Nomes chiques brasileiros

em 19/04/13


Invariavelmente, o post mais lido do dia no Nomes e mais Nomes é o que aborda os "Nomes chiques". Contudo, nem este post, nem o outro que publiquei a propósito de nomes betinhos [mauricinhos/patricinhos] são muito adequados à realidade brasileira e uma vez que grande parte dos visitantes chega do Brasil, acho que é um tema que merece um novo olhar. Em primeiro lugar, seria interessante conseguir definir o conceito de "chique" mas isso é complicado. No dicionário, aparece como sinónimo de "bonito" e "elegante", o que só aumenta a sua ambiguidade. No fundo, descobrir o que é um "nome chique" é uma discussão inglória, que levará sempre à mesma conclusão: depende. Depende de quem pergunta e de quem responde.
Pessoalmente, acho que os nomes mais chiques são os mais tradicionais - ou seja, aqueles que são perfeitamente reconhecidos como nomes próprios, há várias décadas - escritos com uma grafia simplificada.  Associo chique a simplicidade. E vocês? Para já, não quero arriscar uma lista de nomes chiques brasileiros, porque a nossa realidade é muito distinta, mas adoraria ouvir as vossas sugestões - e gostaria de saber quais são os nomes que, apesar de comuns, são tudo menos chiques aos vossos olhos! 

40 comentários:

  1. Não acho que seja pelo "simples". Ana, Rita, André, João, Pedro... são nomes simples, mas longe de "chiques".

    Acho que temos de entrar um bocado no que a generalidade pensa e não propriamente no que nós mesmos achamos. A verdade é que, em Portugal, nomes "chiques" são os dados pelas tias de Cascais e da Foz, ou seja:

    Caetana, Tomás/Tomaz, Afonso, Franscisca, Camila, Victória, Teresa, Maria, Gonçalo, Lourenço Carlota...

    Quanto ao Brasil, não faço ideia. Mas creio que haja duas vertentes, uma que acha que nomes com muitos y e w é chique, e outra que acha o oposto.

    ResponderEliminar
  2. Eu acho que os nomes chiques, a maioria nada têm de simples!
    Mas realmente depende da visão que cada um tem de "nome chique".
    Faltou referir que no dicionário além de "bonito" e "elegante" também diz "que assenta bem" ou "bem feito" , lá está...Nomes chiques, são os nomes "de bem".
    Para mim nome chique são os que já foram citados acima, e ainda acrescento:
    Sebastião, Carmo(inho), Rosário(inho), Mercedes/Mercês, Vicente, António, Benedita (...)

    Nomes simples, bonitos, e elegantes, mas pouco chiques, além dos já citados acima: Ema, Eva, Miguel, Gabriel, Lucas, Pedro, Alice, Eleonor, Marta, Sofia, .

    Quanto aos nomes chiques brasileiros, a ideia que tenho é que os nomes femininos compostos com Maria, são chiques no Brasil: Maria Clara, Maria Fernanda, Maria Luiza, Maria Rosa, Maria Beatriz, Maria Valentina, Maria Cecília. Acho que é raro usarem Maria sozinho, e usam-no como nome composto para tornar o nome chique.

    ResponderEliminar
  3. Bem, suponho que Maria Eduarda, Valentina, Helena(?) sejam considerados nomes "chiques" no Brasil... Para rapaz talvez Francisco? Não faço a mínima ideia =D Talvez os leitores do blog brasileiros consigam dar uma resposta mais realista. Aqui Eduarda, Valentina, e de certa forma Helena, são nomes que são raríssimos de se ver em crianças ou adolescentes..

    ResponderEliminar
  4. Aqui no Brasil o termo nomes chiques virou pejorativo, explico-lhes o porquê. Fala-se nome chique quando a pessoa coloca em algum nome vários y, w, repete muitas letras, sabe, dá-se o jeito de "enfeitar" o nome. O que achamos que fica muito feio e acaba por estragar o nome; é controverso e claro não é regra, mas é comum vermos esse tipo de nome chique aqui no Brasil nas classes mais baixas, dizemos aqui que na tentativa dessas pessoas (muitas vezes sem instrução) de dar um nome elegante ao filho acabam por estragá-lo. Bom li em um comentário acima sobre Maria, que é um nome extremamente batido aqui no país, e já deixou de ser considerado elegante há muito tempo, eu conheço tantas Marias Claras, Maria Luíza, Maria alguma coisa, salve-se raras exceções em que o segundo nome, muito bem selecionado tonaria o Maria elegante. Claro que, Maria aqui é um coringa, o nome não seria elegante, mas sou da opinião de que o simples é a melhor pedida, então fica difícil de se errar quando usa Maria.

