Já aqui escrevi sobre Diego e Diogo mas chegou a altura de os colocar frente-a-frente. Diogo é um nome muito popular desde o início dos anos 90 e foi inclusivamente o segundo nome masculino mais registado do ano 2000. Desde então, tem vindo a perder espaço e neste momento ocupa a 10.ª posição do ranking, com 1364 registos. Trata-se, assim, de um nome bastante comum entre os jovens e os bebés portugueses e, apesar destes vinte anos de domínio, acho que continua a ser uma opção válida para quem aprecia nomes bonitos, comuns e tradicionais.
Por outro lado, Diego é um nome de introdução recente em Portugal, já que passou a ser admitido apenas em 2009 mas, em pouco tempo, conseguiu chegar à 32.ª posição do ranking, talvez aproveitando a boleia do popularíssimo irmão e acrescentando-lhe um pouco mais de exotismo e salero. Certo é que já conta com 445 registos e acho que é possível que venha a conquistar ainda mais adeptos.
Na vossa opinião, vale a pena trocar Diogo por Diego? Acham que Diogo continua a dar cartas ou acreditam que Diego é mais fresco e é o seu natural sucessor? Ou estarão ambos batidos? Não se esqueçam de votar!
Resultado da sondagem
Resultado da sondagem
Diogo é dos meus favoritos, logo por mim digo não à troca de Diogo por Diego.
ResponderEliminarTb acho piada ao nome Diego, mas para mim é um nome para quem tenha raízes espanholas ou dos países que falam espanhol. Em Portugal e em portugueses acho que Diogo é preferível.
Diogo sim, Diego não! Diego é espanhol, para mim não é mais bonito nem acrescenta nada ao nosso Diogo.
ResponderEliminarNão gosto de nenhum dos dois.
ResponderEliminarGosto de Diogo mas já se houve demais, parece-me bem Diego, fresco, novo e bonito!
ResponderEliminarÉ espanhol, mas não tenho nada contra a introdução de nomes estrangeiros no nosso país. Nomes são nomes, e desde que a pronuncia encaixe bem na nossa língua, acho muito bem que surjam cada vez mais nomes internacionais. 445 registos é de facto incrível, pensando que é um nome Espanhol. Deve ser o nome não-português com mais registos, certo?
Diogo. Mas de longe...
ResponderEliminarDiogo é tão bonito, já a Diego não acho piada.
Diogo sem dúvida! É dos meus nomes preferidos e só tenho pena que esteja já um pouco "batido"... Diego não consigo encaixar ;)
ResponderEliminarNão consigo entender a necessidade que as pessoas têm de importar nomes estrangeiros quando nós, em Portugal, temos tantos nomes bonitos, clássicos e intemporais. Eu não gosto particularmente do nome Diogo (isto é, não o daria a um filho meu) mas reconheço-lhe a elegância. Diogo, como a maioria dos nomes clássicos portugueses, é sempre uma escolha segura, capaz de resistir a modas e modernismos parolos. Já Diego é um nome espanhol. Admito-o para um miúdo com dupla nacionalidade portuguesa/espanhola, já que a pronúncia é fácil para ambos os idiomas. Mas num miúdo sem qualquer costela espanhola, acaba por ser tão estranho como Nancy, ou Priscila, ou Kenzo, ou James...
ResponderEliminar-Santiago
ResponderEliminar-Diego
-Leandro
-Ruben
-Fábio
-Enzo
-Ivan
-Micael
-Edgar
-Joel
-Lisandro
-Sandro
Detesto...
Prefiro Diogo.
ResponderEliminarDiego é tão mau, tão mau, tão mau!!! A minha irmã quis dar esse nome ao meu sobrinho mas com a Graça de nosso Senhor Jesus Cristo ainda não era aceite.
ResponderEliminarFicou Rodrigo... Menos mal. Ainda assim é mau!
Prefiro diogo
ResponderEliminarA sério que Diego teve tantos registos?? Estou boquiaberta!! Pensei que tivesse uns 100, como Enzo ou Yasmin. Nunca tinha reparado no nº de registos de Diego. Estou admirada que seja um nome tão popular!
ResponderEliminarNem Diogo nem Diego são dos meus preferidos, mas não acho nem um nem outro maus nomes,gosto dos dois, Diego faz-me lembrar o Zorro remete-me para a infancia...
Embora não morra de amores pelo nome Diogo soa-me mais a português que Diego. Por isso votei em Diogo.
ResponderEliminarNão sei qual deles prefiro. Diogo é mais português. Diego é mais internacional. A diferença de uma letra não muda a minha opinião. Votei em Diego, porque Diogo já está um bocadinho batido.
ResponderEliminarO meu irmão chama-se Diogo.
ResponderEliminarDetesto ambos. Foram demasiadamente utilizados no Brasil entre 1980 e 1990.
ResponderEliminarO nome Diego se popularizou no Brasil após a copa de 1990 quando a Argentina sagrou=se campeã com Diego Maradona em destaque.
EliminarDiogo é muito mais bonito. E Diego é para os Espanhois. Se temos um nome tão bonito e tão próximo do outro porquê hispanizar as nossas crianças? Mesmo se fosse espanhola acho que não escolheria Diego, de qq das maneiras.
ResponderEliminarDiogo é um nome tão bonito, ao mesmo tempo moderno e clássico... Não percebo essa ideia de ir buscar um nome espanhol que, ainda por cima, simplesmente não soa tão bem. Diogo, sem dúvida!
ResponderEliminarDiogo! No caso eu me chamo Diogo q tbm significa Didacus o Concelheiro tbm todo Diogo tem ganancia inveja gula luxuria orgulho e preguiça 😂
ResponderEliminarDiego, gosto muito mais de Diego ,sem duvida, alias o meu filho chama.se Diego e não Diogo, podem dizer que tem costela espanhola o que for mas na minha maneira de ver as coisas Diogo e um nome super vulgar e acho que Diego é muito mais Bo ito
ResponderEliminarOlá! Cheguei a este site porque estou à procura do nome para o meu primeiro filho(a). Como a mãe é italiana estamos a tentar encontrar um nome que dê para ser entendível nas duas línguas. Já agora, neste momento estamos com Santiago (menino) e Melissa, Pilar ou Núria (menina).
ResponderEliminarNo que ao tema do post diz respeito, chamo-me Diogo, e nesta disputa, penso que prefiro o Diogo, por ser um nome tradicional português. Contudo, para os estrangeiros é muito mais fácil Diego, pois o ditongo "ôgo" não existe em muitas línguas. Costumo dizer que me chamo Diogo, 90% das vezes o estrangeiro não percebe e eu digo: Como Diego (e ai já se faz luz) :)
Já agora, o nome do meu irmão é Nuno (esse nome português 100%)
Olá Diogo, muitos parabéns! :)
EliminarO nome do seu irmão é Nuno Agonia? lol
EliminarÉ permitido colocar o nome diego quamdo ambos os pais têm apenas nacionalidade portuguesa?
ResponderEliminarÉ sim!
EliminarCaríssimos, o nome Diego já existe em Portugal desde, pelo menos o século XVI... Há muitos filhos de portugueses baptizados com o nome Diego. Não se entende muito bem por que motivo levantam a questão de que é uma importação ou estrangeirismo.
ResponderEliminar