Pares Perfeitos para Matilde

em 02/09/13


O nome Matilde é mencionado com frequência aqui no blog. Dada a sua popularidade actual, é quase impossível ficar-lhe indiferente e já vinha sendo hora de procurar os seus pares perfeitos, até porque é um desafio com que muita gente se poderá identificar, ainda que, a meu ver, muito do que já foi escrito para Amélia e Leonor se possa aplicar a Matilde. Assim, numa primeira abordagem, diria que qualquer nome associado à monarquia portuguesa seria adequado, bem como os nomes mais tradicionais que são hoje populares em Portugal.  Por outro lado, a popularidade de Matilde também abriu portas para outros nomes antigos mas mais discretos, que associamos à geração dos nossos avós e que ainda não são muito populares mas que é possível que venham a ser. No fundo, depende da forma como encaramos o nome: Matilde é medieval, é vintage ou é moderno? Na minha opinião, estes são os nomes que melhor acompanham Matilde: 


  • Eleonor, Flora, Júlia, Laura, Olívia, Victória
  • Alice, Clara
  • Amália, Amélia, Cecília, Camila
  • Benedita, Caetana, Carlota, Constança, Francisca
  • Beatriz, Leonor
  • Carolina, Catarina
  • Elisa, Ester, Irene, Salomé
  • Isabel, Teresa, Luísa
  • Madalena, Mafalda, Margarida, Maria, Mariana, Marta

  • Afonso, Martim, Tomás, Rodrigo
  • António, Luís, Manuel
  • Duarte, Francisco, Gonçalo, Guilherme, Gustavo, Henrique
  • Gaspar, Jaime, Mateus, Matias, Simão, Tomé, Xavier
  • João, Filipe, Nuno, Pedro
  • Lourenço, Salvador, Vicente

Mas o desafio que me foi proposto não foi este, mas sim sugerir nomes para gémeos que já têm uma irmãzinha chamada Matilde... 

  • António & Cecília
  • Carmo & Tomás
  • Júlia & Jaime

  • Ester & Teresa
  • Amélia & Alice
  • Mariana & Madalena

  • Manuel & Martim
  • Luís & Tomé
  • Lourenço & Xavier

Quais seriam as vossas sugestões? 

27 comentários:

  1. Eleanor e Gaspar

    Cecília e Amélia

    Gustavo e Damiao

    ResponderEliminar
  2. Se os pais optassem pela mesma letra inicial:

    Meninas: Madalena e Margarida
    Meninos: Miguel e Mateus
    Menina e Menino: Margarida e Matias

    Sem obedecer à mesma letra inicial:
    Meninas: Carolina e Benedita
    Meninos: João e Luís
    Menina e Menino: Irene e José

    ResponderEliminar
  3. :) com a mesma letra:
    Matilde e Madalena & Matias
    ou
    Matilde e Carmo & Xavier

    ResponderEliminar
  4. Sinceramente, não vejo explicação para esta febre de Matildes. É inacreditável. Será que os pais, como ouvem o nome em todo o lado, pensam 'eu também tenho de ter uma!', ou escolhem o nome sem ter noção que há cinco por cada turma? É um nome bonito, não discordo, mas há que ser razoável.

    Para irmãos, escolheria Mariana e Mafalda, Henrique e Vicente, Leonor e Afonso.

    P.S. Matildes everywhere: http://www.lux.iol.pt/fotos/1/332102 :)

    ResponderEliminar
  5. Jamais colocaria o nome Matilde, apenas pelo boom de "Matildes" que por aí há. Vai ser um nome "algo" piroso quando as meninas forem adultas. É um nome demasiado comum, só no passado mês conheço duas novas meninas que nasceram com esse nome. It's too much...

    ResponderEliminar
  6. Já não há paciência para este nome e nem joguinhos de pares me entusiasmam. Não dá mesmo, já tenho fobia de ouvir este nome cada vez que pergunto "Como se vai chamar?!"

    Não consigo vê-lo a par com alguns nomes citados. Mas percebo que a Filipa esteja a tentar encorajar os pais das Matildes a ousar um bocadinho nos nomes dos próximos filhos... :)

    ResponderEliminar
  7. Há Matildes que nascem não pq os pais querem ter uma como todos as outros pais, mas porque se gosta do nome ou até porque o nome tem um significado mto forte para os progenitores, assim como nascem Margaridas, Marianas, Marias...

    ResponderEliminar
  8. Bom dia,
    neste momento há indecisão entre:
    Matilde, Martim & Mafalda
    Martim & Maria do Carmo
    Matilde, Alexandra & Francisca
    Mafalda & Maria do Carmo
    Matilde, Martim & Salvador
    Martim & Vítor.

