Duelo de nomes - Bianca vs Clara

em 12/08/13


Bianca e Clara são dois dos nomes femininos mais populares do momento em Portugal: Clara ocupou a 25.ª posição do ranking de 2012, com 381 registos, e Bianca a 27.ª, com 356. Em 2011, a ordem estava invertida, encontrando-se Bianca na 25.ª posição, com 404 registos, e Clara na 29.ª, com 374. A popularidade de Clara não me surpreende de todo, mas confesso que antes de conhecer estes rankings não imaginava que Bianca estivesse no top 30. 
Na verdade, os nomes até se assemelham bastante. Por um lado, gravitam em torno das cores, já que Bianca significa Branca, um nome medieval português, tal como Clara que, para além do significado literal, também pode ser interpretado como brilhante. Por outro, são ambos nomes melodiosos e doces, mas com um C muito vincado. 
Na vossa opinião, os nomes também se assemelham em estilo? O que pensam deles? Qual dos dois preferem? Não se esqueçam de votar!

Resultado da sondagem



39 comentários:

  1. Não consigo achar que Bianca e Clara estejam dentro do mesmo estilo. Considero Bianca um nome contemporâneo e Clara um nome clássico.
    Considero mais semelhantes Branca e Clara.
    O meu voto vai para Clara, nome que sempre achei muito mimoso e harmonioso.

    ResponderEliminar
  2. Acho Bianca muito delicado, é sem dúvida o meu preferido!

    ResponderEliminar
  3. Eu consigo-os ver dentro do mesmo estilo, nomes doces, românticos, femininos...
    Vou escolher Bianca , primeiro porque considero muito próximo de Beatriz, é uma ótima opção para quem quer fugir à popularidade deste ultimo ; segundo, pelo diminutivo Bia ; terceiro , porque, talvez acha Clara "demasiado suave" (apesar de gostar do nome) ,assim como Branca.

    ResponderEliminar
  4. Acho que Bianca tem mais a ver com Chiara do que com Clara (Eu sei que cá só admitem Kyara mas detesto essa grafia)... Ambos modernos e muito italianos. Se o duelo fosse com Chiara escolhia Chiara sem duvida. Assim escolho Bianca! Apesar de também gostar do nome Clara, mas gosto mais um bocadinho de Bianca.

    ResponderEliminar
  5. Também não consigo ver estes dois nomes dentro do mesmo estilo; para mim, Clara assemelha-se a Laura, Teresa, Luísa, nomes clássicos portugueses sem serem 'retro', ou seja, nomes que se adaptam tanto a avós como a netas. Já Bianca é um nome contemporâneo entre nós e de origem italiana.

    Prefiro Clara, mas são os dois bonitos.

    ResponderEliminar
  6. É a primeira vez que entro aqui no BLOG, gostei muito! Estava fazendo uma busca por nomes, pois, pretendo escrever um romance e decidi procurar o significado de alguns nomes, para escolher o nome da personagem principal.
    Em relação a votação sou suspeita a votar, pois me chamo Bianca e amo meu nome, por esse motivo meu voto vai pra ele.

    ResponderEliminar
  7. Sinceramente, não percebo a ligação destes dois nomes.
    Gosto muito de Clara, é um clássico, e não gosto nada de Bianca, nem fazia ideia que houvessem tantas em Portugal.

    ResponderEliminar
  8. Votei em Clara pois é um nome que considero muito bonito e harmonioso, já Bianca não consigo gostar muito por causa do diminutivo Bia que é tão usado e banalizado... Bianca, Beatriz, Bia... não gosto mesmo nada!!!
    Já agora que dizem do nome composto Margarida Clara? Sim ou não?
    Obrigada ;)*

