Poderá Mateus ser o próximo Lucas?

em 18/07/13


No dia em que vi a lista de 40 nomes mais registados em Portugal em 2010 fiquei muito surpreendida com o 21.º lugar que Lucas ocupava no ranking masculino. O nome ouvia-se cada vez mais, sabia que já era trendy, mas estava longe de pensar que poderia estar tão bem posicionado. No ranking do ano seguinte, Lucas desceu um pouquinho para 22.º lugar, posição que manteve no de 2012. Em bom rigor, não posso garantir que esteja a subir na popularidade mas, um nome que está há três anos às portas do top 20 e que já ultrapassou a barreira dos 500 registos (658 em 2012), não deixará de se usar de um dia para o outro. 
Apesar de tudo, Lucas ainda não conseguiu livrar-se do injustíssimo rótulo de "nome brasileiro" e pelo que tenho lido nos últimos tempos, passa-se o mesmo com Mateus. Ora, se no primeiro caso esse factor não foi suficiente para o afastar do top 25, será que o Mateus poderá seguir-lhe os passos?

Neste momento, Mateus é o 40.º masculino mais registado, com 323 registos. O "quarenta" fala por si, mas convém referir que há apenas quinze nomes masculinos com mais de mil registos, que há apenas treze entre 999 e 500, que os últimos quarenta nomes do ranking têm menos de cem registos e destes, vinte têm menos de cinquenta registos. Cada um fará a sua leitura mas, para mim, Mateus já é um nome popular. 

Concentremo-nos agora no top 100 de 2012 e pensemos nos nomes que poderão sair dos primeiros 25 lugares para dar lugar a novos. Apostaria na queda de Rafael, José, Daniel e André. Não sei se a descida decorrerá rapidamente, mas não ficaria espantada se dentro de cinco anos já estivessem todos fora do top 25. Agora pensemos nos nomes que poderão subir. Não tenho dúvidas de que Lourenço, Henrique, Vicente estão bem encaminhados. E, logo a seguir, surge Mateus. É claro que são apenas suposições, mas creio que são os quatro nomes em melhores condições para atacar o top 25. Todavia, não convém descartar Samuel, Matias, Xavier e Artur, porque também se enquadram no perfil [e se Artur vier a ser o primeiro nome do filho dos Duques de Cambridge, mais ainda].

Antes de terminar, convém explicar o porquê do post: a blogger portuguesa mais mediática acabou de dar à luz e o nome escolhido para o bebé foi precisamente Mateus. Ora, não só a mãe é uma jovem seguida por milhares de pessoas nas redes sociais, como o pai também é um blogger com algum relevo. Juntos, têm ainda um blog que se dedica à temática da maternidade/paternidade, temática esta que, para os mais desatentos, é o grande boom blogosférico do momento. Ou seja, não é escandaloso presumir que ler diariamente textos sobre o pequeno Mateus, e ver fotos de pormenores da vida do pequeno Mateus, faça com que o nome entre na cabeça das pessoas, mesmo que inconscientemente. Basta lembrar a lista de novas entradas para o top 100 de 2012 para perceber que somos influenciados pelo mediático, quer queiramos, quer não. Assim, se me perguntam se eu acho que esta escolha poderá influenciar a popularidade de Mateus, a minha resposta é sim. Mas não porque foi escolhido pela Pipoca e as pessoas adoram a Pipoca. Simplesmente porque o nome se vai ouvir muito, muito mais. Até porque a escolha da Pipoca, por si só, seria uma faca de dois gumes, já que aqueles que não se identificam com ela poderiam simplesmente riscar o nome da sua listinha.

25 comentários:

  1. Concordo que possa atingir a mesma popularidade de Lucas... Mas tenho esperança que não aconteça! Que vai subir em nº de registos isso vai, mas tenho esperança que seja só uma euforia do momento, ou seja, só este ano, e depois estagne. Vamos ver! Vicente também subiu bem de 2011 para 2012 se bem me lembro mas este ano desconfio que voltou a descer, já não oiço tanto.
    Em relação ao nome ser abrasileirado... Não percebo bem qual é o problema das pessoas em relação a nomes brasileiros. Eu não tenho nenhum tipo de preconceito com o Brasil ou as pessoas brasileiras. Mateus é um nome português, com grafia portuguesa, no Brasil escrevem Matheus, só porque o nome é popular no Brasil, não deixa de ser um nome português. Falamos a mesma língua, não línguas diferentes.
    Tanto preconceito.