    :)

    ResponderEliminar
  9. Bom dia,
    neste momento há indecisão entre:

    Matilde, Martim & Mafalda
    Matilde, Martim & Maria do Carmo

    Matilde, Alexandra & Francisca
    Matilde, Mafalda & Maria do Carmo

    Matilde, Martim & Salvador
    Matilde, Martim & Vítor

    ResponderEliminar
  10. bons dias,
    parece que há pouca indecisão, caro anónimo, pois há uma inclinação para o Martim e Maria do Carmo.

    Pelo que acho bonita a conjugação de M's:
    Matilde, Martim e Maria do Carmo

    ResponderEliminar
  11. Ao anónimo das 9:20:

    Eu sei que há pais para os quais o nome Matilde tem um significado especial, por ser um nome de família, uma homenagem, etc., mas esses pais são uma minoria. Os 'booms' de nomes são isso mesmo, uma moda, que as pessoas houvem por todo o lado, acham bonito, e é uma escolha segura para o nome da criança, que nunca se vai sentir ostracizada por ter um nome diferente ou propenso a gozo. Estas modas sempre existiram e sempre vão existir, em nomes, roupa, tecnologia... As pessoas seguem-nas porque não querem ser diferentes, não querem correr o risco de ir contra a corrente.

    Eu não estou de modo nenhum a criticar quem segue modas, todos nós seguimos umas ou outras, e ninguém quer que os filhos sofram por causa de uma escolha pouco usual feita por nós; mas, tal como um interessado em tecnologia não elegeria um iPhone como o melhor telemóvel só porque toda a gente tem um, um interessando em onomástica não daria o nome Matilde a uma filha quando há três em cada esquina. E é por isso que eu acho este blog tão interessante, porque educa as pessoas que há milhares de nomes tão ou mais bonitos que os da moda e que são perfeitamente usáveis. Para que serve escolhermos um nome para os nossos filhos com todo o amor e carinho se durante a sua vida escolar serão sempre tratados pelo apelido para os diferenciar dos colegas?

    ResponderEliminar
  12. O que está a acontecer com o nome Matilde, aconteceu com Beatriz à uns anos atrás embora o mesmo continue a ser muito popular... Só no ano passado tive 4 colegas de trabalho que deram o nome Matilde às bébes que nasceram, fora as que já tinham as filhas com esse nome!! Ao todo deviam ser umas 9 ou 10 Matildes!
    Já agora, conhecem muitas bébes Margaridas? Acham que corre o risco de se tornar um nome muito popular ou já o consideram popular de mais? (Eu sei que aqui se fala de Matilde mas só por curiosidade ;))

    ResponderEliminar
  13. Acho que é mesmo isso, ouvem e querem ter uma. Sinceramente, não gosto muito, acho muito "meloso".
    Prefiro Matilda. Uma letra faz a diferença, porque Matilda associo a uma personagem da minha infância.

    Tenho dificuldade em imaginar uma Matilde adulta. Leonor, Martim, Tomás, esses nomes mais manjados que sei lá o quê, até consigo, mas Matilde associo sempre a bebé/criança pequena (o que não deixa de ser engraçado, porque antes da moda era "nome de velha").

    ResponderEliminar
  14. Mas então:

    Matilde & Flor
    Matilde & Juliana
    Matilde & Maria Luís
    Matilde & Victória

    Matilde & Artur
    Matilde & Henrique
    Matilde & Pépio
    Matilde & Fausto

    ResponderEliminar
  15. aqui na minha zona mãe k é mãe chama a sua filha matilde,mariana, maria, madalena, mafalda ou margarida. Na sala da minha filha quem tem 3anos há cinco margaridas, 4 marianas, 2matildes e um sem fim de marias. E está semana só que eu conheça nasceram 2margaridas.

    ResponderEliminar
  16. Nunca usaria o nome para uma bebé nascida agora em Portugal devido à sua popularidade, mas acho Matilde um nome muito bonito.

    A maioria dos pais não tem a noção da popularidade dos nomes, infelizmente. O meu nome também é quase o "Matilde" da minha geração - há sempre alguém na minha turma que também tem esse nome... - e, quando me queixo :P, a justificação dos meus pais é mesmo essa: não sabiam que era popular, "eu só conhecia uma pessoa com esse nome... e não havia internet para saber que era um nome tão comum". E é exatamente esse último ponto que não 'perdoo' aos recém-pais de hoje: acho que não custava nada fazer uma busca no Google para ter a noção da popularidade... (provavelmente neste blogue! :D)

    Pessoalmente só conheço uma Matilde (não exatamente esta grafia)relativamente mais velha, com os seus 18 anos. Acho que teve muita sorte: tem um nome que toda a gente gosta atualmente e mesmo assim é *A* Matilde no seu grupo de amigos :)

    De qualquer forma: gosto de Lourenço & Xavier, Teresa & Alice, Carmo & Xavier.

