Se houvesse uma categoria chamada "clássicos contemporâneos", Marta e Sara teriam de estar incluídos. Apesar de serem nomes muito antigos - são, aliás, dois nomes bíblicos - só se popularizaram em Portugal em meados dos anos 60 mas, desde então, têm-se mantido no lote de nomes femininos mais usados, com Sara a alcançar um impressionante top 5 em 1990. Dez anos depois, já estava em sentido descendente mas ainda se mantinha no 9.º lugar; em 2010 foi 17.º, em 2011, 16.º e, finalmente, em 2012, ficou-se pela 19.ª posição, com 527 registos. Marta só aparece nas estatísticas oficiais em 2011, quando alcançou o 22.º lugar do ranking. Entretanto, em 2012, desceu para 29.º lugar, com 334 registos. No entanto, acredito que, em anos anteriores, tenha rondado o top 20.
Na minha opinião, tanto um como outro são nomes bonitos e sóbrios, que não causarão nenhuma surpresa mas que, por outro lado, também não serão alvo de reacções muito adversas. Marta significa senhora e Sara significa princesa, tal como Sarah (28 registos em 2012) e Sarai (6 registos). Por cá, também é possível registar o nome Martinha - e, em 2012, nasceram duas meninas com esse nome.
O que pensam destes nomes e qual deles preferem? Não se esqueçam de votar! E pegando na ideia de nomes clássicos contemporâneos, quais deles incluiriam nessa categoria?
Atualização - resultado da sondagem:
Atualização - resultado da sondagem:
Eu adoro de paixão o nome Marta. Estou grávida e se for uma menina será uma Marta. Acho um nome bonito, elegante e juvenil. E de certeza que na escolinha não irão haver 10 Martas!!
ResponderEliminarGosto dos dois e tenho dificuldade em votar.
ResponderEliminarSara esteve no top 3 quando escolhemos o nome da nossa filha.
Marta estava na lista de nomes para os gémeos, se fossem meninas.
São bonitos, simples, internacionais, despretenciosos. O meu estilo de nomes. Talvez vote em Marta, por ser menos comum, mas apenas por isso.
Gosto dos dois, mas escolho Sara, simplesmente, porque no meu percurso escolar Marta era como Joana, havia aos montes: Ana Marta, Marta Sofia, Marta Filipa..
ResponderEliminarMeteria no mesmo grupo de Marta e Sara: Filipa, Inês, Sofia , Raquel, Rita. Mas não faço ideia (aliás duvido) que façam parte do leque de nomes clássicos contemporâneos.
Prefiro Marta sem duvidas!
ResponderEliminarSara não me enche as medidas.
Gosto dos 2, mas Marta especialmente, nem sei dizer pk, mas gosto mesmo deste nome, e adoro k ñ seja mto usado actualmente.
ResponderEliminarVotei em Marta. É um nome que com o tempo tenho vindo a apreciar.
ResponderEliminarSara é daqueles nomes que não me aquece nem arrefece, não é feio, mas não escolheria para uma filha. Marta já seria um nome que ponderaria.
Gosto mais de Sara. E mais suave.
ResponderEliminarImagino nomes classicos contemporaneos serem curtos mas sempre populares. Exemplos: Sara, Lara, Sofia, Ana, Lina, Eva, Rita, Maria, Paula
Nesse pacote poria: Rita, Diana, Joana, Mariana, Filipa, Ana e Inês.
ResponderEliminarVotei Sara! Princesa vence senhora ahah
Prefiro Marta, acho que ando um bocadinho "cansada" de Sara. De qualquer forma, gosto de ambos os nome, mas também não os ponho na lista dos nomes que adoro.
ResponderEliminarPara mim, nomes clássicos contemporâneos femininos são nomes como Catarina, Inês, Joana, Margarida, Rita, Sofia...
Gosto de ambos os nomes mas não adoro nenhum...
