Cátia

em 06/11/13


Durante o dia de ontem foram aqui deixados dois comentários que acabam por se cruzar: num, uma futura mãe pedia-me que abordasse o nome Cátia e noutro, uma leitora alertava-me para a ausência de referências a nomes bonitos que foram populares nos anos 80. Acho que Cátia preenche o requisito: não só foi o 10.º nome feminino mais registado em 1980 - e, fruto dessa popularidade, alcançou a 22.ª posição do Ranking dos Rankings dos nomes portugueses - como também é um nome bastante simpático. Aliás, Cátia até tem características que o poderiam tornar um pouco mais popular, não fosse a má fama que o precede às custas de uma qualquer Cátia Vanessa. Curto, internacional e bastante "normal", Cátia teve ótimos resultados até ao ano 2000 (foi 6.º em 1990, 11.º em 1995 e 25.º em 1999) e ainda estava no top 100 em 2011, com 47 registos. No entanto, em 2012 desceu para os 23 registos e neste momento, apenas dez registos o separam da versão mais internacional, Katia, que foi alvo de 13 registos [em 2014, ficou-se pelos 22 registos]. 
Hipocorístico de Yekaterina e, por isso, do português, Catarina, o que o aproxima de Carina, Katie, Karen ou Caia, está provavelmente demasiado colado à geração de 80 mas continuo a achá-lo usável. Contudo, apenas me imagino a usá-lo sem segundo nome, precisamente para me afastar as combinações mais habituais de então.

43 comentários:

  1. Cátia é daqueles nomes que não "desce" de maneira nenhuma, associo logo às cantoras pimba e não há nada a fazer.
    Acho-o completamente ultrapassado e não me agrada nada a sonoridade, é demasiado anos 80.

    ResponderEliminar
  2. Concordo com o comentário acima. Cátia é muito "anos 80". Não me agrada nem um pouco. Sinceramente, acho que é um nome bem feio.

    ResponderEliminar
  3. Não gosto.
    Evito ao máximo nomes com conotações sociais (sejam de "nomes de rico" ou "nomes de pobre"), e Cátia é um desses nomes.

    ResponderEliminar
  4. Não gosto, não usaria, mas não estranharia de todo se o encontrasse numa bebé de agora... na minha opinião há bem piores dentro do género...
    Soraia, Jéssica, Tatiana... e mais uns quantos. Cátia sozinho parece-me nome super normal e aceitável. Coloco-o a par com Liliana.

    ResponderEliminar
  5. Pois, eu também acho um nome extremamente datado, e também não me agrada muito, do mesmo género prefiro Carina...

    ResponderEliminar
  6. Um nome é feio só porque é datado? Daqui a 40 anos Rodrigo e Matilde vão ser enxovalhados?

    ResponderEliminar
  7. Acho Cátia um nome normal e usável. Para mim está ao nível de Patrícia ou Sandra. São nomes que já estiveram muito na moda, para mim não têm qualquer conotação negativa serem usados hoje em dia. Por uma questão de gosto, prefiro nomes mais românticos.

    ResponderEliminar
  8. Cátia é um nome usável e simples.
    Não conheço nenhuma cantora pimba com esse nome e tenho amigas Cátias que não são nem pobres nem ricas. Foi um nome muito usado por todas as classes sociais.
    Não é o ideal para quem queira algo moderno ou clássico mas para quem quiser ser diferente sem ser muito excêntrico nos tempos de hoje é excelente. É mal visto como nome composto mas Cátia sozinho, é absolutamente banal... o diminutivo Cáti é fofo.

    ResponderEliminar
  9. Horrível. Não gosto mesmo nada.

    ResponderEliminar
  10. Mas ainda há duvidas que Rodrigo e Matilde e todos os nomes super usados agora irão ser mal vistos no futuro? Tal como agora Cátia é considerado datado esses nomes também o serão daqui a uns anos. Vão ser nomes de avós e ultrapassados. Os nossos netos não vão querer dar nomes de avozinhos tal como a maioria dos pais agora não quer esses nomes ultrapassados... é lógico...

    ResponderEliminar
  11. Não gosto... prefiro Catarina.

    ResponderEliminar
  12. Não vou dizer que é um nome feio, porque não é, mas não há dúvida que é datado. No entanto, não me espantaria nada conhecer uma Cátia pequenina, não acho que o nome deixe de ser usável por estar associado a uma determinada década.

    Em resposta ao Anónimo das 07:21, não, um nome não é feio só porque é datado, e sim, daqui a alguns anos Matilde e Rodrigo vão ser datados, também. É assim que funciona.

    ResponderEliminar
  13. Eu pessoalmente não gosto de Cátia porque prefiro nomes mais clássicos ou românticos.
    Mas é mesmo uma questão de gosto. Não acho que seja uma escolha pior por ser um nome datado. Acho que é um nome que não envergonha ninguém e se os pais gostarem pelo menos agora vai provavelmente ser a única no infantário (o que nos anos 80 calculo que não se verificasse).

