Guiomar

em 14/05/13


Guiomar é, muito provavelmente, um dos nomes que mais vezes indico a quem me pede uma sugestão (e houve quem o referisse quando perguntei quais os nomes que vos tentava impingir!). Adoro-o e sinto um misto de contentamento e desapontamento face à sua baixíssima popularidade. Por um lado, agrada-me que não seja um nome que se ouve a toda a hora mas, por outro, é preciso encarar a realidade: os quatro registos de 2012 e os nove de 2011 mostram-me que é um mal-amado. 
Não tenho dúvidas de que ouvi este nome pela primeira vez na Rua Sésamo e oh, como eu adorava a Rua Sésamo! Como é fácil de prever, a minha personagem preferida era a Guiomar, interpretada pela Alexandra Lencastre e parece-me evidente que tal facto influenciou o meu gosto pelo nome. Ainda assim, é preciso mais do que isso para que, vinte anos depois, continue a adorá-lo.  Ora vejam: Guiomar é um nome de origem germânica [significa "combate célebre"] que se usa em Portugal desde os tempos medievais, antigamente também nas versões Guyomar e Guimar, que também é aprovado entre nós, ainda que recentemente, e eu tenho um fraquinho por nomes muito antigos. Antigo, assim como Tomás, Martim, Leonor, Matilde... Lá está, Guiomar tinha tudo para estar na moda nos dias de hoje, porque encaixa no perfil dos mais adorados mas, infelizmente, parece ser pouco cativante... Além disso, não me parece, de todo, um nome estranho - apenas raro! Outra mais valia é a primeira sílaba, tão próxima de Guilherme ao ponto de poderem partilhar o diminutivo Gui, que é adorável! E por falar em nomes masculinos, já ouviram alguma vez Guiomário?
Guiomar é antigo, raro e pouco popular. Só falta mesmo quem o ache bonito! 

79 comentários:

  1. Talvez se se ouvisse mais tivesse uma opinião diferente, mas soa-me a apelido. Também o acho um pouco andrógeno e não parece assentar muito bem numa menina, mas lá está, não ouço muito, deve ser por isso.

    ResponderEliminar
  2. Já agora, considera "mal-amado" até quantos registos?!

    ResponderEliminar
  3. Não gosto :(
    Nada nada mesmo!
    Gosto de nomes delicados, românticos, femininos...E este parece-me um nome completamente fora dessas características. Coloco-o no mesmo grupo de Constança, Antónia, Caetana... Muito "pesado", eu acho!

    ResponderEliminar
  4. Nao acho muita piada.... Dentro do mesmo género prefiro Anamar... bem mais bonito.
    Acho que "Gui" numa menina não cai muito bem! Conheço uma Margarida que os pais tratam por Gui e nunca achei piada nenhuma a tal diminutivo numa menina...

    ResponderEliminar
  5. Gosto :) mas não me atrai especialmente, vá-se lá saber porquê.

    Lembro-me sempre da atriz Ana Guiomar. Segundo a Wikipedia, chama-se Ana Bárbara Guiomar Dias Reis Pereira, ou seja, é apelido...

    ResponderEliminar
  6. Eu acho Guiomar um nome elegante mas forte. Não está nos meus preferidos e não é para todos mas acho fofinho. Se calhar se fosse mais ouvido por aí era mais aceite...As pessoas habituavam-se mais ao nome.
    Não o imagino a ser super popular mas acho que podia ganhar mais uns registos. Acho que pode vir a ganhar adeptos entre as classes altas que costumam procurar estes nomes elegantes mas menos usados. Consigo imaginar uma Guiomar irmã de uma Frederica ou Caetana. Acharia mais estranho se a Guiomar fosse irmã por exemplo de uma Rita ou de uma Sara que são nomes mais simples e comuns.

    ResponderEliminar
  7. Gostos de nomes femininos que sejam românticos, delicados ou algo "diferentes". E acho que não consigo enquadrar Guiomar nesse padrão..Sem duvida que é um nome elegante, não desgosto, mas há qualquer coisa que não me atrai no nome.

