Duelo de nomes - Leonor vs Matilde

em 26/04/13


Leonor e Matilde são os nomes femininos mais populares do momento em Portugal. Ou melhor, não são os mais populares porque nem juntos conseguiriam alcançar o número de registos de Maria mas, exceptuando o período que rondou os últimos 20 anos do século XX, em que Ana superou Maria, este primeiro lugar é praticamente um dado adquirido. 
O assalto dos dois nomes ao topo do ranking também não deverá ter surpreendido os mais atentos. Depois do sucesso de Beatriz, que iniciou uma viragem no estilo de nomes femininos mais procurados pelos portugueses, Leonor e Matilde foram as "senhoras" que se seguiram. E digo senhoras propositadamente porque até ao ano 2000 estes não eram nomes facilmente encontrados em bebés. Ou melhor, até se encontravam, mas predominantemente junto a uma pequena fatia da população. Contudo, desde 2007, data do primeiro ranking oficial que possuo e que faz menção a um estes nomes, ambos solidificaram posições: Matilde foi 5.º em 2007, 6.º em 2008, 4.º em 2009 e 2010, 3.º em 2011 e 2.º em 2012. Quanto a Leonor, foi 4.º em 2008, 3.º em 2009, 2.º em 2010 e 2011 e 3.º em 2012. Ora, em 2012, estes nomes ficaram separados por menos de cem registos: Matilde teve 2393, enquanto que Leonor teve 2297 registos. Ainda assim, penso que se somássemos a este valor o número de registos de "Maria Leonor", a história seria outra. 
Do vosso ponto de vista, estes nomes ainda continuarão a reinar por bastante tempo? Quanto ao futuro - eu apostei na dominação de Alice, Clara e Eva - que nomes poderão substituí-los? E claro, como isto é um duelo, qual destes nomes preferem? Não se esqueçam de votar!

Atualização - Este é o resultado oficial da sondagem, contudo, notei que houve problemas na contabilização dos votos: 






28 comentários:

  1. Vai perdoar a sinceridade das minhas palavras antes de mais.
    Eu pedi um duelo de nomes entre Mia e Lia, há dias!!! Estou indecisa entre esses dois nomes para a minha filha!!!
    Tenho vindo ver o blog todos os dias na esperança de o encontrar.
    Na minha opinião um duelo bem mais interessante do que este, dois nomes que já enjoam para a maioria das pessoas que adoram nomes e que visitam este blog! Estou errada?
    O meu voto para este duelo é: Venha o diabo e escolha!
    Mas obrigada na mesma e mais uma vez perdoe a minha sinceridade :D

    ResponderEliminar
  2. Tenho dificuldade em escolher porque são nomes que já estou farta de ouvir e decididamente não escolheria nenhum deles para uma filha minha.
    Mas como gosto de nomes que começam por L, escolho Leonor. Mas detesto o diminutivo Nônô!

    ResponderEliminar
  3. Eu adoro Leonor desde pequenina por isso foi fácil votar. Simplesmente não ponderaria pô-lo a uma filha neste momento devido à excessiva popularidade do nome.
    Tmb gosto de Matilde, tenho uma prima que vai fazer 3 anos com esse nome portanto habituei-me a ouvi-lo e consigo achá-lo querido. Mas nunca o adorei e a inundação de Matildes irrita-me imenso parece que não há mais nomes no mundo.

    Bárbara entre Mia e Lia eu voto em Lia. Eu uso Mia como diminutivo de Maria e para mim vai ser sempre isso um diminutivo carinhoso não um nome próprio. Por isso entre esses dois Lia (a versão portuguesa do hebraico Leah) parece-me mais nome próprio. Mas são ambos lindos e muito boas escolhas.


    ResponderEliminar
  4. Bárbara, peço desculpa, fiquei mesmo embaraçada, tem toda a razão, eu própria prefiro escrever sobre nomes diferentes! Vou aproveitar a hora do almoço para escrever o seu post! :(
    Não serve como desculpa, porque eu li o seu comentário na altura mas como só faço duelos uma vez por semana e alterno o género, esqueci-me, mas o seu pedido ficou "perdido" no post do duelo de Marta vs Sara! Se reparar, tenho sido muito organizadinha a respoder às sugestões que os visitantes deixam no post criado para o efeito! :( Peço novamente desculpa e prometo o post para a tarde de hoje!