    ResponderEliminar
  14. Não vejo nada fora do normal com este nome. É por isso que é usável para quem não quer um nome muito na moda ou com um tema.
    Cátia também é uma excelente opção para quem gosta de Catarina ou Cateline, mas prefere um nome curtinho e alegre.

    ResponderEliminar
  15. Detesto, acho um nome horrível mesmo quando é usado sozinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nossa! É tão feio assim, eu me chamo katia e acho que existe nomes piores.

      Eliminar
    2. Nossa! A afirmação "detesto" é tão forte.

      Eliminar
  16. Sinceramente acho que é um nome terrível e completamente datado.
    Acho que o facto de ter deixado de ser um dos mais escolhidos se prende com o facto de não soar bem, não ser um nome delicado e não ter uma ligação histórica forte.

    ResponderEliminar
  17. Credo! Quanta maldade e preconceito! Eu acho um nome inofensivo! Horrível? Acho exagerado considera-lo horrível, se formos a ver a lista de nomes admitidos e a quantidade de nomes realmente horríveis que lá existe, mas é a minha opinião.
    Deixou de ser usado pelo simples facto de que foi uma moda que passou, como tantos outros nomes.
    O Top 100 está repleto de nomes pouco delicados e sem ligações históricas, principalmente os nomes modernos.
    Há sempre quem não goste de um nome seja ele qual for, mas acho que uma pequena Cátia nascida em 2013 nunca terá problemas ou vergonhas com o seu nome.

    ResponderEliminar
  18. E já agora pergunto-me qual será o nome dos anónimos todos que insultaram este nome? Talvez não tenham um nome melhor para não o divulgarem. Hehehehe. É um bocado estranho assinar anónimo num blog de nomes! Mas... Tá bem!!

    ResponderEliminar
  19. Será que todos os anónimos têm um nome melhor k o meu? Lol :D Adoro o meu nome e não tenho vergonha de o admitir! Agora estes anónimos, não sei... Neste momento não me lembro de nenhuma cantora pimba Cátia, mas se existe, ainda bem pois é sinal de bom gosto! E nem sou rica nem sou pobre ;)

    ResponderEliminar
  20. Os comentários que mais gostei foram sem sobra de dúvida os anónimos. Como é que alguém pode comentar o uso de um nome, se tem vergonha do seu próprio nome? Realmente, associarem o nome de uma pessoa ao status social foi hilariante. Agora, os pobres escolhem nomes de pobres e os ricos nomes de ricos? Como é que isso se faz? Existe alguma lista? Só quero acrescentar que sou professora universitária e todos os anos tenho várias alunas com o nome Cátia. Não sei o que isto quer dizer, mas os comentadores deste site que me digam. Será que os nomes escolhidos à nascença definem o tipo de pessoa que seremos no futuro? Obrigada mãe pelo nome Cátia. Pelo que parece deveria ser pobre, mas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Também eu sou Cátia e subscrevo na íntegra.

      Eliminar
  21. Se há nome que devia entrar na lista dos não permitidos é Cátia, de tão feio que é. Também não gosto de Matilde, mas mil vezes Matilde a Cátia. Desde miúda que o acho horrível.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Margarida e nome de pobre sem criatividade

      Eliminar
    2. Margarida é o nome da prostituta que ronda lá no meu bairro

      Eliminar
    3. Margarida é o nome da prostituta que ronda lá no meu bairro

      Eliminar
  22. Horrivel e Margarida, nome de empregada domestica, nao conheco uma doutora ou madame com este nome.

    ResponderEliminar
  23. Cátia não é um nome feio.Só achar feio os idiota anonimos que nao tem nem coragem de mostrar seu nome e clara pq uma deve chamar EFIGENIA a outra EMACILADA e assim por diante

    ResponderEliminar
  24. Nome de pobre é você, a rainha da Dinamarca se chama Margarida ll. E Cátia é lindo, mas prefiro assim:Kátia

    ResponderEliminar
  25. Escrito com a letra K não tem acento: Katia.

    ResponderEliminar
  26. Chamo-me Cátia Margarida e nasci precisamente em 1980. Na escola nunca tive uma homónima. O meu segundo nome é herança de uma Bisavó e também o nome de uma das minhas sobrinhas. Quase um nome obrigatório nas meninas da família portanto.E não concordo nada com os anónimos que referem que Cátia é nome de pobre. Pobres de espírito são voçês.

    ResponderEliminar
  27. Meu nome é Khátia e acho ele apaixonante, na minha opinião não existe nome feio . Cada um tem seu gosto e sua história ja vi nomes horríveis que as pessoas acham lindos, quando digo meu nome para alguém todos elogiam e amam a maneira que se escreve ♥

    ResponderEliminar
  28. Credo! Quanta maldade e preconceito!
    Faço minha as palavras da Ana.
    Nome datado? Leonor, Amélia, Carlota, Judite, Benedita, Margarida, Matilde não são datados? Por amor da Santa a minha tetraravó chamava-se Matilde.
    Sou Kátia, origem alemã, não sou rica, nem pobre, nem pimba. Lamentável ver a arrogância de certos "seres".