    ResponderEliminar
  9. Estes dois nomes podem não ser do mesmo estilo mas TÊM O MESMO SIGNIFICADO, e quase o mesmo nº de registos!! Além de ambos serem melodiosos e doces. E foi isso que a Filipa disse. Pelo menos não leio em lado nenhum ela dizer que são nomes do mesmo estilo. Toda a gente sabe que um é clássico e outro moderno. Não têm o estilo em comum, mas em contrapartida têm outras várias coisas em comum.
    Admiro bastante o trabalho da autora deste blog e ela não escolhe duelos de nomes sem que os nomes tenham algo que os ligue, seja o estilo, a grafia, ou o significado... é indiferente.
    Não gostam nada de um e gostam muito de outro? Óptimo, por isso é que é um duelo e por isso é que está ali a votação. Pessoalmente até prefiro duelos de nomes bastante diferentes um do outro, as votações são sempre mais fáceis e os resultados bem mais esclarecedores, dois nomes do mesmo estilo e muito idênticos acontece sempre um quase-empate e suscita sempre dúvidas e hesitações na hora de votar "são os dois bonitos, não sei qual votar" ou "não gosto de nenhum". Assim, dois nomes tão iguais e tão distintos ao mesmo tempo, cria um duelo bastante mais interessante na minha opinião.
    E depois, há pessoas que na hora de escolher um nome não têm esse tipo de preferências (clássico ou moderno), se alguém quiser um nome com o significado "branca, clara, brilhante" pode muito bem hesitar entre estes dois!

    Voto em Clara.

    ResponderEliminar
  10. Entre os dois prefiro o clara. Acho que fica muito fofo clarinha.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Também prefiro Clara! Acho mais bonito. Mas nada contra Bianca...

    ResponderEliminar
  12. Eu adoro Clara acho mais clássico e delicado, mesmo de princesinha e adoro o diminutivo Clarinha. Mas também adoro Bianca acho-o doce e fresco e tem aquela sonoridade italiana que eu considero agradável. Imaginando duas meninas a Clara seria a mais sossegada e a Bianca a mais extrovertida. Até acho que fazem um bom conjunto para umas gémeas.

    O meu voto foi para Clara.

    ResponderEliminar
  13. Para a Sara:

    "Na vossa opinião, os nomes também se assemelham em estilo? O que pensam deles? Qual dos dois preferem?"

    Sem querer ser rude, não percebo a sua indignação por estarmos a responder às perguntas que a Filipa fez! A maioria das pessoas respondeu que não, não achava que se assemelhassem em estilo, e disse qual dos dois preferia. Toda a gente percebeu o que a Filipa disse que os nomes tinham em comum, a Sara é que não percebeu que nos limitámos a responder às questões colocadas pelo post.

    ResponderEliminar
  14. Bianca, sem duvida, não gosto de nomes que sejam adjectivos, depois podem não se encaixar na pessoa, Bianca é bastante discreto e bonito.

    ResponderEliminar
  15. Nunca tinha pensado nestes dois nomes como pertencendo à mesma "família"/"estilo", mas assim que ví o título percebi a semelhança. Quando era mais nova adorava Bianca, mas hoje em dia prefiro Clara. Não me surpreende o facto de eles andarem juntos na tabela de registos. :)
    Beijinhos
    Rafaela

    ResponderEliminar
  16. Do mesmo estilo não digo que sejam mas não acho que Clara se assemelhe e Isabel, Teresa ou Luísa que eu acho que são clássicos mais antigos.
    Clara para mim está mais para Eva e Alice, que eu considero os clássicos modernos que nos últimos anos têm vindo a ganhar tendência e a estar um pouco "na moda", por isso Clara não está assim tão longe de Bianca, acho que ambos podem-se considerar modernos.
    Prefiro Bianca.

    ResponderEliminar
  17. Adoro Clara! Sem dúvida que prefiro Clara a Bianca! Agora só falta convencer o marido a deixar usar quando chegar a altura :)

    Beijinhos Filipa,

    Cláudia

    ResponderEliminar
  18. Para mim este não é difícil: Clara!
    Não tenho nada contra Bianca, mas gosto muito mais de Clara. Tal como outros comentadores, incluo Clara no grupo de clássicos que vão voltar à moda - como Alice. Bianca é mais moderno - como Alícia, por exemplo...

    ResponderEliminar
  19. Gosto muito e Clara, mas está mto comum por aqui.. tds as salas da escola onde eu trabalho tem na lista pelo menos uma Clara.. por isso seria um nome a se pensar em indicar a uma amiga. Bianca já gostei bastante, hj nem tanto.

    ResponderEliminar
  20. Prefiro Clara, acho mais delicado.
    Não me agrada o som de "biANCA".