    ResponderEliminar
  8. Normal os poucos registos e sim deve ser mal amado...pq é mto feio, peço desculpa a quem gosta ou a quem se chama Guiomar mas é dos nomes mais feios que já ouvi/li !!! E eu gosto mto de nomes antigos...Mas antigo não é = ser bonito.
    Ok, pensando melhor até há outros nomes mais feios...Admito que até podia passar a gostar um bocadinho se lidasse com o nome, ver-lhe algum encanto...Mas longe, mto longe de ser um nome bonito ou dos mais bonitos.

    ResponderEliminar
  9. Até acho um nome interessante, levo para uma pessoa forte e guerreira! Mas há milhentos outros nomes que gosto entao nao seria uma opção para mim... Mas se ouvir alguém chamar este nome até acharia giro

    ResponderEliminar
  10. O nome não tem nada a ver com isto eu sei, mas podia ter, lembra-me Nª Srª da Guia (Guio), padroeira dos navegantes(mar).

    ResponderEliminar
  11. Não me soa mal, até é interessante, mas não me lembraria dele para pôr a uma filha. Mas definitivamente, existem muito, mas muito piores escolhas!!!

    ResponderEliminar
  12. É sem duvida um dos nomes que mais gosto, a par com Esmeralda e Aurora. Apesar de também o ter ouvido a primeira vez na Rua Sésamo e de, tal como os outros dois nomes que tanto gosto, serem de personagens animadas ou de programas infantis, creio que aos 30 anos a minha preferência pouco tenha a ver com isso.
    É definitivamente uma opção, para mim!

    ResponderEliminar
  13. realmente pouco se ouve e considero-o tao bonito e tao diferente. Nunca me ocorreu Guiomar mas assim que falou nele , soou-me bem. o diminutivo GUI é fofinho.

    ResponderEliminar
  14. Não sei se devo estabelecer um número de registos para o "mal-amado", porque acho que depende do nome em questão mas creio que menos de dez registos é manifestamente pouco!

    Alexandra, repare que, durante o texto, nunca mencionei a palavra bonito ou sinónimos da mesma, porque sei que não é visto dessa forma, ainda que para mim seja giríssimo. Sendo a beleza subjectiva, optei por salientar as características que podem torná-lo mais interessante: antiguidade, raridade e baixa popularidade, sabendo que, evidentemente, nenhuma delas o torna bonito, por si só! :)

    ResponderEliminar
  15. Esqueci-me de dizer que, para mim, este tipo de diminutivos não têm género, mas percebo que Gui seja quase oficialmente o diminutivo de Guilherme e não de Guiomar! :D

    ResponderEliminar
  16. Eu sei que não disse que era bonito, mas se o adora parto do principio que o acha bonito. Não?
    Mas eu sou muito radical mesmo: ou gosto de um nome ou não gosto mesmo!
    E quando acho um nome feio não fico com meias palavras, digo! E realmente acho Guiomar feio, que fazer!

    ResponderEliminar
  17. Acho que não me fiz entender! O que eu quis dizer é que é claro que ser antigo não o torna bonito.

    ResponderEliminar
  18. Eu acho Guiomar lindíssimo! E sou da geração Rua Sésamo e, tal como a Ana Filipa, também adorava a Guiomar. :) Para mim soa-me leve, feminino, com um toque medieval, enfim, um favorito!

    ResponderEliminar
  19. Mas comparou-o a nomes antigos bonitos... Daí eu entender que o acha equivalente, na beleza, a esses nomes que referiu. E discordar.
    Mas talvez não se tenha feito entender bem ou eu tenha interpretado mal.

    ResponderEliminar
  20. Gosto muito! Mesmo muito! Esteve no meu top de nomes para a minha filha, mas não consegui convencer o pai (que não gosta nada de opções pouco convencionais).