    ResponderEliminar
  2. Nãoooooooo por favor Artur nãoo! É um dos meus preferidos... Espero bem que os duques de Cambridge não escolham esse nome....lol
    Em relação ao tópico principal, concordo completamente com a sua análise. Não é uma questão de gostar ou não da Blogger, mas sim pela exposição que o nome vai ganhar.
    Como já foi sito, acho Mateus uma ótima opção para quem gosta de Martim mas quer um nome não tão popular...
    A questão é que Mateus não é assim um nome tão diferente, e muito menos odiado, o motivo maior de muita gente torcer o nariz a ele, acho que é mesmo a questão de acharem "abrasileirado" (e esse motivo é facilmente ultrapassado com o tempo).
    Em relação aos nomes que podem cair no Top, não acredito que José caia muito, até porque é um nome que normalmente as pessoas escolhem para nome composto, e acho que Rafael ainda tem espaço para crescer...mas a ver!

    ResponderEliminar
  3. Eu acho que não vai subir muito, não vai passar de 400 registos de certeza, depois veremos mas esta é a minha aposta. Matias esse sim pode subir consideravelmente porque muita gente que torce o nariz a Mateus vai optar por Matias. Uma das coisas que mais li nos comentários do anuncio do nome do bebé da Pipoca, tanto no blog como no FB foi "Gosto mas prefiro Matias". Até está mais perto de Martim e Mati. E se a Pipoca tratar o miúdo por Mati a maior parte do tempo, é difícil Mateus entranhar.
    Não conheço mais nenhum Mateus nem ninguém que pretenda dar esse nome, alguém disse noutro lado que pelos blogs já há muitos Mateus, quais são? Leio imensos blogs. Se há não conheço. Também frequento fóruns de mães, e nada de muitos Mateus, para já.

    Quanto a nomes abrasileirados, é comigo! Sou portuguesissima e já oiço essa do nome abrasileirado desde sempre! Mas não me incomoda minimamente porque adoro o meu nome e não me importo que pareça meio brasileiro, não trocava por Isabel;)

    ResponderEliminar
  4. Eu continuo a achar q n vai disparar tanto assim. N mesmo!
    Essa teoria do nome se ouvir mto mais é correta se estivermos a falar de um famoso "a sério" mas acho q estão a fazer da pipoca mais do q o q ela é. a pipoca é uma blogger, só aparece na internet, não entra pelo ecrã de ninguém, nem pela rádio!

    mesmo q saia em revistas , isso é o q? 2 vezes num ano? e só a conhece quem lê o blog, e quem lê o blog? todas as mães e futuras mães de Portugal? uma pequena % das mães de Portugal e das futuras mães lêem o blog da pipoca. a maioria não lê nem sabe quem é a personagem. se formos pra rua perguntar ás gravidas q passarem se conhecem a pipoca mais doce a maioria n conhece.

    acho q é isso , quem lê o blog e gosta destas coisas da internet de babyblogs e blogs, tem uma percepção de q ela é super famosa na blogosfera e por isso todo Portugal a conhece,mas isso n é assim, pq simplesmente a blogosfera e este mundinho virtual dos blogs n é portugal inteiro, é uma pequena percentagem!
    portanto continuo na minha: o nome n vai disparar horrores e vai ficar onde está ao redor do 40º lugar :)

    ResponderEliminar
  5. Ela não é propriamente famosa... O blog é famoso, mas a grande maioria da população não anda a ver blogs, nem a maioria de quem navega na net.

    Mateus soa-me muito brasileiro (nada contra brasileiros, mas vem-me logo à cabeça aqueles cantores brasileiros). Não me parece que Mateus suba muito. Se fosse Matias...

    ResponderEliminar
  6. Lucas e Mateus são do mesmo género: ambos são nomes de dupla sertaneja...

    ResponderEliminar
  7. Queria sublinhar, porque temo que não tenha sido clara, que não atribuo à Pipoca, de maneira nenhuma, grande responsabilidade na suposta futura subida da popularidade de Mateus. Acredito que o nome vai subir porque acho que tem as características necessárias para apelar a grande parte dos pais. Aliás, acho que só perde para Lucas porque este é mais internacional.