    Alguns nomes que por aqui são considerados elegantes ou como vocês chamam, nomes chiques: Antônia, Catarina, Eleonora, Lúcia, Joana, Helena, Sarah, Alice, Augusta, Luíza, Lívia, Laura, Stella, Clarice, Valentina, Isabel, Cecília, esses nomes citado, na maioria sem serem compostos são considerados elegantes, agora os nomes masculinos: Arthur, Benício, Benjamim, Natanael, Theo, Augusto, Antônio, Vicente, Germano, Enzo, Francisco, Leonardo, Marco, Otávio, e tantos outros. Claro, ainda tem aqueles nomes compostos que são considerados muito elegantes aqui no Brasil, cito apenas alguns: Leonardo Augusto, Julio Germano, Marco Antônio, Sarah Regina, Maria Lúcia (aí um nome com Maria que tornou-se elegante) bom existe muitos outros, nomes elegantes de meninas geralmente não são compostos, quando são (e não derivam de Ana alguma coisa ou Maria alguma coisa) são muito bem elaborados ou tem ligação com outro nome da família. Espero ter ajudado um pouco (:

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria é chiquérrimo, além de tradicional. Haja vista, sempre ter sido usado pelas famílias tradicionais e voltou fortemente a ser usado, principalmente, pelas pessoas de classe social mais elevada. Seja somente Maria ou compostos como Maria Lúcia, Maria Luisa, Maria Victória. Sem falar que o significado do nome é belíssimo.

      Eliminar
  5. Eu utilizo o termo chique como sinônimo de elegante, sem nenhuma conotação pejorativa.
    Partindo desse princípio, considero que nomes chiques são, em regra, simples e em língua portuguesa. Sem duas letras l, sem Y, sem ph, sem th etc. É óbvio, que há nomes que tem grafia tradicional com algumas dessas letras ou combinações de letras, o problema está na "invencionice". Tentar tornar algo chique em geral leva a um resultado brega.

    Acho que utilizaçao de Maria ou Ana como primeiro nome dá uma elegância a qualquer nome (desde que o segundo não seja um completo desastre).

    Um nome estrangeiro pode ser elegante se estiver no contexto de uma família com raízes em outros países, enquanto em outro tipo de família pode ser inadequado.

    Acho que o conceito de elegância é muito subjetivo, não sabendo exemplificar concretamente o que seria um nome chique aqui no Brasil.

    Se a intenção é saber quais são os nomes "mauricinhos" tampouco sei decliná-los, pois acho que nos últimos anos há uma grande interligação entre as classes sociais, diminuindo a diferença entre nomes das diversas camadas.



    ResponderEliminar
  6. eu não considero nomes curtos demais chiques, chamar uma pessoa de Ian, Eva, Téo, Ivo.. pra mim é tão desanimador, rs.. Gosto de nomes grandes, acho chique porém não gosto de Valentina, Catarina, Frederica e gosto de Maria Fernanda, Carolina, Teodora, Guilherme.
    Também considero elegante chamar a pessoa pelo nome e não pelo apelido, as vzs a pessoa tem um nome tão bonito, aí a chamam de Vivi, Lalá, Gugu.. acabam com o nome.. rs..

    ResponderEliminar
  7. ahah Aqui quando se diz "chamar pelo apelido" é chamar pelo último nome. A Vivi, Lalá, etc. chamamos alcunhas.

    Por um lado até seria interessante viver num sítio com tantos nomes exóticos. Aqui em Portugal podemos reduzir a maioria dos nomes que circulam a uma lista de 20 ou 30. Estou a falar a sério.