    Eu acho doce (acho sempre doces os nomes que têm "mar"). O único defeito que lhe vejo é que não é internacional.

    ResponderEliminar
  21. Tal como alguns comentadores referiram, também considero o nome "Guiomar" bonito e elegante, mas muito forte e talvez "pesado".
    De facto, não é um nome muito ouvido, apesar de não ser esquisito ou difícil, o que, na minha opinião, já é mais um ponto a favor.
    Só conheço duas "Guiomares": a minha professora da escola primária, que deve ter perto de 70 anos, e uma colega da secundária, que é mais ou menos da minha idade (27).

    ResponderEliminar
  22. gosto do nome, prefiro-o bastante a outros nomes antigos que agora estão na moda e concordo que este também teria tudo para estar na moda, nao percebo porque não está.
    no entanto, a verdade é que nao conheço ninguém com esse nome, conheço uma pessoa que o tem como sobrenome. o que nao invalidaria minimamente que fosse comum como nome proprio, há imensos sobrenomes que resultam de nomes proprios (masculinos geralmente: david, filipe, pedro)

    ResponderEliminar
  23. gosto do nome, prefiro-o bastante a outros nomes antigos que agora estão na moda e concordo que este também teria tudo para estar na moda, nao percebo porque não está.
    no entanto, a verdade é que nao conheço ninguém com esse nome, conheço uma pessoa que o tem como sobrenome. o que nao invalidaria minimamente que fosse comum como nome proprio, há imensos sobrenomes que resultam de nomes proprios (masculinos geralmente: david, filipe, pedro)

    ResponderEliminar
  24. gosto do nome, prefiro-o bastante a outros nomes antigos que agora estão na moda e concordo que este também teria tudo para estar na moda, nao percebo porque não está.
    no entanto, a verdade é que nao conheço ninguém com esse nome, conheço uma pessoa que o tem como sobrenome. o que nao invalidaria minimamente que fosse comum como nome proprio, há imensos sobrenomes que resultam de nomes proprios (masculinos geralmente: david, filipe, pedro)

    ResponderEliminar
  25. ADORO Guiomar!!!! E por isso mesmo dei esse nome à minha filhota!! ADORO mesmo!!! Tive mega guerra com a familia e até o pai levou mesdes a ser convencido!! Mas ADORO!!! À minha filhota chamo Guica... E ADORO!!!! Acho que já tinha dito isto!!!

    ResponderEliminar
  26. Boa tarde Filipa,

    as minhas desculpas, mas vamos ter a nossa segunda filha daqui a menos de um mês e, depois de já se ter chamado muuuuuita coisa (é conhecida entre os amigos por "Lola"), ficámos apaixonados por Guiomar. Ficou decidido embora ainda não tenhamos divulgado com mais ninguém. No entanto fomos verificar na Listagem de nomes admitidos atualizada a 31.03.2013 e não consta!!!!! Nem para sim nem para não! Estamos em pânico! Consegue ajudar de forma a que a sra. do registo não nos pregue nenhuma surpresa e fique ao meu critério quando a for registar?

    ResponderEliminar
  27. João, não tenho forma "oficial" de o sossegar, mas tenho quase a certeza absoluta que é aprovado, até porque já têm passado por aqui pessoas que registaram o nome Guiomar! Felicidades e muitos parabéns pela escolha! :)

    ResponderEliminar
  28. Filipa, obrigado. Esperemos que não haja daquelas limitação tipo "só como segundo nome", etc.. Assim que consigamos registar a gaiata (tem que nascer, primeiro...), daremos feedback de como correu. Obrigado (e parabéns pelo blog!!)!

    ResponderEliminar
  29. O nome que consta na lista é Guimar, suponho eu que só possa ser erro tipográfico. Mas posso dizer que registei a minha Guiomar em 2011 e não houve qualquer problema ou hesitação no Registo.