    ResponderEliminar
  5. Não consigo escolher, ambos me enjoam. :( Não voto desta vez.

    ResponderEliminar
  6. Eu fiquei espantada quando descobri que esses nomes eram tao populares...Prefiro Matilde, soa-me melhor e lembra-me a menina do filme "Matilda" que adorava. Não sei porque mas não acho muita graça ao nome Leonor, acho muito insonso. Mas se desisti de Beatriz (por enquanto) por conta da popularidade nunca escolheria nenhum destes tb.. Tive a ver e Matilde foi o nome da personagem principal dos "Morangos com Açúcar" nos anos 2005 e 2006, passado um ano passa para o top? Ah! E ela tinha um amigo chamado Afonso , e uma irmã Beatriz =) (eu adoro tentar desvendar o mistério do porque certos nomes tornarem s tao populares)
    Quanto ao futuro, acho que é imprevisível, muito provavelmente serao nomes que não estão,neste momento, no top 10, eu já apostei em Olívia, é o nome de uma personagem principal simpática de uma novela da Tvi, tá na moda lá fora... É só um ou dois famosos escolherem esse nome para se começar a espalhar.

    ResponderEliminar
  7. Sempre gostei dos dois nomes, até que ficaram na moda e agora já enjoa. À minha volta já perdi a conta ao número de Matildes, por isso votei em Leonor.
    Quanto a Clara, Alice e Eva são três nomes lindíssimos (um deles é o nome da minha filha, e os outros dois eram opção), por isso mesmo, espero que não fiquem demasiado na moda para não enjoar.

    ResponderEliminar
  8. Voto em Leonor. É um nome de que gosto desde pequena.

    Gosto muito dos dois. Detesto a popularidade/vulgaridade que ganharam, jamais os usaria.

    ResponderEliminar
  9. Matilde é mais fofinho e delicado, enquanto Leonor é mais sólido. Uma alternativa que combina os dois nomes e é mais único: Leonilde.
    Conheço uma pessoa com esse nome e sempre gostei desde o que ouvi pela primeira vez. O que acham?

    ResponderEliminar
  10. Acho que prefiro Matilde. Leonor é feio, na minha opinião. Matilde sempre tbm me lembra Matilda (a do filme), que acho mais fresco.

    ResponderEliminar
  11. Matilde, sem dúvida!
    Adoro o nome (muito mais que Matilda), mas não o usaria por causa da popularidade absurda - só se fosse no estrangeiro, porque é um nome que, não parecendo, é muito internacional!
    (remetendo para a conversa de outro dia ahahahh)
    Mas Leonor é muito doce e delicado...
    Como uma vez li em algum lado, em geral os nomes populares são-no por uma razão: são bonitos! :D O que nos cabe a nós, fãs da onomástica, é encontrar outras nomes que sejam tão ou mais lindos mas que não sejam tão populares :)

    Da minha geração ( meio da década de 90) só conheço uma Matilde (mas nasceu no estrangeiro, não se escreve assim e, oficialmente, nem é primeiro nome) e umas duas Leonor. Já Beatriz... este ano, sozinho ou com Ana/Maria, tenho 4 na minha turma!!!

    Acho que, como já aconteceu com Joana e está a acontecer com Beatriz, as pessoas vão fartar-se... continuarão a ser nomes populares mas não tanto.
    Alice, Clara & Eva continuam-me a parecer excelentes apostas!
    Tenho é curiosidade sobre Ana - será que voltará sozinho, como Maria?

    ResponderEliminar
  12. Sempre gostei dos dois nomes e Matilde estava na minha lista de nomes a usar, mas devido a popularidade esta totalmente fora de questão usa-lo. Acho uma falta de originalidade escolher nomes tão batidos. A nao ser que se adore o nome claro esta :) Pará mim há imensos outros nomes lindos por onde escolher

    ResponderEliminar
  13. Não gosto muito de Leonilde...Mas conheci uma Benilde! O único nome que gosto que termina em -nilde é mesmo Matilde, mas pode ser por não estar acostumada...

