Alba & Alva

13.3.13

A atriz Jessica Alba com as filhas Honor Marie e Haven Garner

O nome Alba deriva do latim albus e significa "Branca". É também daqui que vêm Alva e Albina, e as versões masculinas Albano e Albino. Em Portugal, também é aprovado Dalva, que seria a contração de "de alva" que, por sua vez está relacionado com "Estrela d'Alva" ou seja, o amanhecer, que é o nome poético de Vénus. Este amanhecer remete-nos para Aurora. 
Para quem gosta de associar beleza e significado, Alva e Alba são duas opções interessantes. Curtos, sonantes (pensei de imediato em Salvador), relativamente normais e pouco populares (Alva teve apenas um registo em 2012 e Alba teve seis), estes nomes poderiam ser pares perfeitos para Íris, Flor e Violeta. 
Não sei que vocês já ouviram este nome, mas eu conheço uma Albina Rosa e sempre que ouço o nome dela, penso em rosa clarinho! 

14 comentários :

  1. Conheço uma Alba já desde a primária, mas ela nasceu na Venezuela. Nunca mais conheci gente com esse nome.

    ResponderEliminar
  2. Penso que está no Top 10 em Espanha!
    Não gosto .

    ResponderEliminar
  3. Não conheço ninguém com nenhum desses nomes :P

    Gosto muito mais de Alva do que Alba. E adoro Aurora!

    ResponderEliminar
  4. Eu tmb prefiro Alva a Alba, este último faz-me lembrar a duquesa e parece-me muito espanhol. Alva parece mais suave. E adoro o Aurora, é um dos meus nomes preferidos actualmente (sim porque isto de preferências vai variando).

    E realmente Albina Rosa faz lembrar rosa clarinho. Mas acho que Rosa Albina ficaria mais bonito...

    ResponderEliminar
  5. Concordo, parecem-me nomes espanhóis, mas não me atraiem... Já Aurora gosto bastante!

    ResponderEliminar
  6. Ser albino ou albina é sofrer de uma mutação genética.. :/

    ResponderEliminar
  7. Alba é um dos meus nomes preferidos. Apaixonei-me por ele através do livro de isabel allendre, a casa dos espiritos, onde por tradição os nomes das mulheres da mesma familia têm o mesmo significado, nesse caso Nívea, Clara, Blanca e Alba.
    No entando uma amiga australiana deu esse nome à menina dela, o que me faz ficar um pouco de pé atrás em escolher esse nome para uma futura filha. no entanto penso que talvez Alma seja um bom substituto e quando eu o digo a alguém, não costuma levartar tantas sobrancelhas.

    ResponderEliminar
  8. Mary, ficou mesmo a faltar essa informação: Alba foi o oitavo nome mais registado em Espanha, em 2011, com 3329 registos!

    ResponderEliminar
  9. Olá!
    As minhas filhas chamam-se Iris e Alba... Mãe francesa, pais espanhol, vivimos em Portugal... agora estou a procura de um nome bonito para um irmaozinho! Gosto de Lucas mas prononciado à espanhola e não a francesa, onde é o nome nº1 para rapazes... Teo, Leo, não sei! Se quiser ajudar...

    ResponderEliminar
  10. Eu gosto muito de Teo! :) Sugiro ainda Biel, Gael e Marc!

    ResponderEliminar
  11. Obrigada ;-)
    Gosto de Teo sim, o meu problema é que é um diminutivo (sou dificil!), Biel não pode ser, Gael ja temos na familia, Marc gosto tb ;-)
    Gostava de Tomé mas o pai não quer ouvir ;-)

    ResponderEliminar
  12. Como acham que fica melhor?

    Ema Alva
    Ema Dalva
    Ema d´Alva

    :) Obrigada

    ResponderEliminar
  13. A nossa bebé recém nascida é a Alba. Acho que acertámos na escolha :um nome leve e sereno, como ela.

    ResponderEliminar

Com tantos nomes à escolha, vai mesmo ser apenas Anónimo? :)