    ResponderEliminar
  30. Pois que a Guiomar já cá está e registada!! Sem problema! :)
    De qualquer forma, antes, chegámos a pedir "parecer" à Conservatória dos Registos Centrais do Instituto dos Registos e do Notariado, I.P.. E a resposta foi claríssima! Aqui fica: "Informo V. Exa que o vocábulo Guiomar aparece assim grafado no Vocabulário Onomástico da Academia de Ciências, publicado em 1940, como antropónimo feminino.
    Este vocabulário teve por base fundamental a Reforma Ortográfica de 1911e por base acessória o Acordo Ortográfico Luso-Brasileiro, aprovado e mandado executar em Portugal através da Portaria nº 7117, de 27 de Maio de 1931. Tal acordo resultou de iniciativa que visava restabelecer a unidade entre o sistema português e o brasileiro que não seguia a Reforma de 1911."

    ResponderEliminar
  31. João, muitos parabéns pelo nascimento da Guiomar e muito obrigada por ter regressado para nos dar conta dessa preciosa informação!
    Muitas felicidades! :)

    ResponderEliminar
  32. Sou uma das mães responsavéis pelos registos de Guiomar de 2012.
    E a GUI adora dizer o nome. É sofisticado e elegante, além de exclusivo. E soa muito muito bem.
    E mais que a Guiomar da rua sésamo, a Rosa Lobato Faria tem uma personagem principal fantástica num livro lindíssimo chamada Guiomar.
    Agora há que decidir o que chamar à irmã que vem a caminho. Que tal umas propostas de pares?

    ResponderEliminar
  33. Eu também tenho uma Guiomar mas de 2011... Adoro mesmo o nome dela. E pensar que quase desisti por causa das reações familiares!!! Quando engravidei novamente estávamos à espera de uma Guadalupe que já bem para a frente se revelou um lindissimo Sebastião! :)

    ResponderEliminar
  34. Para a "mãe da Guiomar":

    Guiomar & Aurora
    Guiomar & Áurea
    Guiomar & Anamar
    Guiomar & Belém
    Guiomar & Carmo
    Guiomar & Concha
    Guiomar & Edite
    Guiomar & Eudora
    Guiomar & Florença
    Guiomar & Guadalupe
    Guiomar & Heloísa
    Guiomar & Jacinta
    Guiomar & Julieta
    Guiomar & Margarida
    Guiomar & Mercedes
    Guiomar & Nicole
    Guiomar & Olívia
    Guiomar & Pilar
    Guiomar & Penélope
    Guiomar & Paloma
    Guiomar & Salomé

    ResponderEliminar
  35. Muito obrigada!
    Não vai ser fácil decidir um nome à altura.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. PENÉLOPE, GUADALUPE OU PALOMA. LINDOS NOMES!

      Eliminar
  36. O meu primeiro nome é Guiomar, acho incrível o facto de ter um nome forte e quase único durante os meus 29 anos...
    Tenho imensos diminutivos carinhosos, mas para ser sincera Adoro mesmo que me chamem apenas Guiomar. Gostaria ainda de realçar que nenhum nome me assentaria melhor que este, Obrigada pai.

    ResponderEliminar
  37. Gostava de um dia ter uma filha e, se tal acontecer, chamar-se-á Guiomar! É daqueles nome que tem vida própria. Uma Guiomar é uma mulher forte, decidida e destemida. Acho incrível não ser um nome mais popular.

    ResponderEliminar
  38. Soubemos há pouco tempo que seremos pais de uma menina e o nome já havia sido escolhido muito tempo antes: será Guiomar! No segundo semestre de 2015 haverá mais uma Guiomar em Portugal. :)

    ResponderEliminar
  39. Partilho do mesmo amor pelo nome Guiomar, aliás fui mãe de gémeos, um menino e uma menina em 2011, à qual demos o nome de Guiomar :) Carinhosamente toda a gente a trata por Gui! O mano chama-se Gaspar! E ainda bem que não são nomes usuais nem estão na moda, porque isso só faz com que sejam únicos e especiais..