    Em relação ao nome Ana voltar ao top sozinho, acho difícil...é muito curto, assim como Eva , Ema, Gil, Mia, Lia dificilmente entram no top principalmente se não forem nomes compostos. Maria tem 5 letras é mais fácil.;)

    ResponderEliminar
  14. Sou mamã de duas princesas, a Leonor com 6 anos e a Matilde com 3 anos. Leonor a escolha do pai e Matilde por muita insistência da madrinha da pequena, por mim teria sido Constança. Hoje não consigo imaginar a Matilde com outro nome, fica lhe lhe mesmo bem :) E hoje já não gosto assim tanto de Constança!
    Não consigo votar desta vez :)

    Agora estou novamente grávida de um casalinho!
    Sugestões?
    Gostava de algo parecido com os das irmãs mas ao mesmo tempo diferente.
    Estamos na Argentina, e gostava de algo bem português mas também internacional. Está complicado :(

    Sofia

    ResponderEliminar
  15. São dois nomes que já não suporto.

    ResponderEliminar
  16. Anónima da Argentina, nomes internacionais tem sido um tema muito debatido neste blog ultimamente. Do lado direito pode encontrar os links. :) Por acaso ainda não há com nomes espanhóis, mas sempre pode ajudar.

    ResponderEliminar
  17. Ui... já não os posso ouvir, de tal forma que não consigo avaliar qual o mais bonito!
    Acho que ainda vão continuar a reinar mais alguns anos infelizmente...
    Para substitui-los, definitivamente nenhum desses 3...
    Tendo em conta que Matilde e Leonor substituíram as Joanas, Danielas e Saras, a mudança no Top, quando acontecer, será igual... drástica. :D
    Eu aposto em Valentina e Isabela no Top daqui a uns 10 anos .

    ResponderEliminar
  18. Acho q aqui no Brasil o q poderia ganhar mais popularidade seria Leonor, mas acho mto difícil.
    Matilde, assim como Mafalda, não consigo enxergar uma boa aceitação nen de longe por aqui, rs...

    ResponderEliminar
  19. @Anónima da Argentina: diria que é muito fácil conjugar nomes portugueses com hispânicos!

    Olhando apenas para nomes muito populares em Portugal(como os das irmãs), o rapaz podia ser Rodrigo, Francisco (se bem que com o Papa argentino se calhar é demais :P ), Miguel/Gabriel/Daniel/Manuel, Pedro, Santiago, Tomás, Lucas, Salvador, etc,; a menina podia ser Beatriz, Maria, Sofia, Carolina, Ana, Laura... tantos nomes! :)

    ResponderEliminar
  20. Gosto mto dos 2, mas prefiro Matilde, provavelmente porque é o nome da minha mãe :) No entanto se tivesse uma filha tentaria fugir a estes nomes devido ao seu uso excessivo.

    ResponderEliminar
  21. Venho partilhar uma parte da entrevista (publicada na Nova Gente desta semana) ao humorista Eduardo Madeira e a sua companheira Joana Machado, que estão à espera de uma bebé:
    Jornalista -"Qual vai ser o nome da bebé?"
    Eduardo Madeira-"Leonor Eduardo (risos). Gostávamos de Matilde, mas há tantas que optámos por Leonor. Como também queríamos algo artístico, a Joana lembrou-se de Leonor Eduardo...Madeira!"
    Jornalista-"É mesmo verdade?"
    Eduardo Madeira- "Sim, não é gozo nenhum."
    Ou seja, preteriam Matilde por ser um nome popular para escolherem um nome com um número de registos idêntico... não compreendo.

    ResponderEliminar
  22. Infinitiva, com o passar do tempo, percebi que a maioria das pessoas que não convive com crianças não tem noção da popularidade dos nomes usados nos pequenitos. É provável que no círculo de amigos do Eduardo haja mais do que uma Matilde e nenhuma Leonor, dando-lhe a falsa sensação de que não é um nome tão comum.
    Já perdi a conta à quantidade de pais que me disseram que só se aperceberam da popularidade do nome que escolheram quando começaram a visitar o pediatra, ou quando inscreveram o bebé no berçário e viram que o nome que tinham escolhido com "único" era afinal partilhado por muitos outros bebés!
    Uma vez mais, é apenas uma questão de percepção :D

