Ora digam lá...

em 08/03/13


Do vosso ponto de vista, quais são os nomes que vos tento impingir e quais são os que me desagradam? 

14 comentários:

  1. Acho que gosta de muitos nomes que naturalmente aconselha, mas não creio que impinja .
    No entanto já notei alguma tendência a:
    Aconselhar Sofia como 1º nome e não como 2º
    Frederica como 1º ou 2º


    Desagradam:
    Acho que não lhe agradam muito as versões estrangeiras dos nomes admitidos em Portugal...posso estar enganada

    ResponderEliminar
  2. Acho que não é "impingir", dado que a Filipa a meu ver é muito democrática em relação a nomes e não se fica pelas modas dos Afonsos Marias Leonores. Só não gosto é de alguns nomes que tendem a surgir, como Caetana; ou então nomes "modernos/estrangeiros" como Noa ou Enzo, o que se calhar é parvo, porque eu se tivesse agora uma pequerrucha chamava-lhe Linnea :)

    ResponderEliminar
  3. Acho que adora Ana Luísa, ou apenas Luísa, e que não gosta muito de nomes demasiado betinhos!!

    ResponderEliminar
  4. Tb não diria impingir mas quando andava por aqui a escolher o nome da minha filha, passei a gostar de Guiomar porque a Filipa falava dele muitas vezes!

    ResponderEliminar
  5. Ando por aqui há pouco tempo, mas já percebi que gosta de inovar e dar ideias originais aos pais que querem um nome diferente para o seu filho.(Já me deu varias ideias) Os nomes que nao lhe agradam penso que serão os mais "batidos", do top dos tops,pelo fato de nao serem originais, gosta de nomes fortes mas tb dos delicados, gosta de nomes compostos, e penso que nao gosta mt dos nomes anos 80(?)...é dificil de responder!! ;)

    ResponderEliminar
  6. Sim é dificil responder... acho que gosta de nomes mais discretos mas diferentes ao mesmo tempo, nomes que não são muito usados e que as vezes parecem esquecidos... (Valentim, Jaime, Fábio, , Sofia, Rafaela, Gabriela).

    Os que não gosta, sei lá,Rodrigo ou Madalena, talvez...

    ResponderEliminar
  7. Acho que gosta de nomes com alguma poesia, sejam eles clássicos ou mais originais. :)
    Rose

    ResponderEliminar
  8. Gosta de Sancho e Sancha, que são nomes que a je não aprecia nadinha...(mas já percebi porquê: é que lembram-me Sachola!) Também gosta de Luísa, Guiomar e Concha.

    Não gosta de nomes betinhos e de Maria como segundo nome, mas gosta de Vicente (acho que mais betinho que Vicente Maria é impossível!). E dos nomes dos tops, mas isso para uma fascinada por nomes é normalíssimo :)

    ResponderEliminar
  9. Acho que gosta de nomes clássicos mas que fujam um bocado do topo dos tops. Gosta de combinações ousadas e invulgares e não tem medo de experimentar. Gosta de nomes do tempo das avós, nomes poéticos e românticos. Mas tmb aprecia alguns mais recentes.

    Acho que não gosta de nomes com as grafias demasiado alteradas, não gosta de nomes compostos para rapaz que tenham Maria como segundo nome e tenho a ideia de que não gosta muito de nomes estrangeiros quando já existem grafias aprovadas para esse nome em português. E acho que evita aconselhar os nomes do top dos tops simplesmente porque são demasiado usados.

    ResponderEliminar
  10. Tenta impingir nomes compostos e de preferência muito incomuns...Normalmente sugere um 1º nome mais "normal" e um 2º nome muito raro.

    Não gosta de nomes tendenciosos

    ResponderEliminar
  11. Oriana e Vicente

    Carla (como não adivinhar?), mas vou dar segunda opção; Manuela e masculino; Bento.

    ResponderEliminar
  12. Impingir, não! Nunca senti isso!
    Senti sempre que tem um gosto especial por nomes diferentes, com um toque romântico, não tem medo de inovar nem faz estereotipos. Adoro quando sugere nomes vintage, antigos, em desuso, mas simples e com as caracteristicas clean possíveis nos nossos tempos.
    Que eu tenha notado, os nomes que a desagradam foram Carla ou Carlota eheh (também não gosto deles!)

    ResponderEliminar
  13. Gostei muito de ler estes comentários e acho positivo que, no meio de tantas ideias comuns, tenham surgido "estilos" diferentes. Reflecte bem o que se passa na minha cabeça :D Obrigada pela participação!

    ResponderEliminar
  14. Não sei. Mas gostaria de te ver abordar o tema da superstição associada aos nomes. Nomes que visam facultar protecção para a vida, nomes que visam garantir a sorte, e a matemática numérica disto tudo.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)