Nomes estrangeiros permitidos em Portugal
- Yasmin -

em 29/04/13



Lembram-se da minha prima que está grávida? Pois bem, ela ainda não decidiu o nome da bebé mas há uns dias houve um pequeno alvoroço em casa do meu avô quando soubemos que uma das sugestões do pai era Yasmin. O meu avô não entendeu à primeira (nem à segunda, para ser franca!), a minha tia dizia que não sabia como se escrevia, outra disse logo que Maria Jasmim é que era giro, uma prima achou que era nome de princesa e outra que era nome de contraceptivo. 
Yasmin deriva do persa Yasamen e refere-se à flor de Jasmim. Em Portugal, já ultrapassou a barreira dos cem registos [101 em 2011, 108 em 2012], sendo o 64.º nome feminino mais popular do ano passado. É ou não é um resultado estrondoso para um nome tão inconvencional? Apesar de não ser o meu género de nome, acho-o muitíssimo apelativo e não há dúvidas de que desperta o meu sistema sensorial. Além da flor, do cheiro e das cores, ainda o associo ao Aladino - apesar de já ter aprendido aqui no blog que a amada do rapaz é Jasmine! -  e acho que as meninas chamadas Yasmin devem adorar o seu nome! 
Se gostarem de Yasmin mas o Y não vos agradar, saibam que em Portugal também é possível registar Iasmin, bem como Iasmina, JasminaJasmim

34 comentários:

  1. Eu gosto de Yasmin, embora tb n escolhesse. Mas sempre vai ser o nome da criança?

    A parte do avô não compreender, faz-me lembrar uma tia minha que não compreende bem o nome da bisneta, Mélanie.

    ResponderEliminar
  2. Jasmim para menino é que é estranhíssimo... parece-me um nome tão feminino...

    ResponderEliminar
  3. Há uns anos Yasmin era dos meus nomes favoritos... agora já não é, mas continuo a gostar muito :)

    Nunca tinha pensado na conexão com a pílula! E a Diane35? E a Zoely? :P

    Acho que é um nome popular porque as pais acham que é um nome moderno e, paradoxalmente, um nome "diferente". Foi exatamente esta última a 'justificação' que me deram em relação a uma Yasmin com uns 5 aninhos...

    Iasmin/Iasmina perde a piada toda... :| Jasmina não gosto e Jasmim para rapaz ainda menos. Maria Jasmim até era giro!

    Não sabem escrever mas aprendem e passam a saber! muahahahah Mas compreendo a preocupação, claro.

    ResponderEliminar
  4. Gosto do nome, parece-me fresco e diferente ! Fiquei surpreendida por ter tantos registos !

    ResponderEliminar
  5. Eu acho o nome Yasmim lindo... e eu identifico Jasmim como nome masculino, não se lembram da série infantil portuguesa chamada "Jasmim e o sonho do cinema"? Tive a procura no youtube que já não me lembrava do nome do programa!

    ResponderEliminar
  6. Eu também vi o Jasmim e o sonho do cinema! Yasmin é um mimo mas não sei se seria capaz de o usar!

    ResponderEliminar
  7. Acho um nome lindo! Mas gosto mesmo, mesmo, de Jasmine... Se fosse aprovado em Portugal, seria um hipótese para uma filha.
    Quanto a ser nome de pílula, lamento discordar, mas a pílula é que tem nome de gente.

    ResponderEliminar
  8. Gosto de Yasmim, o q me confunde já não e o Y do início, mas sim o N ao fim, pois no Brasil encontro com mais frequencia terminado em M.

    ResponderEliminar
  9. A filhota da minha prima, que nasceu no passado mês de Fevereiro, chama-se Yasmin Matilde.
    Ela (e eu) preferia só Yasmin mas o pai quis assim...

    ResponderEliminar
  10. Acho um pouco piroso, então com Matilde a seguir. :D

    Mas gostos são gostos.

    ResponderEliminar
  11. De todos que falou, só gosto de Jasmim... mas não seria para menino!

    Yasmin, sinceramente, faz-me lembrar o som de um espirro!
    E, como já referi em posts anteriores, não sou nada fã de nomes que suscitam dúvidas quanto à forma como se escrevem.

    ResponderEliminar
  12. Maria Jasmim é uma absoluta ternura!
    Yasmin é um horrível de pobres e ciganos, peço desculpa mas é a minha opinião.
    Bjs

    ResponderEliminar
  13. Raquel, desculpas não aceites...
    A sua liberdade de opinar acaba onde começa a sua xenofobia.
    Acho que comentários xenófobos e preconceituosos ao extremo deviam ser banidos... Como é o caso deste último!

    ResponderEliminar
  14. Comentário Xenofóbico, onde?
    Só porque considero Yasmin um nome de ciganos e pobres? É uma constatação visto que são essas as únicas pessoas que conheço que dão esse nome às filhas, assim como Rute Marnele, Cátia Vanessa, Sóraia Filipa, etc.
    Eu até podia "enfeitar" o meu comentário e dizer que não gosto porque é um nome que associo às classes menos favorecidas e à etnia cigana, mas não vai dar ao mesmo?
    Acho que xenofóbica é a senhora, pois neste país ainda tenho LIBERDADE de dizer o que penso e se gosto ou não de um nome e como o vejo representado!
    Bem haja

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não sou cigana nem pobretanas, sou licenciada, pos graduada! Escolhi o nome Yasmin por ser o nome original na Pérsia onde o seu valor era igual ao do ouro. Realmente Portugal tem gente muito Mal formada Como você, tenha vergonha da sua ignorância.