    ResponderEliminar
  21. Gosto muito dos sous nomes, muito delicados. Para mim e difícil escolher em qual votar, perguntei ao marido que prefere Clara entao voto na Clara :) mas adoro Bianca tambem! Nao acho que sejam do mesmo estilo pois um e clássico outro moderno ( na minha opinião ) mas sao os dois femininos, delicados e suaves.

    ResponderEliminar
  22. Quando eu era pequena tinha o sonho de me chamar Bianca!
    Acho que não o daria a uma filha, mas continuo a achar dos nomes femininos mais bonitos!
    Portanto leva o meu voto.

    ResponderEliminar
  23. Prefiro Clara, é muito harmonioso e doce.

    ResponderEliminar
  24. "Eu consigo-os ver dentro do mesmo estilo, nomes doces, românticos, femininos..." (Anna)
    Clara é doce. Quando penso em Clara, imagino um cupcake.
    Bianca é delicado. Quando penso em Bianca, imagino uma gata branca.

    ResponderEliminar
  25. Não gosto do nome Bianca, mas adoro o nome Clara. Mas como já disseram aí em cima, fica muito bem para umas gémeas, sendo a Bianca mais reguila e a Clara mais quieta :p

    Na escola do meu irmão existe uma Bianca Clara (:

    ResponderEliminar
  26. Gosto apenas de Clara, que aliás o considero lindíssimo, apesar de muito usado no Brasil. Quanto ao nome Bianca, por ser uma variante italiana, o considero fora de propósito (a variante portuguesa é Branca, que se origina do germânico Blank).

    ResponderEliminar
  27. Esqueci de comentar que os nomes Branca (ou Bianca) e Clara possuem o mesmo estilo, tendo em vista o significado. Que nem a obra "A Casa dos Espíritos", na qual os nomes das personagens (mãe, filha e neta) possuem o mesmo significado: Clara, Blanka e Alba. Aliás considero bastante criativa essa ideia.

    ResponderEliminar
  28. Voto em Bianca acho lindo acho clara estranho e n acho q se parecem as personalidades sao diferentes Bianca me remete uma pessoa determinada e de personalidade forte

    ResponderEliminar
  29. clara é um nome muito bonito e bianca tambem mas prefiro clara

    ResponderEliminar
  30. clara é um nome muito bonito e bianca tambem mas prefiro clara

    ResponderEliminar
  31. clara é um nome muito bonito e bianca tambem mas prefiro clara

    ResponderEliminar
  32. Bom prefiro Bianca até pelo fato de ser meu nome,Clara é até legal,mas tudo é clara...Qual é a parceira do ovo a clara,tem duas meninas uma é chamada de clarinha e a outra de escurinha pela cor da pele...Mtos disseram que sempre Bianca é a mais agitada,mas nem sempre,eu tenho esse nome e sou traquila até demais!!

    ResponderEliminar
  33. Bom prefiro Bianca até pelo fato de ser meu nome,Clara é até legal,mas tudo é clara...Qual é a parceira do ovo a clara,tem duas meninas uma é chamada de clarinha e a outra de escurinha pela cor da pele...Mtos disseram que sempre Bianca é a mais agitada,mas nem sempre,eu tenho esse nome e sou traquila até demais!!

    ResponderEliminar
  34. Só pra deixar claro, Chiara é um nome totalmente diferente de Kyara. Chiara significa Clara em italiano e Kyara eé derivado do nome Ciara, forma feminina do irlandês Ciar, que significa “preto, escuro”.

    ResponderEliminar
  35. http://www.babynamewizard.com/baby-name/girl/kiara aqui o significado

    ResponderEliminar
  36. Fica bem uma menina morena chamada Clara?

    ResponderEliminar
  37. Para mim, não faz mal nenhum. Neste contexto, Clara é um nome próprio, não é um adjectivo, e eu faço muito bem essa distinção!

    ResponderEliminar
  38. Prefiro sem dúvida Bianca que é o nome da minha filha mais velha: Bianca Rafaela Santos Martins 23/07/2009 e digam-me se combina ou não com o irmão: Rodrigo Miguel Santos Fonseca 11/02/2016

    ResponderEliminar
  39. Prefiro Bianca pois é meu nome um nome lindo maravilhoso😛😍😍😛

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)