    Contudo, acho que a escolha da Pipoca vai trazer enorme exposição ao nome!
    Concordo com tudo o que disseram: nem toda a gente lê o blog nem está atento ao que se passa nessa área. A minha prima que teve agora a bebé não sabia quem era a Pipoca, mas a propósito de um passatempo que estava a decorrer para pré-mamãs, eu falei-lhe nisso. E acabamos por conversar sobre o nome Mateus.
    Nos meus contactos do Facebook, as grávidas (e neste momento são umas quantas!) estão constantemente a partilhar passatempos e a pedir likes para ganhar sorteios e a pedir às pessoas que gostem de páginas para que possam ganhar kits. Eu não sigo baby blogs no meu Facebook pessoal e estou a par de tudo isso, porque me chega através dos outros.
    Se a Pipoca der continuidade aos passatempos relacionados com a maternidade, garanto-vos que a informação não chega só a quem a lê, mas também aos contactos das pessoas que a lêem.

    O Sitemeter da Pipoca está acessível ao público e é possível ver que no dia em que anunciou o nascimento do Mateus, o blog dela recebeu 54.963 visitas. E no Facebook, é seguida por mais de cem mil pessoas. Cem mil!! Goste-se ou desgoste-se, acho que não é possível ignorar estes números!

    Agora que penso nisto, vou arranjar um sorteio aqui para o blog lolol

    ResponderEliminar
  8. Filipa eu já ouvi uma pessoa dizer: tão cheia de mania e foi escolher um nome de pobre. Sim em relação á Ana Garcia. Quem não gostou do nome não vai passar a gostar. E na cabeça de muitas pessoas Mateus está no grupo de Luana, Letícia, Leandro, Leonardo, Bianca, Íris, Iara, Diego. Difícil uma mera bloguista mudar isso.
    Quando ela pediu sugestões MATEUS apareceu apenas 13 vezes (está registado aqui no blog) e Matias não andou longe -10 vezes.
    Claro que vai haver quem se apaixone pelo nome por o ouvir agora e o use mas não vai acontecer nenhum fenómeno com o nome. E também aposto mais no disparo de Matias.

    ResponderEliminar
  9. Ai, eu estou com dificuldade em fazer-me entender!
    Eu não acho que as pessoas vão passar a gostar do nome porque ela o usou, a menos que sejam muito, muito, muito influenciáveis. Acho é que as grávidas vão passar a estar mais despertas para esse nome e, possivelmente, muitas vão passar a ponderá-lo e algumas acabarão por escolhê-lo.

    Quanto à má reacção ao nome, sim, li comentários negativos mas li muitos comentários positivos!

    http://apipocamaisdois.blogs.sapo.pt/10154.html?page=5#comentarios

    http://apipocamaisdoce.sapo.pt/2013/04/mateus-diz-ola-as-pessoas.html#comment-form

    ResponderEliminar
  10. Madalena

    Concordo com a Filipa. E concordo com o anónimo. Acho que Mateus pode subir. Mas também acho que Matias ainda têm mais potencial para subir. Até porque é mais internacional que Mateus. Mateus, para mim, é tipicamente brasileiro.

    ResponderEliminar
  11. Isabela, eu fiz um comentário do tipo, mas não me referia às Bloggers mas sim aos comentários que tenho vindo a reparar em vários Blogs ;) não são fontes muito fiáveis, mas tb não tenho o porquê de não acreditar.

    Eu acho que se Mateus ganhar popularidade não vai ser num ano ou dois... imaginem, para o próximo ano o nome dos 327 passa para os 450 registos. Esses 450 bebés vão influenciar o meio que frequentam para uma maior abertura para com o nome, e possível escolha para um futuro filho e assim por adiante... posso estar enganada, são apenas previsões ;)

    ResponderEliminar
  12. P.S. Anonimo, mas Lara é um nome extremamente popular... Íris, Bianca,Luana também estão muito bem colocados. No meu modo de ver, a maior parte das pessoas já não associa Íris, Lara e Bianca a nomes brasileiros.(posso estar enganada)
    Eu por acaso associo mais Leonardo a nome italiano do que brasileiro =)