    ResponderEliminar
  40. Amo meu nome e näo conheço ninguém que o tenha, sou grata pela escolha de minha mãe que me deu esse nome em 26 de setembro de 1969. É a minha mais perfeita identidade.

    ResponderEliminar
  41. Filipa, parabéns, adorei os nomes dos gémeos, pares perfeitos, literalmente! :)

    Guiomar, acho mesmo que só tem de se orgulhar do seu nome, é lindo! :)

    ResponderEliminar
  42. Guiomário? Tenho quase a certeza que Guiomar é unissexo

    ResponderEliminar
  43. Os livros portugueses que possuo e que considero fontes muito credíveis no que respeita ao uso dos nomes em Portugal indicam que Guiomar é um nome feminino. O Dicionário Onomástico e Etimológico da Língua Portuguesa, de Pedro Machado, indica ainda Guiomário como a variante masculina de Guiomar.

    ResponderEliminar
  44. Guiomar tem a dose perfeita de energia e elegância. sugere tempos medievais e é muito invulgar. Por tudo isso adoro o nome e tenho uma Guiomar na barrigota. Partilho totalmente o misto de satisfação e tristeza com a Filipa por se ouvir tão pouco. e para mim melhor que "Gui"...será "Mar"

    ResponderEliminar
  45. Acho o nome Guiomar lindo!

    ResponderEliminar
  46. Filipa, eu adoro Guiomar. Creio que aquela noticia que foi publicada há algum tempo atrás sobre os nomes mais popular há alguns séculos atrás, Guiomar estava entre os mais usados. Lembras-te?

    ResponderEliminar
  47. Ora bem! Sou Guiomar Vitória, nasci em 1960. Aprendi a gostar do meu nome. Hoje agradeço aos meus pais pela escolha. Pese embora o nome de Família (materna) seja Guiomar tive a sorte de o ter como nome próprio. Para muitos sou a Gui, a Gui- Gui. Gosto de andar por cá e ser GUIOMAR!

    ResponderEliminar
  48. Nasci em 1961 me chamo Guiomar e sempre amei.

    ResponderEliminar
  49. Eu nasci em 1972 me chamo Guiomar tenho ouvido muitas piadas sobre meu nome, e até confundida com homem.
    Isto é muito constrangedor, estou pensando em mudar de nome, mas tem que se parecer com Guiomar, estou a procura de um nome que se pareça ou que também use o apelido Gui.

    ResponderEliminar
  50. Eu nasci em 1972 e sempre fui zoada por me chamar Guiomar sou alvo de piadas e até estou pensando em trocar de nome, mas não estou encontrando um que pareça com Guiomar ou Gui, não quero mudar o apelido pois gosto muito dele.
    Vocês podem me ajudar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. LINDO NOME! SE TROCAR, PROVAVELMENTE IRÁ SE ARREPENDER.

      Eliminar
    2. POR QUE ZOADA? LEMBRE-SE DA HISTÓRIA DA RAPOSA E AS UVAS. GUIOMAR É UM NOME FEMININO. QUEM CONFUNDE COM UM NOME MASCULINO, DEVE SER UMA PESSOA COM POUCO CONHECIMENTO. E QUEM "ZOA" NÃO TEM EDUCAÇÃO E RESPEITO! SIMPLESMENTE IGNORE!

      Eliminar
  51. Aqui no Brasil esse nome soa bastante masculino a primeira vista. Mas acabei de ler um livro de Machado de Assis de título "A mão e a luva" em que a personagem principal se chama Guiomar e acabei achando ele bonito por causa dela. Hahahah.

    ResponderEliminar
  52. Enquanto apelido é sem dúvida unissexo, como todos os apelidos mas como nome próprio é feminino sem qualquer margem de erro!

    ResponderEliminar
  53. Filipa, é o nome que quero dar à minha filha. Adorei o que escreveu e concordo plenamente. Obrigada pelas suas palavras. Acho Guiomar um nome absolutamente bonito, fora do vulgar e cheio de personalidade. Um nome que encanta muito mais do que a vulgar, enfadonha e insípida "Maria" ou "Ana" cuja utilização já é um perfeito exagero. No entanto, há gostos para tudo e ainda bem que todos temos lugar no Mundo para os expressar!