    Ph, th, etc., e por aí acho muito bem quando é etimologicamente justificado. Sophia, Matheus, Ruy, Theodoro... Já a invenções como Thiago, Yago, Karla, etc., torço um pouco o nariz, mas ainda bem que há diversidade.

    ResponderEliminar
  8. Olá Infanta, sou fã do blogue e do seu trabalho mas não costumo comentar. Gostava que fosse retratado o nome da minha mãe que é muito dificil de encontrar "Stael".
    Sei que houve uma miss brasileira nos anos 50 ou 60 com esse nome também :)

    ResponderEliminar
  9. Tal como expliquei nos outros posts, eu faço uma distinção entre nomes chiques e nomes betinhos. Para mim não são, de todo, a mesma coisa, mas bem sei que não é uma visão partilhada pela maioria e não a pretendo impor a ninguém :D

    Tânia, será que Stael é uma variação de Stela?

    ResponderEliminar
  10. Já se sabe o nome da futura filha do Wiliian e Kate :Alexandra.

    ResponderEliminar
  11. Alexandra é apenas o palpite mais votado, nem se sabe se é menina sequer. Obviamente só divulgarão o nome e o sexo após o nascimento.

    ResponderEliminar
  12. Nomes elegantes no Brasil (assim como em Portugal) são nomes clássicos e tradicionais, nomes de família como António, Pedro, Henrique, Octávio, Marcos, Leonardo, Augusto, Maria Clara, Eduarda, Luísa, Laura...
    Nomes chiques é o que os pobres inventam quando põem Y, PH e W nos nomes para "ficar nome chique", "p´ra fica nome moderno".
    É isso que eu penso.

    ResponderEliminar
  13. também tendo a associar a ideia de "chique" a "beto", porque acho que as pessoas que pretendem dar nomes chiques aos seus filhos sao também as pessoas mais betas ou as pessoas que querem dar um ar mais pomposo à sua família por não o terem naturalmente.
    os comuns mortais dao nomes que gostam e pronto, nao se preocupam com a "chiqueza". acho eu... mas depois também há pessoas que querem tanto ser diferentes que dão nomes estranhíssimos, eu fico com pena das crianças que vão ser gozadas e vão ter de soletrar o seu nome ao longo da vida por ser tao peculiar.
    mas se considerarmos os nomes "chiques" como os nomes clássicos nao necessariamente betos, que saltaram uma geração e agora estão a ser recuperados, então os meus preferidos sao Amélia, Elisa, Alice, Aurora, Júlia. Adoro Beatriz e Leonor, mas estao a ficar demasiado banais, sobretudo Leonor.
    Já nao vejo novelas brasileiras há muito tempo mas suponho que poderão ser elucidativas em relação à realidade dos nomes no Brasil, pelo menos foi o que aprendi quando estudei guionismo para novelas (em Portugal) e reparo que é isso que acontece nas nossas novelas, também deve ser assim nas brasileiras.
    queria só dizer por último que acho tão curiosa a transição que Maria fez (mais Maria do que Ana) entre ser há umas gerações um nome com conotação nitidamente religiosa que apenas servia de alavanca e que era super banal (Maria da Conceição, Maria da Encarnação, Maria Eugénia, Maria do Céu, etc etc etc) para agora ser um nome que, isolado, é considerado "chique" e tão popular.

    ResponderEliminar
  14. Já falamos dessa transição por aqui. Mais espantoso ainda é que Maria não era lá muito bem visto, sendo a expressão "a Maria" usada para definir as criadas/empregadas e, de repente, tornou-se num ícone de elegãncia, é mesmo curioso! :)

    ResponderEliminar
  15. É relativo isso de que os filhos com nomes estranhos que os pais colocam terao dificuldade. Nao creio que tenham dificudade nenhuma para soletrar seus nomes, se isso tem que ser com alguem culto... Meu marido por exemplo tem o nome estranhissimo, mas aqui no país em que vivo atualmente as pessoas que tem escrever seu nome nao tem dificudade nehuma, basta ele dizer uma so vez, como eu disse é um país que recebe o ano inteiro turistas e ja estao acostumados a nomes diferentes, seja nomes Frances, Italiano,Español, ou qualquer outro. Meu filho tb tem o nome diferente pq nasceu no pais q vivo atualmente e sei que meus paizanos vao pensar a mesma coisa que a (Dona mae babada) pensa. Mas para as pessoas que conhecem um pouco de tudo nao tem dificuldade nenhuma para escrever ou dizer NOMES.