    ResponderEliminar
  29. Cátia da Assunção10 de março de 2015 às 00:52

    Minha alma ficou parva com tanto rancor com o meu nome. Senti nos comentários que, por ventura, alguma Cátia vos deve ter provocado algum recalcamento nas vossas vidas.
    Pois eu gosto bastante do meu nome, tanto pela leveza como por ser alegre e mais ainda pela combinação dele com Assunção. Aliás as combinações com Cátia não têm necessariamente de passar por Sofias ou Vanessas.
    Vejamos Cátia La Mar, é certo que é uma cidade venezuelana, mas parece-me uma combinação até bastante interessante.
    E para quem diz que não tem história, Cátia provém de Katja (Катя) que é um diminutivo de origem russa para Catarina que por sua vez surgiu na Grécia.
    E há até registos do século XIII, em Inglaterra, que datam as primeiras derivações de Catherine nesse país. Pode muito bem estar registado uma Cate, Kathie ou Kate que por sinal até é o diminutivo usado pela futura rainha de Inglaterra...
    O que faz-me até pensar que o meu nome de pobre, segundo alguns comentários, até pode vir a ser chique e usado no futuro por uma qualquer tia das tias!

    Por tudo isto não me parece que o meu nome seja assim tão odioso e apenas um nome "eighties" que está condenado por isso.

    ResponderEliminar
  30. Não gosto, e a Casa Dos Segredos não ajudou, com a vinda da Cátia (do Secret Story 2) que era a mais burra que por lá passou, nem sabia onde ficava o Brasil, e mais recentemente pela Cátia Márisa, mais uma ignorante que fazia questão de dizer que era Cátia Máaaaaarisa, com o á bem aberto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O seu nome deve ser lindo! Para assinar Anônimo. Burro é você.

      Eliminar
  31. Descobri esta página recentemente e hoje tive a curiosidade de pesquisar o meu nome e...que espanto saber que muita gente detesta este nome mas enfim, já foi muito popular, concordo plenamente mas não é um nome feio. Sou Cátia Isabel e acho que é uma combinação perfeita :)

    ResponderEliminar
  32. lol eu sou Cátia e tenho o segundo nome habitual... E foi uma moda mesmo má nos anos 80... nasci em 86... o meu pai escolheu os dois primeiros nomes para meu desgosto. No entanto se a minha mãe conseguisse ir com a dela avante não seria melhor. Não gosto não apenas porque acho vulgar os dois nomes que quiseram por... mas porque não me identifico de todo com ele. Eu preferia Catarina. Acho-o mais sonante, mais bonito. Mas sabendo que o posso mudar não muda o facto de que não vou fazer a desfeita de ter um nome que o meu pai achou ser o melhor para o que viu quando nasci. Logo até acho que para os pais deve ser complicado escolher os nomes. Pelo menos para mim seria muito complicado.

    ResponderEliminar
  33. Meus Deus quanto preconceito. O meu nome é Cátia e adoro. Adoro ainda mais o significado, pura e casta, e a sua descendência grega.

    ResponderEliminar
  34. Bons dias, minhas senhoras.
    Lamento que odeiem tanto o nome de Cátia ou Cátia com combinação de outro qualquer.
    Pois eu sou Cátia Sofia e tenho orgulho nisso. E acho muito feio por rótulos nas pessoas por causa de seu nome, só porque simplesmente não gostam ou porque tiveram alguma experiencia menos positiva com alguém com esse nome.
    Não podemos todos gostar do "amarelo", certo?
    Se não gostam ok, tudo bem respeita-se, mas não é necessário dizer que é "HORRIVEL" , ou que deveria estar numa "lista de não permitidos".
    Enquanto estarem a dizer que as pessoas são burras, não há pessoas burras, há pessoas menos instruídas, com um pouco menos de cultura ou conhecimento neste ou naquele assunto.
    As pessoas "burras", podem ser "burras" num determinado assunto e num outro qualquer são "super inteligentes".
    Agora ser ignorante já é uma escolha.
    É como tudo, como já disse não podemos gostar todos do mesmo nem saber todos o mesmo...

    Cordeais Cumprimentos a todos os leitores.
    Cátia Sofia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Excelente comentário! 👏🏼
      Faço das suas, as minhas palavras. Não pelo meu nome mas pelo nome dos meus filhos.

      Eliminar
  35. Eu acho Cátia um nome fofinho e com boa sonoridade, apesar das conotações sociais menos positivas! Acho que vai ser novamente popular na altura dos nossos netos ou bisnetos, quando já for pouco ouvido :)

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)