ResponderEliminarApesar de preferir o significado de Sara o meu voto vai para Marta, acho que apesar de tudo se ouve menos por aí.
Nomes clássicos contemporâneos femininos além de Sara e Marta são nomes como Inês, Rita, Joana, Mariana, Catarina, Carolina, Margarida, Sofia, Filipa...
Sara, sem dúvida...
ResponderEliminarSem dúvida Sara. Mas com hh, Sarah, é mais fresco.
ResponderEliminarPor favor, eu gostava de ver um duelo com os nomes Mia VS Lia... estou muito indecisa entre os 2, para a minha filha!!!
ResponderEliminarSe pudesse votava nos dois. Ponderei Sara para o meu primeiro filho, se fosse menina, mas foi menino. Depois uns amigos próximos deram o nome Sara à filha, entretanto apareceu mais um prima com esse nome, de modo que quisémos um nome mais original para a nossa filha, que nasceu 3 anos depois do rapaz. Eu gosto muito de Marta, neste momento talvez até um pouco mais que de Sara, por me parecer um pouco mais original. No entanto o meu companheiro conhece uma série de Martas, por isso para ele o nome é comum...
ResponderEliminarPrefiro Sara!
ResponderEliminarpara mim Sara ganha, nao desgosto de Marta, mas adoooro Sara
ResponderEliminarMarta é um nome giro e curto.
ResponderEliminarNão gosto de Sara! Lembra-me saia. Sara é o presente do indicativo na 3ª pessoa do singular do verbo "sarar" (ele sara).
Na mesma categoria, poria Rita, Joana e Margarida.
Prefiro Sarah!!! Tem significado lindo e acredito que quem tem esse nome deve amar, pois além disso é sinônimo de cura.
ResponderEliminarRita é daí se vem do verbo Sarar?
ResponderEliminarCaio vem do verbo cair.
Amanda do verbo Mandar.
Lia do verbo ler.
e muitos outros nomes que quando não deriavam de verbo, vem de um adjetivo como o nome Clara, ou até de substantivo como o nome Marina.
Anónimo 23:39 não assassine a língua portuguesa, desde quando amanda é um verbo????...por favor... é manda e não amanda! Amanda é mesmo só e apenas um nome.
ResponderEliminarAmandar Não é verbo, mas mandar sim.
ResponderEliminarSe vc tirar o A da frente do nome vira o verbo na 3 pessoa do singular eu mando, tu mandas ele manda.
Sara é a minha escolha e aqui vai combinações:
ResponderEliminarSara Daniela
Sara Isabel
Sara Marisa
Sara Gabriela
Sara Lia
Adoro Sara Daniela ;)
EliminarAcho ambos os nomes bonitos, mas prefiro Sara, que gosto mais do que, o agora popularíssimo, Lara e até Clara. Já gostei muito de Mara, por exemplo, mas quando li que o significado é "Amarga" perdi algum do encanto pelo nome.
ResponderEliminarO problema do nome Sara é que na minha geração e seguinte foi um nome muito, muito usado...
Para mim Marta é nome de boa pessoa, pessoa bem disposta, amiga das outros, honesta, simpática, por isso Marta vence qualquer outro nome
ResponderEliminarAcho tão feios os dois nomes! É que nunca houve um momento da vida que eu gostasse deles.
ResponderEliminarSei que o post ja tem muito tempo... Mas tenho que comentar. Em 2014fui mãe de uma menina,demos o nome de Marta. Em fevereiro vou ter outra menina ( para aquelas pessoas que expressam o "ohhh... Que pena outra menina" digo apenas que se pudesse escolher viria outra menina cm vem :). Sabem como se vai chamar? Guess what ? Sara 😉 portanto não consigo escolher. Adoro estes nomes conhecidos mas que ninguém quer pôr. Era incapaz de colocar maria, por exemplo... Que me desculpem... Não é nao gostar mas prefiro uma certa de individualidade.
ResponderEliminar