    ResponderEliminar
  16. qui no Brasil... Quando em geral temos nomes com y ou w ou lol ... Enfim... Se diz que sao nomes de baixa classe! Considero chique nomes tradicionais mais antigos e pouco usuais como benjamin, vitorio, Teodoro, Júlia, Beatriz, ... Estou gravida de 6 meses de um menino e ainda não consegui achar o nome ideal.... Meu marido sugere Caetano.... Será que é chique????

    ResponderEliminar
  17. Esta decidido: será Caetano ...

    ResponderEliminar
  18. Olá! Sou uma das brasileiras que acompanha o blog e posso dizer que concordo com o que foi dito. Os nomes cheios de y, ll, nn, ph e etc. São considerados bregas, pouco sofisticados, embora sejam muito utilizados por aqui. Já os nomes elegantes são os mais simples (na escrita) e podem ser ou não compostos, desde que a composição seja harmoniosa. Alguns exemplos:

    Meninas: Beatriz (comum), Betina, Catarina, Helena, Lorena, Marina, Olívia, Sofia (comum e na maioria das vezes escrito com ph), Valentina, Maria Sofia, Maria Fernanda, Maria Beatriz, Maria Antonia (os demais Maria's estão muito batidos e não são considerados tão elegantes,embora bonitos)

    Meninos: Arthur (comum), Bernardo, Francisco, Antonio, Bento, Eduardo, Henrique, João Pedro (comum), Lorenzo, Otávio e Tomás.

    ResponderEliminar
  19. Muito interessante o seu BLOG, gosto muito desta coisa de nomes, meu pai sempre teve muito cuidado em escolher os nossos nomes,e ele escolheu a letra S, para nos dar os nomes, e os nosso nomes ficaram assim: Simone,Sandra,Solange,Sarah,Sérgio e Sandro.Eu gosto do meu nome e do nome dos meus irmãos, acho que são nomes elegantes.Minha mãe chama Maria e o meu pai Emídio. Os meus avós João e Risoleta - Inês & Eustáquio. Não considero os nomes feios e acho o nome Risoleta bem exótico e acho o nome Inês, bonito,elegante. E concordo com o que a Alda escreveu: "um nome estrangeiro pode ser elegante se estiver no contexto de uma família com raízes em outros países,enquanto em outro tipo de família pode ser inadequado." Eu falei isso com uma amiga minha há uns 24 anos atrás, qto tempo tem isso, e filha dela tem um nome lindo, mas ela inventou de colocar um nome segundo nome como se fosse sobrenome italiano, sendo que a família não tem nada de descendência italiana. Aí ela disse que achou bonito e ia colocar.Acho isso muita falta de cultura, nomes é coisa séria, você carrega para o resto da vida e tem uma história.Esta é minha opnião. Abraços e obrigada.

    ResponderEliminar
  20. Sarah, obrigada pelo comentário! Adorei conhecer os nomes dos seus avós... Já pensou se tivesse sido JOão & Inês e Risoleta & Eustáquio? :D

    ResponderEliminar
  21. Muito legal as opinioes!

    aqui segue a lista de nomes femininos chic!

    Tiffany
    valentina
    sophie
    ayla
    bela
    Stella

    Masculino

    Lorenzo
    Enzo
    Henry
    Bernardo
    Edward

    ResponderEliminar
  22. Lúcia é um nome muito feio.

    ResponderEliminar
  23. Como brasileira que sou, devo dizer que realmente é muito subjetivo a ideia de nome chique aqui no Brasil, até por que as regiões do país são muito distintas e certos nomes só são comuns em regiões específicas. Só posso então dizer sobre a minha região, o sudeste do Brasil. É MUITO comum encontrar entre pessoas de baixa renda nomes com W E Y, e na minha opinião só estraga todo o nome. Mas o que percebo entre os demais é a relação que o povo faz entre um "nome bem português" e elegância. Ou seja, nomes simples, reconhecidos e os trazidos pelos portugueses ao Brasil (que de fato são os que nomeiam nossos avós, bisavós, etc.) são sempre bem vistos.