    ResponderEliminar
  23. Os meus pais (que me deram um nome super-popular na altura) também não tinham noção. Mas como já me disseram, "Nesse tempo não havia internet nem listas de nomes...". E percebo-os. Agora hoje? Acho que googlar minimamente o nome e ver a popularidade é algo que todos os futuros papás deveriam fazer.
    Ou então vão apanhar uma grande desilusão... como esta Leonor, que há de ser a "Madeira" a vida toda! :)

    ResponderEliminar
  24. A minha Leonor nasceu há sete meses e sinceramente vejo na creche da minha sobrinha Valentina (sim este nome lindo) que tem 2 anos montes de Matilde's mas Leonor'es poucas. ADORO c:
    A minha nao e tratada por Nono mas sim por Leo.
    Agora soube que vou ser mãe outra vez e o nome da menina vai ser Sofia.
    Escolha de familia de Leo nunca falha hahaha
    Quando a menina nascer eu digo c:

    ResponderEliminar
  25. Peço desculpa em antecedência à quaisquer pais ou futuros pais pelo que vou dizer. Espero que possam entender que não estou a criticar as vossas princesas, apenas o nome Matilde.

    O que é estranho em si, porque objectivamente gosto de Matilde. Há mais de 10 anos atrás lembro-me de comentar com uma amiga que achava piada ao nome.
    Mas é como dizer que gosto de cerejas. Adoro cerejas porque passo 11 meses a antecipá-las. Aquelas semanas que estão de oferta, saboreio e aprecio todas as cerejas que meto na boca, mesmo as mais azedas. Já a maçã ou a banana, embora como quase todos os dias, não têm o mesmo impacto. Sei que as como, porque encontro os caroços e as peles, mas raramente registo sequer o seu consumo precisamente porque, embora deliciosas, são tão banais e fáceis de encontrar. Da mesma forma, se comesse cerejas todos os dias, rapidamente perdiam a qualidade que as tornam especiais. Matilde é aquela canção que passa na rádio que inicialmente adorámos. Mas depois é passada de 3 em 3 canções, utilizada em todos os reclames do Continente, ringtones, enfim. Passa a ser aquela música que me faz berrar em frustração à rádio.

    Na escola da minha filha, há pelo menos uma Matilde em cada turma. Três amigas minhas tiveram Matildes.
    A propósito disso, tenho MAIS uma amiga que vai ter uma Matilde. A minha amiga tem um nome muito 80s, um nome que ela nunca gostou muito e que sempre inventou alcunhas para dar a volta ao facto. Quando eu estava grávida, lembro-me que ela me perguntou pelo nome e de me dar a sua opinião menos positiva quanto à minha escolha. Não levei a mal, e considerei as suas críticas válidas - é um nome comprido e na altura, pouco comum. Hoje em dia ouve-se por aí, mas minha filha continua a ser a única na sua escola. Se ela me perguntar a minha opinião, devo lhe dizer que o nome é incrivelmente popular e que a menina vai ser uma Matilde em mil? Digo que vai ser a Sónia Marlene ou o Paulo Renato do futuro? Normalmente calo-me e sorrio, mas ela é uma amiga próxima e foi franca comigo durante a minha gravidez sobre o meu nome escolhido, e os pontos fracos - realmente, é um nome complicado de pronunciar para crianças de 2 anos, mas eu não acho isso uma coisa negativa. Na mesma veia, se lhe disser que Matilde é incrivelmente popular e que ela de certeza irá partilhar o nome com mais duas ou três colegas, não será um ponto válido para considerar? Até porque estou a basear o meu argumento na ideia que popular = negativo, mas talvez para ela é precisamente a razão pelo qual ela gosta do nome. Talvez para ela popular = positivo. Talvez há quem coma maçãs e bananas todos os dias e reconhece cada peça de fruta pela iguaria que ela, de facto, é.
    Digo-lhe, ou calo-me???
    Peço desculpa pelo texto muito arrastado!!! Já estou há semanas a roer estas questões!!!! Obrigada e peço semi-desculpa aos pais das milhares e milhões das Matildes :P

    ResponderEliminar
  26. Temos uma "infestação" de Leonores e Matildes! Já cansa!

    ResponderEliminar
  27. Cereja, se a criança ainda não tiver nascido dê-lhe a sua opinião..

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)