Jamila

em 26/06/13


Jamila é um nome de origem árabe que significa "linda" ou "cheia de graça". É um nome pouco usado em Portugal (1 registo em 2011, 3 em 2012) sendo inclusivamente suplantado em registos pela versão Djamila (5 registos em 2011, 8 em 2012), também aprovada, ainda que a lista do IRN indique que é "preferível"  usar Jamila. Na minha opinião, é um nome bastante bonito e apenas uma letrinha o separa do popular Camila. Lembro-me, contudo, de o ter sugerido a uma futura mamã que o descartou, juntamente com outros nomes que considerou demasiado "étnicos". Até concordo que possa ser étnico, mas a meu ver, é perfeitamente usável. 
E já que toquei nesta temática, prossigo um pouco mais: a Bé, que sugeriu o nome Jamila, salientou também que, quando escolho uma fotografia que exibe crianças com uma aparência menos "portuguesa", os nomes sugeridos tendem a ser mais diferentes e invulgares. Confesso que sou a primeira a pensar em nome menos convencionais mas acho que isso se explica através da falta de convivência com portugueses de outras origens. Talvez esta realidade seja difícil de entender para quem vive em Lisboa e no Porto, mas Viana não é, de todo, uma cidade multicultural. Assim, as minhas referências reais baseiam-se praticamente em estudantes que conheci no ensino superior e que, na grande maioria, estavam cá ao abrigo de programas de intercâmbio, e que tinham nomes muito giros, mas muito diferentes daqueles a que estava habituada. 

Acho que o contador de votos já está a funcionar dentro da normalidade, por isso não devo demorar a recomeçar os duelos... 

14 comentários:

  1. Hummm não gosto...Aquele som do som "Ja" não me soa bem, pensei logo em Jacinta. Ia mais para Camila, como sugeri =)
    Eu como vivo perto de Lisboa não faço muito essa distinção de que falou...Mas já reparei que quando aparece uma criança branquinha de olhos azuis ou de raça negra as pessoas têm a tendência a escolherem nomes mais originais... Mas crianças de cabelo e olhos castanhos também têm direito!!lol Eu,por exemplo, acho que ela tem cara de Joana, porque é parecida com uma menina que conheci com esse nome =)

    ResponderEliminar
  2. Eu nunca tinha ouvido falar em Jamila. Depois de repetir 3 vezes, acabei acostumando. Ainda me faz lembrar da banda Jammil.

    ResponderEliminar
  3. Gosto de Jamila, lembro-me sempre da Jamila Madeira do PS e agora fui ver na wikipedia para ver se tinha alg relação c Africa e assim diz

    "Quando Jamila Madeira nasceu, o pai, Luís Filipe Madeira, era deputado da Assembleia Constituinte sendo que a escolha do nome da filha mais nova deste já tinha uma carga ideológica, surgindo para homenagear Djamila Beaupacha pois o pai andava a ler um livro de Simone de Beauvoir sobre a história real de uma estudante argelina torturada pelos franceses"

    Sinceramente eu acho que a diversidade cultural em Portugal só existe realmente em Lisboa e arredores e no Algarve. Mas acho que isso tem pouca influência nos nomes, pelo menos na 2ªgeração. Quando andava na escola tinha muitos colegas de origem dos PALOP, sobretudo cabo-verdianos, alguns com nomes originais. Mas pelo que tenho visto, esses meus colegas que agora vão tendo filhos tendem a pôr os mesmos nomes da moda de Portugal. Talvez o processo de aculturação também passe pela escolha de nomes mais consensuais... é a minha opinião...

    ResponderEliminar
  4. Também há a variante Jamília

    ResponderEliminar
  5. Eu gosto bastante de Jamila! É curtinho, soa bem e a história da Djamila Beaupacha é comovente.

    Para mim, entra na categoria "nomes típicos das filhas dos amigos dos meus pais", que eram militantes de esquerda nos anos 70, a par de Catarina, Tatiana e Rosa.

    ResponderEliminar
  6. Só se a pronuncia for igual à de Djamila, o que para a maioria dos casos duvido, a menos que seja um casal inglês ou assim...

    ResponderEliminar
  7. ou seja

    Sonoridada: Djamila
    Estética: Jamila

    ResponderEliminar
  8. Para mim é um nome étnico: ia achar muito estranho se conhecesse uma Djamila/Jamila sem raízes africanas... embora também possa ser estereótipo meu, de uma pessoa que também não é de uma cidade muito multicultural. Ou do facto da única Djamila que conheço ser filha de africanos... O nome fica-lhe bem :)
    No entanto Jamila é esteticamente mais bonito, de facto.

    ResponderEliminar
  9. Como se pronuncia o nome próprio Jamila? Acho que é uma destas três hipóteses (Mas qual?):
    - Djamila
    - Jamila (A fechado - como em Camila)
    - Jamila (A aberto - Á)

    ResponderEliminar
  10. Nunca pensei que o meu nome aparecesse por aqui. Confesso que cresci a odiar o meu nome porque por causa dele era o alvo das atenções na escola. Agora gosto muito de ter um nome diferente do vulgar.

    ResponderEliminar
  11. Nossa meu nome por aqui rsrsrs. Amo meu nome, n tenho origem africana sou brasileira e me chamo Jamila com mt orgulho ♥

    ResponderEliminar
  12. Adoro meu nome, acho lindo demais!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)