Guterre

em 07/10/16


Ontem foi um grande dia para António Guterres, ex-primeiro-ministro de Portugal, agora aclamado como futuro secretário-geral da ONU. O nome andou nas bocas do mundo e, num zapping pelos canais noticiosos internacionais, percebi que toda a gente conseguia pronunciar Guterres com bastante eficácia. Aproveitando o momento, recordo o post que escrevi no dia 20 de Maio de 2013, a propósito de Guterre:

O apelido Guterres é um patronímico de Guterre, um nome próprio praticamente desconhecido nos dias que correm mas que, segundo José Pedro Machado, no seu Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa, era "nome outrora com muito uso", sendo fácil de encontrar na Península Ibérica, naquele período em que também se usava Mendo, Ximena, Sancho e Iria. É possível que Guterre esteja relacionado com Guntero que, por sua vez, deriva de Gunther, situando-se assim o seu significado em torno de "guerreiro". Certo, certo, é que Guterre deu origem ao apelido Guterres e ao correspondente espanhol Gutiérrez. Não sei se se lembrarão mas, há uns anos, jogava no Real Madrid um jogador com este apelido e que era conhecido como Guti. Fofo!
Guterre seria - até para mim - uma escolha muitíssimo surpreendente para um bebé nascido em 2013 - e atualizando o post, em 2016 também! Neste caso, nem me atrevo a sugeri-lo como segundo nome porque provavelmente seria encarado como apelido. Não acho que seja um mau nome e o contexto mostra-me que não anda nada longe de algumas escolhas consideradas contemporâneas, mas realisticamente, parece-me pouco usável. 

15 comentários:

  1. Estas fotos matam-me!!!! Essa fofura tem mesmo cara de Guti!!

    ResponderEliminar
  2. Eu gosto! Os nomes ditos "modernos" para rapazes não me inspiram muito... Vejo-os em crianças mas depois eles crescem, por isso ando a preferir nomes antigos que já ninguém se lembra, e sem duvida que Guterre está entre eles. E Guterre soa mesmo a nome de guerreiro =)

    ResponderEliminar
  3. Realmente é giro como escolhe as fotos dos pequenos de acordo com o nome, acho que até daria um "jogo" engraçado: colocar uma foto de uma criança e nós darmos-lhe um nome nos comentários e depois a Filipa escolher/sortear um e aborda-lo.
    O nome acho diferente mas o rapazinho "tem cara de" Guterre :)

    ResponderEliminar
  4. Pessoalmente não gosto muito... estou tão habituada a "GuterreS" que Guterre ainda seria mais estranho!
    Mas força aos corajosos :)

    ResponderEliminar
  5. sempre pensei q fosse Gutierre. Aqui não é nada comum, não conheço nenhum, mas conheço vários Gutembergs, não sei se tem a ver.. rs.. mas acho parecido.

    ResponderEliminar
  6. Gostei a ideia do anónimo! Mas a Filipa já fez um post parecido em que nos deus uma serie de imagens e nos escolhemos um nome.
    Guterre... Nao usaria ... Associo logo ao Antonio Guterres :S mas dou os parabéns aos pais que tem a coragem de escolherem nome tão diferente :)

    ResponderEliminar
  7. Pois mas eram outras imagens. Fotos de criança é mais apelativo para darmos um nome.

    ResponderEliminar
  8. Guterre! amei um nome diferente e bonito, n gosto muito de nomes muito comuns nao, e realmente as imagens nos encantam é incrivel como os nomes dao certo.

    ResponderEliminar
  9. Conheço um Gutierre, é irmão de uma amiga minha que se chama Priscila e Guterre formam um casal de irmãos bem bonito

    ResponderEliminar
  10. Ai, agora é que a Filipa me atirou uma "curveball"... XD O meu "espírito de aventura" faz-me tratar Guterre com curiosidade, mas vou precisar de digerir um pouco... XD

    ResponderEliminar
  11. Hmmm.... Guterre parece-me incompleto, por estar habituada ao apelido. Soa-me melhor Gutierre, talvez por ter ali aquele i que sempre o afasta do Guterres e suaviza um pouco os Rr, que são o meu pet peeve nos nomes.
    Já agora, Thierry terá alguma coisa a ver? De qualquer forma também seria um bom diminutivo para Gutierre.

    ResponderEliminar
  12. Guterre: diferente, raro, ousado, forte...
    Não conhecia e fiquei muito surpreendida com este nome!

    Parabéns pela originalidade do post Filipa! Numa nota mais pessoal, acho que a foto que escolheu para o nome assenta que nem uma luva :)

    ResponderEliminar
  13. Associo logo a sobrenome (apelido), porque uma colega de sala estrangeira se chamava Lucía Gutierrez

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)