Nádia

em 27/08/13


O nome Nádia tem origem eslava e significa EsperançaPopularizou-se nos anos 80 graças à ginasta romena Nádia Elena Comaneci, vencedora da medalha olímpica em 1976. 
De forma algo surpreendente, está hoje no top 100 português, mais concretamente na 72.ª posição, um pouquinho atrás de Tatiana e de Irina, que também nos remetem para os nomes eslavos, tal como Cátia, Natacha, Tânia ou Vânia. É certo que Nádia não chega aos cem registos, ficando-se pelos 74 mas, ainda assim é um bom resultado, que deixa para trás nomes que até podem ser considerados mais modernos. Aliás, num ano em que a maioria dos nomes apresentou uma descida face ao número de registos de 2011, Nádia conseguiu a proeza de ter mais 10.
E as surpresas não se ficam por aqui: sabiam que Nádia está consecutivamente no top 100 português desde 1990?! É bem verdade que desde 1994 que não chega aos duzentos registos anuais, mas são números impressionantes, ainda assim! 
Em Portugal também é possível registar as variantes Nádege, Nádeja e Nadja, mas confesso que tenho um fraquinho pela versão francesa Nadine (Nadina também é opção para as meninas portuguesas), que vai mais ao encontro daquilo que procuro num nome para os próximos anos. A meu ver, Nadine é romântico, doce e delicado e acho que combina muito bem com alguns nomes que já se usam neste momento, podendo eventualmente ser um par interessante para algumas pequenitas. 

24 comentários:

  1. Custa-me imaginar Nádia no top porque não conheço nenhuma!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu nome é Nádia, minha mãe me deu esse nome bonitos tenho 11anos

      Eliminar
    2. Sim, mas agora você conhece uma Nadia

      Eliminar
    3. Claro que sim eu me chamo Nádia

      Eliminar
  2. Em relação ao nome não gosto
    Mas quanto à popularidade muitos chineses dão aos filhos que nascem cá nomes Portugueses, mas nada de Matildes e Afonsos... São Nádias, Tânias, Vânias, Susanas, eles todos juntos e é um voltar atrás no tempo, anos 70/80 lol. querem dar nomes portugueses aos filhos e optam pelos que melhor sabem pronunciar, contribuindo para popularidade de alguns nomes mais fora de moda.

    ResponderEliminar
  3. Estudei com uma Nadja, acho q aqui é mais comum a escrita dessa forma, não sei.. tvz seja pq conheci mais Nadjas do q Nádias, tbm acho um nome marcante dos anos 70.

    ResponderEliminar
  4. Conheço uma Nádia portuguesa com 12 anos!

    ResponderEliminar
  5. boa noite. Conheço várias Nádias mas todas elas na casa dos 20 e 30 anos, e uma Nadja k é de origem dinamarquesa. Acho um nome mt bonito, e agora k sei o significado vejo o nome de maneira diferente, pra melhor claro. Acho uma excelente opção para chineses ou não! Lol e acho melhor ainda k coloquem Nadia as filhotas do k mariana ou matilde ou maria. Tenho saudades do tempo é k andava a escola em k não havia ninguém na turma com o mesmo nome, e cada uma tinha um nome mais estranho k a outra. E quando vinham professores de fora diziam: olhe, desculpe, mas onde é a sua mãe foi ouvir isso?! Lol
    I

    ResponderEliminar
  6. Conheço apenas Nádias da minha idade, não sabia ter um significado tão bonito!

    ResponderEliminar
  7. Conheço uma Nádia fofa de morrer e com 2 aninhos (nasceu na véspera do meu casamento).
    Confesso que não gosto do nome mas agora que estou mais habituada a pronuncia-lo lá me vou habituando.
    No entanto continuo achar que é um nome deslocado nos dias de hoje.

    ResponderEliminar

  8. Até nascer, o nome preferido dos meus pais era Nádia! Costumo contar isto. A minha mãe tinha 18 anos e era fã da ginasta romena com tantas outras pessoas na altura, portanto Nádia vinha no topo da lista, seguido de Bianca (pelos livros românticos da Harlequim) e Marlene.

    Estava no meu segundo dia de hospital, com Nádia dado como certo, até que uma criatura divina com 5 anos, perguntou se eu podia ser Rita! Os meus pais concordaram na hora! Não conheciam nenhuma e gostaram do nome.

    Durante anos detestei Nádia, Bianca ou Marlene. Agora só não gosto de !arlene e gosto bastante dos outros, até por que conheço gente amorosa com esses nomes, quanto a Rita...,Continua a ser o meu nome preferido :)

    ResponderEliminar
  9. Não gosto nada, ou melhor não gosto nádia.

    ResponderEliminar
  10. Me chamo Nádia, e amo o meu nome! A maioria das pessoas quando ouvem a pronúncia escrevem "Nadja", mas eu prefiro "Nádia". Gosto da sonoridade, do significado e também do fato de não ser tão popular! Gosto também da combinação que minha mãe fez: Nádia Lauane!

    ResponderEliminar
  11. Duda

    Minha avó, tem esse nome. Acho lindo, foi o pai dela que escolheu. Ela tem 65 anos , gosto pois acho um nome carinhoso .

    ResponderEliminar
  12. Nádia é lindo maravilhoso tem uma pronúncia muito gostosa

    ResponderEliminar

  13. olá, meu nome e nádia, tenho 11 anos, no começo ia me chamar vitória, mais meu pai teve um sonho com o meu nome, e eu o amo, a maioria das pessoas me chamam de nádja, eu não gosto muito, mais tudo bem, tanbem não sabia muito do significado, agora gosto mais ainda dele, opinião: gosto muitoo desse nome <3

    ResponderEliminar
  14. Me chamo Nádia e amo meu nome! S2

    ResponderEliminar
  15. Me chamo Nádia e amo meu nome! S2

    ResponderEliminar
  16. Eu me chamo Nádia,e acho bonito meu nome e pode ter ctz Todas as Nádia 's Tem uma delicadeza que só rsrsrs bjsss

    ResponderEliminar
  17. Meu nome é Nídia e tenho uma irmã com none de Nádia... Gosto dos nossos nomes!

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)