    ResponderEliminar
  17. Vou sugerir os nomes reais dos meus tios-avós, pois tive uma tia-avó Matilde.

    Matilde, Rosa e Camila
    Matilde, Francisco e Rosa

    ResponderEliminar
  18. Acredito que a maior parte dos pais desconhecem o fato de um nome ser ou não popular... Se não convivem com muitas crianças no seu dia a dia, se não têm conhecimento da lista dos nomes mais registados, eles não têm noção... acho que devem ver pelo grupo de amigos, se não existe uma "matilde" é o que importa... Eu estou enjoada do nome... E sim, eu sendo uma Ana, apesar de adorar o meu nome, quando andei na escola odiava ser mais uma das 3 a 5 Anas na turma...ou chamavam pelo segundo nome ou pelo ultimo (e eu não gostava nada). Mas pronto os pais é que sabem...

    =) Quanto a sugestões , ENTRE as ultimas opções que apontou, prefiro:

    Matilde, Martim & Maria do Carmo

    Matilde, Alexandra & Francisca

    Matilde, Martim & Vítor

    ResponderEliminar
  19. Quanto aos pais não saberem que os nomes são muito populares, acredito que hajam pais que não sabem mas há outros que sabem... Eu cada vez que sei que alguém vai escolher um nome popular digo logo "É bonito, mas há muitas!" inicialmente tinha receio de dizer, mas já há algum tempo que decidi ser sincera sem que me levem a mal, e opto por dizer que o nome é lindo mas muito usado, e até agora não me parece que alguém se tenha importado com isso pois ainda não consegui fazer ninguém mudar de ideias! Oiço respostas como "Pois é, mas gostamos" e etc... Eu até já disse a uma vizinha que no ano passado nasceram 2297 Leonores, mas isso não a demoveu e cá está a Leonor...
    Nos fóruns de mães (e hoje em dia acho que a maioria das mães dá um saltinho à net) as grávidas podem facilmente ter uma noção dos nomes mais escolhidos, basta olharem em volta e ver os nomes que as outras grávidas escolhem. Por isso, não acredito muito que seja por ignorância, é mais como disse a Márcia, escolhem porque já viram tantas que também querem uma!

    ResponderEliminar
  20. Concordo quando dizem que muitos pais não fazem ideia da popularidade de um nome, porque não convivem com muitas crianças e não se interessam suficiente pelo assunto para fazer uma pesquisa pela sua popularidade nem para conhecer outros nomes que não sejam tão usados. Ouvem 'Matilde' ou 'Leonor' e gostam, ponto. São nomes bonitos e seguros, e, para ser sincera, os nomes da moda de hoje em dia são muito mais bonitos que os nomes da moda dos anos 80 ou 90, e eu percebo o seu apelo.

    O que não percebo, como referiu a Mary, são aquelas mães que frequentam assiduamente os fóruns e, consequentemente, sabem que toda a gente tem uma Matilde, e que, mesmo assim, não se inibem de escolher este nome. Eu nunca tive colegas de turma com o meu nome (até nos anos 90 já era um nome ultrapassado :)), e adorava ser *A* Márcia. Não havia cá segundos nomes ou apelidos, como acontecia às Anas e às Patrícias. O nome próprio de uma pessoa é suposto ser parte da sua identidade e da sua individualidade.

    ResponderEliminar
  21. Teresa e Francisco

    Lourenço e Tomás

    Francisca e Constança

    ResponderEliminar
  22. É uma rara combinação entre o clássico e o juvenil que confere uma certa clássica a quem o possui. Acho que fica bem com:

    Matilde e Mafalda
    Matilde e Sofia
    Matilde e Diana

    Matilde e Diogo
    Matilde e Daniel
    Matilde e João

    ResponderEliminar
  23. Olá, minha sugestão para gêmeos com Martina é:
    Martina e Genevive
    Martina e Gênesis
    Martina e Matilda
    Martina e Milo/Milan
    Martina e Antonella

    Espero que goste!!!
    :D

    ResponderEliminar
  24. Matilde Mariana e Martim conheço 2 deste :D
    Depois também conheço uma família com 3 filhas e 2 filhos: Matilde, Beatriz, Carlota, Salvador e Guilherme!

    ResponderEliminar
  25. Matilde e Mariana
    Matilde e Margarida
    Matilde e Clara
    Matilde e Leonor
    Matilde e Amélia

    Matilde e Tomás
    Matilde e Gaspar
    Matilde e Pedro
    Matilde e Simão
    Matilde e Lourenço

    Achei que todos os pares para gémeos combinam na perfeição!

    Beijinhos
    Inês Gonçalves

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)