    ResponderEliminar
  24. Para mim os nomes chiques do brasil sao:

    femininos:
    MARIA EDUARDA
    VALENTINA
    HELENA
    ALICE

    masculinos:
    MIGUEL
    HENRIQUE
    MARCOS
    LEANDRO

    ResponderEliminar
  25. Acho lindo Natasha, Nicoly, Giovana, Victoria, Leonor,Christinie e Fernanda para meninas e para meninos, nomes como Cristiano, Antonie, Arthur, Filipe, Martim, Oliver e David

    ResponderEliminar
  26. Composição com Maria sempre foi algo tão banal aqui no Brasil, não consigo ver como uma coisa chique.
    Acho que os vintage se enquadram melhor no perfil chique.

    ResponderEliminar
  27. Li um comentário nesse post que a pessoa não considera chique um nome pequeno, bom isso realmente é relativo. Eu amo particularmente amo nomes pequenos, principalmente quando usados com sobrenomes grandes, venho de uma família que um dos sobrenomes é composto e tenho um nome grande (7 letras) mas preferiria ter um nome menor. Mas se falando de Brasil, há nomes pequenos sim que são considerados chiques, por exemplo Nina, Nuno(chiquérrimo, ainda mais se tratando de um nome que quando falando aqui no Brasil se remete logo a Portugal), Théo, Elis, Pilar, Gael, Dante entre outros. Acho que para, mesmo os de classe baixa, quem tem noção que estropiar nome não é nada legal, os nomes que entram termo "chique" para os brasileiros(além dos citados anteriormentes) são: Isabel, Alberto, Catarina, Caetano, Benjamim, Benício, Olívia, Amélia, Lurdes, Melina, Estela, Clarissa, Henrique, Otávio,Olavo, Vicente além de alguns nomes italianos como Lorenzo, Pietro, Vitório, Beatrice.
    Agora os nomes que eu mais acho chiques, isso na minha visão particular e não como um todo no Brasil são: Santiago, Martim, Matias, Constança, Filipa, Andrés, Pilar, Leon, Melina, Íris, Helena, Enrico, Valentim, Vicente, Dante, Estevão, Nuno, Nina, Fernão, Lopo, betina, Anabel, Eleonor, Eleonora, Florença, Flora, Martino, Manuel, Ricardo, Alonso, entre outros. Normalmente acho nomes mais comuns em Portugal ou que remete a Portugal os mais bonitos

    ResponderEliminar
  28. Luinara, bom dia!
    Que nem você, também resolvi fazer comentário de um comentário, e o seu foi o escolhido.
    Lurdes é chique? Em qual Região do Brasil?
    Em relação aos outros nomes que considera chique, a meu ver, você deve estar acessando este blog com muita frequência, por isso seu pensamento está coincidindo com o dos portugueses. Nada contra! A questão é que não são nomes da preferência dos brasileiros. Ou talvez seja mesmo só questão de Região, visto que o Brasil é imenso. Nasci e moro na Região Nordeste, daí o fato de ter estranhado os nomes citados.

    ResponderEliminar
  29. Olá amanda, bom dia. Sim, talvez seja bem isso mesmo pois moro na região Sudeste, realmente não tenho a mínima noção do que pode ser considerado um nome elegante no Nordeste, e até queria muito saber, porém por aqui no Sudeste, no Sul também e no Centro-Oeste onde morava atualmente, voltei a morar na região Sudeste nesse mês, os nomes que eu citei são considerados bem elegantes sim. No início do meu comentário disse quais nomes aqui no Brasil, pelo que eu conheço e de pessoas que converso, são considerados nomes elegantes e no final dou a minha opinião dos nomes que eu acho elegantes. Mas me diga, quais nomes no Nordeste são considerados elegantes?

