A escolha do nome Papal

em 13/02/13


Bento XVI só abandonará as suas funções no dia 28 de Fevereiro e o Colégio dos Cardeais ainda terá de eleger o próximo Papa mas acho que nunca é cedo demais para olhar para o Nome Papal. Não será difícil perceber o que é que ele significa mas aqui fica a definição: trata-se de um novo nome adotado pelo Papa e cuja escolha reflecte, por vezes, a postura que o seu portador seguirá durante o seu pontificado. Esta escolha não é, contudo, obrigatória. Diz a Wikipédia que o costume de escolher um Nome Papal surgiu aquando da eleição de Mercúrio para o lugar. Este achou que não seria apropriado para um Papa ter o nome do deus romano e, por isso, optou por ser tratado por João II. A partir daí, foram vários os Papas que optaram por abdicar do seu nome de baptismo em prol de um nome papal. Curiosamente, parece que há um nome que parece estar fora do leque de opções. Pedro, nome do Apóstolo tradicionalmente apontado como o primeiro Papa, não voltou a ser usado e mesmo os Papas que tinham esse nome de baptismo acabaram por optar por outro. Outra curiosidade: ao longo dos séculos, houve apenas dois Papas com um nome composto: João Paulo I e II. A mesma fonte diz ainda que os nomes mais comuns entre Papas são João, Gregório, Bento, Clemente, Inocêncio, Leão e Pio. Confesso que adoraria que Leão fosse a escolha do próximo Papa: Leo Quartus Decimus parece-me bem, mas, da lista de nomes papais, também me agradam: 

  • Alexandre (Alexander, em Latim)
  • Celestino (Coelestinus)
  • Martinho (Martinus)
  • Sisto (Xystus)
  • Silvestre (Silvester)
  • Lúcio (Lucius)
  • Teodoro (Theodorus)
  • Marcelo (Marcellus)
  • Caio (Caius)
  • Zósimo (Zosimus)
  • Romano (Romanus)


A lista completa pode ser lida aqui

6 comentários:

  1. Realmente tmb gostava de um Papa Leão.
    Da lista completa: Silvestre, Alexandre, Adriano e Nicolau tmb me parecem boas escolhas.

    Gregório não me parece boa ideia acho que levaria a uma enorme quantidade de piadas....

    ResponderEliminar
  2. Desde que não seja outro João/João Paulo...

    Gostava imenso que fosse o senhor do Gana. E sim, pela cor da pele, pois do mérito ou não de cada um não percebo (não sei até que ponto essa escolha não será uma coisa quase aleatória ou de favoritismos entre eles). Mas que a igreja precisava bem disso, precisava... O bem que faria contra o racismo! Nenhum católico iria andar a rejeitar um papa por ser de outra cor, logo isso poder-se-ia transpor para a vida pessoal!

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito de Silvestre!
    Nome mesmo fofo :)

    ResponderEliminar
  4. Saiu um Francisco. Será que isto ajuda ou prejudica a popularidade do nome?

    ResponderEliminar
  5. No Brasil aumentou aos montes o nome Francisco com a escolha do nome do papa Francisco. Eu particularmente acho lindo

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)