Ricardo - OK ou KO?

em 15/05/13


Há uns dias, uma futura mamã contactou-me através do Facebook, perguntando-me se eu achava que Ricardo era um nome desapropriado para um bebé, por estar demasiado datado Já tinha escrito sobre este nome aqui, salientando a sua grandiosidade mas faltou referir a sua grande popularidade nas décadas de 80 e 90, altura em que foi o 4.º e o 7.º nome masculino mais registado, respectivamente. Nos últimos dois anos, os resultados têm sido bem mais modestos e Ricardo foi 40.º em 2011, com 376 registos e 41.º em 2012, com 303. Na minha opinião, Ricardo está um pouco datado, sim, especialmente quando comparado com outros nomes terminados em -ardo que emergiram nos últimos anos, como Leonardo e Bernardo, mas não acho, de todo, que seja "desapropriado". Acho que podemos dizer com segurança que foi um nome que marcou uma geração mas, a meu ver, continua a ser perfeitamente usável. E para vocês, está OK ou KO?

14 comentários:

  1. Gosto de Ricardo, tem boas conotações para mim :) apesar de ter tido muitos registos, nem sequer conheço muitos... um bebé Ricardo pode ser inesperado, mas "desapropriado" não é de certeza - se gosta do nome, força!

    ResponderEliminar
  2. Inesperado é bom ;) De Rodrigos, Martins e Tomáses andam as creches cheias...

    ResponderEliminar
  3. Ricardo é um nome perfeitamente usável, conheço um Ricardo com 3 anos. Teve o seu expoente noutras décadas, mas isso não o torna "antiquado". Conheci imensos Ricardos da minha idade, era a versão "Rodrigo" da época e tenho uma boa impressão do nome.

    ResponderEliminar
  4. Ricardo é nome de rapaz jeitoso! :p

    ResponderEliminar
  5. Concordo com a christina ;)
    Para mim o nome Ricardo tras boas memorias... Acho um nome bastante usavel, bonito e masculino. Que venham mais Ricardos! :)

    ResponderEliminar
  6. Isso dos nomes datados tem muito que se lhe diga...De certeza que há agora nomes no top 10 que já foram considerados datados. Eu gosto de Ricardo, principalmente porque acho-o um nome forte o que prefiro para rapazes, homens (pq depois eles crescem rapidamente lol), acho tb um nome simpático; não é, neste momento, um nome popular o que é uma mais valia, e o rapaz não terá de partilhar o nome com mais ninguém na turma (em principio) E depois tem o diminutivo Ricky se quiser usar =)

    ResponderEliminar
  7. Apesar de pessoalmente não ser um dos meus preferidos (prefiro as alternativas Bernardo e Leonardo) não o acho assim tão datado.
    Conheço alguns Ricardos da minha idade (nasci no início dos 90) mas tmb tive professores com esse nome portanto para mim é um nome comum que associo a pessoas de diferentes idades.
    Não é um dos nomes populares do momento mas se os pais gostam a recente descida de popularidade até pode ser um factor positivo. Pelo menos tem menos probabilidades de ter colegas de turma com o mesmo nome e continua a ser um nome completamente reconhecível.

    ResponderEliminar
  8. Embora não adore, gosto de Ricardo. Nos terminados em ardo fica no meio das minhas preferencias.

    Realmente sempre conheci muitos Ricardos dos anos 70 e 80, mas tb conheço um que agora tem 5 anos e um com 13. Embora me cause algum espanto um bebé Ricardo (o que não acho mau), acho que é um nome que continua a ser perfeitamente usável.

    ResponderEliminar
  9. Acho que Ricardo não é tão infantil e não combina muito com crianças apesar de conhecer um Luís Ricardo com 4 anos o nome não combina muito

    ResponderEliminar
  10. Para mim, está muito mais OK do que KO.

    ResponderEliminar
  11. Aqui no Brasil é KO. É nome de menininho que é vaidoso, todo fresco.

    ResponderEliminar
  12. KO.
    Esse é um daqueles nomes que nao me dizem nada.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)