    ResponderEliminar
  13. Filipa eu entendi, quem não conhece bem o nome pode ao ouvi-lo com mais frequência gostar do nome e usa-lo. Mas o que quero dizer é que para muita gente é um nome etiquetado seja de brasileiro, de pobre, já ouvi os dois. E essas pessoas, dificilmente mudarão a sua opinião sobre o nome, apenas por o ouvirem mais.
    E também há muita gente que até pode começar a gostar do nome mas não tenha coragem de usa-lo devido a essa etiqueta que o nome possui, e vai escolher Matias, porque é uma versão mais chique, elegante, e portuguesa do nome.
    Por isso acho que quem mais vai ganhar com o mediatismo de Mateus, vai ser Matias, aguardemos, mas tenho um grande feeling que vai subir bastante.

    ResponderEliminar
  14. Anna: Íris, Bianca ..Nomes brasileiros não digo, mas "de pobre" acredite que ainda são associados.

    ResponderEliminar
  15. É curioso ler isto!
    Tenho um Lucas e agora vou ter outro menino. Gosto muito muito do nome Mateus, gostava muito de da-lo ao meu filho mas a piada do Lucas e Mateus faz-me desistir da ideia!! Acho que Lucas e Mateus fazem um par tão giro, tinha de ser nome de dupla sertaneja?! Até podia ignorar isso mas não me apetece mesmo nada ouvir a piada constantemente! :( Em principio será Leonardo.

    ResponderEliminar
  16. Pois para mim mais do que associá-lo à referência brasileira associo o nome Mateus à casa Mateus... Como já disse num comentário anterior acredito que tem potencial para subir umas posições no ranking, mas não acredito que suba muitas. A ver vamos...

    ResponderEliminar
  17. Elsa,

    Eu também gosto do par Lucas e Mateus. Para mim combina na perfeição.

    Aliás conheci já um casal que tinha 3 meninos: o Paulo, o Lucas, o Mateus, todos Os três com nomes bíblicos. Achei fantástico.

    ResponderEliminar
  18. Pois, eu adoro Lucas e Mateus mas as pessoas vão sempre associar. Hoje descobri que Leonardo também é nome de dupla "Leandro e Leonardo" , esta eu nem me lembrava, valha-me santa paciência.
    Parece que tenho queda!

    ResponderEliminar
  19. Elsa, gostava de lhe dizer que nunca tinha ouvido essa referência antes, mas é recorrente.. :( De qualquer forma, parabéns pelo seu bebé!

    ResponderEliminar
  20. Adoro Mateus é o nome do meu neto de 3 anos.

    ResponderEliminar
  21. Mateus gosto apesar de estar sempre associado à tal dupla brasileira, ainda por cima eu, que tenho um sobrinho lindão chamado Lucas.
    Mas acho um nome lindo, e não, necessariamente brasileiro.

    ResponderEliminar
  22. Poderá vir a ser usado por mais uma blogger influente, Cocó... Já que se for menino pretende um nome a começar por M e aceitável e além dos que já deu aos dois filhos (Manuel e Martim), só resta Mateus, Matias e Miguel.

    ResponderEliminar
  23. Não me parece que a "Cocó" vá escolher o nome Mateus, precisamente por causa da Pipoca.
    Aposto mais em Matias, que também é diferente e penso que fica bem com os nomes dos outros dois filhos. - Manuel, Martim e Matias.
    Se for menina, acredito que a escolha andará à volta de Madalena / Mafalda ou Matilde.

    ResponderEliminar
  24. Creio que o nome para menina está escolhido - Maria do Mar.
    Quanto ao nome para menino, também apostaria em Matias e Miguel... Miguel se seguir a linha do clássico Manuel, Matias se seguir o caminho de Martim & Madalena. Também poderiam ponderar Marcelo...

    ResponderEliminar
  25. Até pode ser mais que Lucas. Pode ser o próximo Martim ou o próximo Tomás. As pessoas estão fartas destes 2 nomes e Mateus é semelhante e alternativo a ambos, e ainda acredito que Mateus será o irmãozinho pequeno de muitas Matildes (conheço 2)
    Mas pode ser só impressão minha, por eu conhecer uns quantos não quer dizer que hajam muitos! Se bem que ao mesmo tempo vejo que muita gente não reage bem a este nome, ao contrário de Martim que quase toda a gente gosta...

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)