      Eliminar
  15. Associar a palavra "horrível" a ciganos e pobres não é xenofobia? É sim, xenofobia, racismo, preconceito.
    Quer continuar com essa opinião, pode continuar...Mas não pode negar que é uma opinião cheia de preconceito e xenofobia.
    PONTO!

    ResponderEliminar
  16. Além disso a partir do momento em que pediu desculpa pela sua opinião é porque sabia que pode ofender alguém... Logo já está a admitir que é uma opinião ofensiva, xenófoba e preconceituosa.

    ResponderEliminar
  17. Sónia, não acredito que os meus primos acabem por escolher Yasmin, mas está tudo em aberto... Ou melhor, não é bem assim, porque a minha prima diz que não gosta de nenhum nome!! :)

    ResponderEliminar
  18. Não gostar de nenhum nome é incrível. Acho piada :D

    ResponderEliminar
  19. jasmim para meninos acho um pouco estranho chamo me Jasmin e nao tenho nada de menino nem de ciganos ou pobres :D sou portuguesa

    ResponderEliminar
  20. Gosto da sonoridade de Maria Jasmin. Queria ainda mencionar que, o que não falta por ai são "tesos e caloteiros", para não lhes chamar pobres e outras coisas, a chamarem os meninos de Afonso, Matilde, Maria & Co. Ldtda.
    Opinião é uma coisa, mentalidade retrograda é outra.

    ResponderEliminar
  21. A minha filha é Yasmin.
    Só Yasmin.
    Acho que é um nome cheio de encanto e alegria, para além de ser nome de flor.
    É feminino e delicado.
    É fácil de dizer em Português, embora as pessoas o digam de duas maneiras diferentes, umas dizem Yaz-meen (pronúncia Inglesa) outras dizem Yasmim (a mesma pronuncia de Jasmim), eu não corrijo ninguém , para mim ambas as formas de dizer são bonitas, tanto que, nós pais dizemos das duas formas, conforme os dias :))
    Claro que quando escolhi o nome foi por ser um nome além de bonito, pouco comum. Fico um bocadinho frustrada por perceber que são cada vez mais os registos de Yasmin, mas compreendo e já esperava que mais pessoas fossem descobrindo o encanto do nome.

    Outra razão por ter escolhido Yasmin para a minha filha, foi porque tenho um nome português, super comum, clássico...e DETESTO.
    Sempre quis ter outro nome e mais moderno, alegre e divertido. Odeio mesmo o meu nome e não gosto de nomes antigos, com algumas excepções... num mundo moderno, acho que os nomes deviam evoluir com o mundo, os antigos ficarem para trás e os novos ganharem terreno. Não se percebe que haja uma variedade enorme de nomes "novos" e continuem a gostar dos mesmos nomes.
    E mais, tenho os nomes do próximo filho escolhidissimos . Se for menino será Dilan se for menina será Suri.

    ResponderEliminar
  22. (Continuação) Pelos mesmos motivos, nomes modernos, alegres, frescos.
    Ah, respondendo a uns comentários acima, não somos ciganos. Nem pobres. Não gosto de me classificar desta forma mas pronto, somos classe média-alta, e se há nomes que detestamos são aqueles do género Maria do Carmo, Dinis Maria, e etc e tal, que por acaso são os nomes mais escolhidos pelos nossos conhecidos e amigos, que claro ficaram chocadissimos pela nossa escolha de Yasmin, mas somos diferentes mesmo. Não precisamos de um nome para manter estatuto ou assim... Só precisamos de seguir os nossos gostos e sermos felizes ;)

    ResponderEliminar
  23. Conheci uma menina Yasmin de Maria. Confesso que estranhei o uso da preposição "de", quase que indago da mãe a razão da escolha, mas deixei para lá. Acho que a mãe da menina tomou como base os nomes Flor de Lis (como nome próprio não se usa hífen) e Flor de Maria.

    ResponderEliminar
  24. o nome jasmine não é autorizado em portugal?

    ResponderEliminar
  25. No Bras, Yasmin é um nome muito comum e ninguém estranha. Achei interessante em Portugal ter essa recepção bem diferente.

    ResponderEliminar
  26. acho Yasmin um nome lindo , de princesa e de uma cheirosa flor Jasmin
    um dia este será o nome da minha filha

    ResponderEliminar
  27. Me chamo Yasmim. Sou brasileira e AMO o meu nome. Acho perfeito, meus pais acertaram em cheio. Acho forte e delicado ao mesmo tempo. Quando meus pais colocaram não era comum, minha tia que sugeriu, porque é o nome da filha da Luiza Brunet, uma mulher muito famosa aqui . Sem contar que as alcunhas são muito interessantes: Yah, Yas, Yayá, Mim, Mih, Mis, Mimi, Mimzinha. Super fofos. O interessante é que conheci uma de 40 e poucos anos, fiquei impressionada. Fiquei me perguntando de onde os pais tiraram esse nome naquela época, em um livro, talvez? Muita criatividade, amei!

    ResponderEliminar
  28. Só tenho a dizer que Cat é gato, Sol, só conheço o que ilumina a Terra e Raquel significa em hebraico literalmente, ovelha.
    Bjs, Yasmin

    ResponderEliminar
  29. Conheço uma Yasmin, que todos da minha família apelidam de "capim" XD ela nunca se incomodou com o apelido mas agora não vejo o nome do mesmo jeito

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)