    ResponderEliminar
  54. Em Julho nasce mais uma Guiomar! Sou das que acham o nome adorável e fofinho para uma menina!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muitos parabéns! :) Depois, se a pequena Guiomar lhe deixar um tempinho livre, acrescente o nome dela na nossa listinha de nascimentos!
      Nasceu um bebé na família!

      Eliminar
  55. Filipa, eu falei consigo quando a minha filha estava para nascer. Sempre adorei Guiomar e queria muito que a minha filha assim se chamasse, ja tinha um Benjamim e uma Olivia (nomes pouco comuns em Portugal) e a terceira seria a minha Guiomar. Mas... a duas semanas de nascer, estava num evento com a familia do meu marido e a tia dele disse que ia ter uma pequena "Gummer" (vivo nos EUA), claro que desisti. Acabou por se chamar o meu segundo favorito, Alice, que vejo que e novamente um nome popular em Portugal.

    ResponderEliminar
  56. Adorooooooo o nome Guiomar e foi o escolhido por nós para a nossa primeira filha que nasceu este ano. Para mim este nome é um misto de romantismo, poder e misticidade. Na nossa região houve apenas um registo em 2016 e anterior a este, só em 1977. Adoro-o pela sua antiguidade e quase unicidade.

    ResponderEliminar
  57. Adoro o nome e soa-me a nome português antigo . Guiomar è um dos nomes que estou a considerar para a minha menina.

    ResponderEliminar
  58. Adoro o nome Guiomar, acho super único e super feminino mas forte, nao feminino delicado, mas acho que o Meu amor por ele n vai passar do papel! Ja temos uma Frederica e estamos agora a pensar no segundo, mas quando passei a ideia pelo pai de termos uma Guiomar a resposta foi categoricamente nao!

    ResponderEliminar
  59. Aqui mais uma Guiomar nascida em 88. Fui baptizada em honra da minha avó também ela Guiomar. Aprendi a gostar do meu nome, especialmente por sentir que uma parte da minha avó estará sempre comigo 😊

    ResponderEliminar
  60. Adoro o meu nome... MARIA GUIOMAR. ❤️

    ResponderEliminar
  61. Eu partilho o mesmo gosto pelo nome. Doce e forte em simultâneo. A minha menina, agora com 8 anos, é Luísa Guiomar (+apelidos). Até agora, a única reação positiva foi mesmo da senhora que trabalhava no registo...
    Nós amamos, ela também tem muito orgulho no seu nome e isso é o que importa :P

    ResponderEliminar
  62. Irmã para Guiomar e Mercês ? Preciso de sugestões

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gaia, Sancha, Nazaré, Olivia

      Eliminar
    2. Guiomar, Merces e Irene
      Guiomar, Merces e Luzia
      Guiomar, Merces e Pureza
      Guiomar, Merces e Amália
      Guiomae, Merces e Belém
      Guiomar, Merces e Aurora
      Guiomar, Merces e Carmo
      Guiomar, Merces e Dalila

      Eliminar
    3. Sancha, Florença, Flor, Carmo, Rosângela, Esperança, Rosarinho, Pureza (adoro!!)

      Eliminar
    4. Gostei muito da dulpa de Guiomar e Mercês. 🤩🤩

      Eliminar
    5. Adoro Mercês! Estava na minha lista de alternativas a Guiomar caso as hormonas me pregassem alguma partida :) ou para o caso de ir à segunda 'volta'.

      Eliminar
  63. Se a minha Guiomar tivesse uma irmã seria Guadalupe. :)

    ResponderEliminar
  64. Adoro o nome, e só nao foi o nome da minha filha pq o pai não gosta :( mas eu usaria o diminutivo Mar, em vez de Gui.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)