmite-me mais feminilidade e delicadeza, é clássico e eterno, mas sem ser muito usado. Sem falar que tem o seu toque italiano que eu adoro... voto em Júlia.

    ResponderEliminar
  14. Creio que devem ser 159 e não 59....
    Ou desceu assim tanto?
    Sinceramente nenhum dos dois é dos meus nomes preferidos, pois começam ambos por duas letras que também são as que menos gosto em nomes , o J e o O! Mas a ter que escolher escolho Olívia

    ResponderEliminar
  15. Gosto muito mais de Júlia.

    ResponderEliminar
  16. Olívia, sem dúvida. Não aguento mais ouvir o nome Júlia em pequenas. É um nome muito bonito e elegante, mas a extrema popularidade no Brasil faz com que perca a graça para mim.

    ResponderEliminar

  17. Gosto dos 2 nomes. Axo uma boa escolha para manas,

    mas ADORO júlia.

    Será (se eu não mudar de ideias) o nome da minha filha(se algum dia tiver uma...)

    adoro o diminutivo ju e juju

    olivia também gosto muito mas...

    o significado e a ausencia de diminutivo deixa o nome um pouco a perder.

    voto Júlia então.

    ResponderEliminar
  18. O meu voto para Olívia! ADORO! é um nome forte e muito feminino.
    Uma menina pode ser sempre tratada por Ollie.
    O facto de Olívia nao ser uma das escolhas dos portugueses pode dever-se muito à famosa Olivia palito. A verdade é que as novas geraçoes nao sabem nem conhecem o poppey e a Olivia. :)
    Olívia tem a particularidade de ser um nome Portugues e internacional. Acho lindo!

    ResponderEliminar
  19. Júlia - KO
    Olívia - OK

    ResponderEliminar
  20. Gosto muito de ambos. Por isso não consigo decidir e escolher um!

    ResponderEliminar
  21. Olívia! Amo, é dos meus nomes femininos preferidos.

    ResponderEliminar
  22. Que tão os dois juntos
    Olyvia Julya , se eu tiver outra filha sera esse

    ResponderEliminar

Com tantos nomes à escolha, vai mesmo ser apenas Anónimo? :)