    ResponderEliminar
  30. Luinara,
    No geral são nomes compostos. Para meninas, compostos com Maria ou Ana, e para os meninos, compostos com Luís, João, José, Marco/Marcos/Marcus.
    Femininos: Maria Eduarda, Maria Clara, Maria Júlia, Maria Fernanda, Maria Luísa, Ana Clara, Ana Luísa, Ana Carolina, Ana Teresa, Ana Vitória, Ana Luz. Sem formar composto: Mariana, Isabella, Letícia, Luna, Alana, Nina, Brenda, Bruna, Nicole, Sabrina, Indira, Alícia/Alice, Valentina, Laura, Mel.
    Masculinos: Luís Artur/Luiz Arthur, Luís Filipe/Felipe, Luís Américo, Luís Miguel, Luís Guilherme, Luís Gustavo, João Vítor/Victor, João Henrique, João Pedro, Pedro Henrique, José Américo, José Luís, José Fernando, Marco Antônio, Marco Túlio, Marcos José, Marcus Vinicius. Sem formar composto: Dylan, Breno, Mateus/Matheus, Lucas, Rafael/Raphael, Gabriel, Samuel, Rodrigo, Fábio, Fabrício.

    ResponderEliminar
  31. Elegância e requinte também tem muito a ver com tendência. No Brasil o chique do momento são os nomes vintage.

    Nomes que acho requintados:
    Betina
    Antônia
    Teodora
    Cecília
    Catarina
    Isabel
    Olívia
    Estela
    Matias
    Vicente
    Joaquim
    Conrado

    ResponderEliminar
  32. Para mim são:
    Mônica
    Débora
    Gabriela
    Sofia
    Vitória
    Aurora
    Laura
    Lara
    Ester
    Luísa
    Catarina
    Úrsula
    Ludmila
    Elena
    Alice
    Tatiana
    Sílvia
    Sara
    Rebeca
    Bárbara
    Irina
    Isabel
    Gisela
    Carolina
    Beatriz
    Eliana
    (Entre outros)

    Heitor
    Gabriel
    Caio
    Artur
    Mateus
    Pedro
    Guilherme
    Lucas
    José
    Joaquim
    João
    Bruno
    Filipe
    Igor
    Augusto
    Gustavo
    Rafael
    Roberto
    Marcos
    Vinícius ou Vinício
    Murilo
    Cristiano
    Vítor
    (Entre outros)

    ResponderEliminar
  33. Me parecesse os nomes chiques no Brasil são aqueles mais tradicionais e que não sejam tão populares. Ou nomes com origem européia.

    Femininos:

    Amélia
    Amália
    Catarina
    Cecília
    Elisa
    Isadora
    Isabel
    Lavinia
    Laura
    Maria + qualquer outro nome desta lista
    Olívia
    Stela


    Masculinos:

    Antônio
    Benicio
    Caetano
    Frederico
    Francisco
    Gregório
    Heitor
    Joaquim
    Lorenzo
    Murilo
    Matias
    Vicente

    ResponderEliminar
  34. Pessoal, vou ter uma menina e nunca pensei que seria tao dificil escolher um nome -:). sou brasileira e moro nos EUA. Gostaria de encontrar um nome elegante (simples) e de facil pronuncia nos dois paises. Adoraria receber sugestoes de voces.. ! Abs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei se teve oportunidade de ver o meu post sobre Nomes internacionais para bebés portugueses.
      Acho que tem lá sugestões muito interessantes!

      Eliminar
  35. Para mim, nome chique é aquele que nunca sai de moda e que é escrito de forma simples e descomplicada. Na maioria das vezes não é composto.

    ResponderEliminar
  36. Nomes chiques no Brasil:

    meninos:
    Eduardo
    Bernardo
    Antonio
    Henrique
    Fernando
    Arthur
    Otavio

    meninas:
    Beatriz
    Alice
    Olivia
    Cecilia
    Helena
    Luiza/Maria Luiza
    Laura
    Isabel
    Carolina
    Veridiana

    duplos apenas com maria/ana ou joao/jose/luiz/carlos

    ResponderEliminar
  37. Elegante no Brasil, normalmente são nomes clássicos e atemporais.
    por exemplo, Helena, Isabel, Maria Fernanda, Ana Luísa, Luísa, Mariana, Maria Eduarda, Heloísa, Giovanna, Caroline, Alice, Olívia, Beatriz, Vivian.


    necessito postar anônimo, pois não tenho conta google ok?!

    Abraços.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)